TheAppleBites.com
Como sempre digo, hoje é um Dia do Professor. Ontem, amanhã, e todos os outros dias deste ano são Dias dos Alunos. Até o próximo ano em que teremos um outro dia nosso, de professor. E é isso mesmo! Ser professor é estar disponível para os outros na maior parte do tempo, pronto para o que der e vier!
Aproveito este dia único no ano para uma reflexão. O tempo passou muito rápido, até porque quando há prazer o tempo voa. Descobri como é bom poder compartilhar o conhecimento e, muitas vezes, tentando ensinar, aprender!
É verdade que o mundo mudou muito nestes 25 anos. As novas tecnologias eclodiram e estão aí para quem por elas se interessar. Vivemos uma incrível revolução da informação e estou convicto de que todas estas novidades não podem ficar de fora da escola. Hoje meus alunos têm meu e-mail e compartilhamos nossas contas nas redes sociais. E o mais legal: aqui sou professor de quem se aproximar, não somente dos meus alunos reais, aqueles que frequentam as minhas aulas presenciais.
Hoje, Dia do Professor, como tal, quero conpratilhar com você que também ganha a vida ensinando este sentimento de que somos humanos e trabalhamos com pessoas! Nunca existirá um equipamento algum capaz de nos substituir. Mas tudo o que ajudar no processo ensino-aprendizagem deve ser bem visto, bem analisado, e incorporado ao processo, sem medo. Até porque o maior exemplo que podemos deixar para os nossos alunos é o de que todos nós (incluindo professores) somos capazes de aprender! No fundo, somos todos alunos, aprendendo sempre. Nascemos com enorme interesse pelo conhecimento e esta chama não pode ir se apagando ao longo da vida. Pelo contrário, deve ser alimentada continuamente. Não é mesmo?
E, se não for assim, se tivermos medo de aprender coisas novas, como vamos continuar estimulando os nossos alunos a aprenderem o que tentamos ensinar a cada aula? Seria um paradoxo, não?
Nossa profissão é ensinar. Mas também aprendemos. Todo mundo ensina, nem sempre como profissão, mas ensina. Aprendemos todos. Melhor seria dizer que compartilhamos conhecimento o tempo todo.
PARABÉNS PROFESSOR(A) PELO SEU/NOSSO DIA!
Fonte: prof. Dulcidio Braz Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário