A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

::: QUEM PRECISA DE NEUTRINOS PARA SUPERAR A RAPIDEZ DA LUZ? :::



"Faster than the speed of light"?



Com certeza você já leu ou viu na TV ou na internet que no último domingo (14/10/2012) o austríaco Felix Baumgartner saltou de paraquedas de uma sonda instalada num balão a mais de 39 km de altitude. E, sem qualquer tipo de propulsão artificial, acelerado apenas pela gravidade terrestre, atingiu em queda uma velocidade de 1342,8 km/h, maior do que a velocidade do som no ar que é de cerca de 340 m/s (ou 340 x 3,6 = 1224 km/h).

Incrível, não? Felix quebrou três recordes de uma só vez:
  • É o primeiro humano a superar a barreira do som em um salto de paraquedas, sem um motor de propulsão;
  • Fez o salto de paraquedas da maior altura já registrada;
  • Atingiu a maior altura num voo de balão.
Confira a notícia completa sobre o salto.

O "truque" físico usado por Felix foi saltar de uma altura bem grande onde o ar é muito rarefeito(*). Com pouco ar, o atrito aerodinâmico é desprezível por muito tempo, dando à gravidade todo o poder de aceleração sem uma força oposta de valor significativo. Em saltos convencionais de paraquedas, com altitudes bem menores, de 3 km ou 4 km, a gravidade acelera o corpo mas o atrito com o ar é bem grande, impedindo que a aceleração seja plena. Nesta condições, antes de abrir o paraquedas, a velocidade máxima do paraquedista fica sempre em torno de 200 km/h.

O salto aconteceu em Roswell, Estados Unidos, e foi coberto em tempo real por uma rede de TV americana que exagerou bastante na velocidade atingida pelo paraquedista. Veja na foto lá no topo do post um print da tela da TV que recebi hoje do meu caro ex-aluno Marcel Querubini. Nos caracteres podemos ler "Fearless Felix traveled fastar than the speed of light". E a pergunta imediata é como assim mais rápido do que a velocidade da luz? Eles não dizem onde, em qual meio. A velocidade da luz não é a mesma em todos os meios onde ela pode se propagar. Mas no vácuo (ou no ar) a velocidade da luz é aproximadamente 300000 km/s, muitíssimo maior do que a velocidade do som no ar!

Felix quebrou a barreira do som "no peito". Já foi um grande feito! E a rede americana de TV quebrou a coluna vertebral de Einstein! A Relatividade Restrita prevê que, próximo da velocidade c da luz no vácuo, um corpo tem sua massa inercial tendendo para o infinito e, portanto, não pode mais ser acelerado. Sendo assim, a velocidade da luz no vácuo é um limite natural para a velocidade de um corpo massivo.

E ainda tem mais um detalhe: se Felix tivesse chegado perto da velocidade c da luz no vácuo, o tempo para ele teria passado mais lentamente do que para nós aqui em chão firme. Isso também é previsto pela Relatividade Restrita e é conhecido como Dilatação do Tempo. Assim tão rápido, Felix chegaria de volta em solo no futuro! 

Mais uma vez deixo a velha pergunta: por que os jornalistas (salvo raras exceções) maltratam tanto a nossa querida Física?

prof. Dulcidio Braz Júnior 

(*) E por isso mesmo ele voou numa sonda fechada e pressurizada. Seria muito desconfortável (mesmo com máscaras de oxigênio para respirar) ficar muito tempo num local a céu aberto onde a pressão atmosférica é tão baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário