A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 20 de outubro de 2012

A Semana na Ciência


Salto tecnológico

Com traje que deve vestir astronautas no futuro, piloto austríaco 

se atira de uma altitude de 39 km e rompe a barreira do som

Juliana Tiraboschi
O piloto Felix Baumgartner bateu recordes e ultrapassou a barreira do som em queda livre, mas não é o pioneiro nesse tipo de aventura. Relembre, em vídeo, o salto do ex-astronauta americano Joe Kittinger, em 1960 :
IstoE_Salto_255.jpg
 
IEpag110e111_Salto-1.jpg
No dia 12 de outubro de 1947, o então piloto de testes americano Chuck Yeager fraturou duas costelas ao cair de um cavalo. Escondeu o acidente de todos, pois temia perder seu lugar no cockpit do avião experimental X-1, que decolaria dois dias depois. Tratado por um veterinário e ainda com dores, assumiu seu lugar na aeronave, voou e entrou para a história como o primeiro homem a superar a barreira do som. Passaram-se 65 anos até que outro homem conseguisse a mesma proeza, mas sem uma aeronave em volta de si. Foi o que fez o piloto austríaco Felix Baumgartner no domingo 14. Ele pulou de uma cápsula presa a um balão a 39 km de altitude e aterrissou no Centro Aéreo de Roswell, Novo México (EUA).
2.jpg
Sobreviver a uma queda livre dessa magnitude exige muita tecnologia. Na altitude em que estava, Baumgartner poderia congelar ou sofrer de “ebulismo”, quando os líquidos nos tecidos do corpo viram gás e se expandem perigosamente, o que pode causar uma insuficiência na circulação sanguínea e colapso dos pulmões. Mas seu traje espacial o livrou desses e outros perigos inerentes a quem viaja em direção ao solo a uma velocidade de mais de 1.200 km/h. Feita sob medida e com o que há de mais avançado em materiais (leia quadro ao lado), a roupa protege o piloto contra variações de pressão e enfrenta temperaturas entre -67ºC e 38ºC. Tudo com material que evita a propagação de fogo.

A experiência foi tão bem-sucedida que o traje desenvolvido para Baumgartner deve virar o protótipo dos uniformes para exploradores espaciais do futuro. “Há ali ideias que fornecem boas bases para aumentar as chances de sobrevivência de astronautas profissionais, turistas espaciais e pilotos que voam em altitudes extremas”, disse Dustin Gohmert, que é engenheiro do setor de sobrevivência de tripulantes da Nasa. Ao arriscar a sua, Baumgartner pode ter ajudado a salvar muitas outras vidas.

4.jpg
5.jpg
6.jpg 
Fotos: AFP PHOTO/www.redbullcontentpool.com; Ross D. Franklin/AP Photo. infografia: fernando brum 

Nenhum comentário:

Postar um comentário