A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Nova Era Glacial


Pesquisa revela, uma nova era glacial esta próxima do inicio


 Quando a atividade das manchas solares entra em colapso, a Terra se resfria dramaticamente até um Grande Mínimo, um fenômeno que já aconteceu muitas vezes nos últimos 10.000 (dez mil) anos. O Sol passou por quatro Grandes Mínimos desde o século XIII, incluindo o Mínimo de Maunder, de 1645 e 1715, que se sobrepôs à Pequena Era do Gelo.

Durante os últimos milhões de anos houve várias eras glaciares, ocorrendo com freqüências de 40.000 a 100.000 anos, entre as quais se destacam:

Glaciação Donau - há cerca de 2 milhões de anos
Glaciação Günz - há cerca de 700 mil anos
Glaciação Mindel - há cerca de 500 mil anos
Glaciação Riss - há cerca de 300 mil anos
Glaciação Würm - há cerca de 150 mil anos

O Rio Tâmisa congelou em Londres, por exemplo, entre 1683 e 1684. Em função do atraso entre a atividade das manchas solares e o grande anel de convecção do Sol, a maioria dos astrônomos hoje preveem um Sol menos ativo. Por sua vez, essa baixa na atividade solar resultaria num incremento de radiação cósmica sobre a Terra, que se traduziria em maior nebulosidade. Nuvens de baixa altitude refletem a energia do Sol de volta para o espaço, o que resultaria num resfriamento da Terra.

No dia 14.06.2011, por ocasião da reunião anual da Divisão de Física Solar da Sociedade Astronômica Americana, ocorrida na Universidade Estadual do Novo México, em Las Cruces, EUA, foram anunciados resultados de três linhas de pesquisa independentes que apontam para uma grande queda na atividade solar, especialmente a das manchas solares: (http://astronomy.nmsu.edu/SPD2011/ ).

De fato, estaríamos em vésperas de uma nova Era Glacial, já que em média o planeta experimenta 10.000 anos de era quente a cada 90.000 anos de Era de Gelo. Devido à ação humana (principalmente através de atividades industriais e do desmatamento florestal), o planeta tem experimentado no último século um período de aquecimento cada vez mais acelerado, quando, a esta altura, já deveria estar iniciando sua fase de esfriamento para entrar em uma nova era do gelo.


 O período mais frio da Pequena Era Glacial parece estar relacionado com uma profunda queda nas tempestades solares conhecida como "Mínimo de Maunder".

Foi no século XVII, devido à Pequena Idade do Gelo, que os Vikings abandonaram a Groenlândia, cuja vegetação passou de verdejante a tundra. A Finlândia perdeu então um terço da sua população e a Islândia metade. Na Inglaterra, o Tamisa gelou (pela primeira vez em 1607, pela última em 1814). No Inverno de 1780, a zona fluvial de Nova Iorque gelou e podia-se ir a pé da ilha de Manhattan à de Staten Island, tendo sido bloqueadas as ligações comerciais por via marítima. Os canais holandeses costumavam ficar completamente congelados. As geleiras nos Alpes cobriam aldeias inteiras, matando milhares de pessoas, e se formou uma grande quantidade de gelo no mar, a tal ponto que não existia mar aberto em torno da Islândia em 1695.

Nenhum comentário:

Postar um comentário