A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A caminho do tudo – Parte I

 


O “ékleipsis” de Tales e o nascimento da ciência
ocidental.

Vale a pena ler de Novo!!!!!!

Amigos, me desculpem pois o mês de janeiro foi só férias. Pouco trabalho e muito descanso. Estamos começando o mês de fevereiro e as férias estão no fim, já é tempo de estudar e pesquizar novos temas para o este ano. Para felicitá-los vou repetir as 25 postagens, no sábado,  de "a caminho do tudo" para os iniciantes e amantes da ciência. 

Me acompanhem nesta caminhada....

O início é sempre difícil e começar por onde? gosto muito da eletricidade e me veio a mente a experiência com o âmbar registrada por Tales na ilha grega Elektron, então vou pesquisar e começar por ele. 

O dia era 28 de maio, pelo nosso calendário o ano era de 585 a.C.não tinha a copa do mundo mais na Grécia era o quarto ano da 48ª olimpíada. Nas pequenas cidades do mar Egeu, hoje Turquia, milhares de pessoas interromperam seus afazeres para contemplar o espetáculo que se desdobrava no céu. Se fosse em Parintins ira se dizer que era coisa de tupã. 

Embora muitos que estavam ali não sabiam patavina do que se passava, os mais velhos, bem como os viajados, entenderam que aquilo era um ékleipsi, para nos Manaos, um eclipse do sol – as trevas do meio-dia que ocorrem quando a lua esconde o sol. Os lídios estavam confrontando os Medas que moravam ao sul do mar Cáspio. 

Temos conhecimento da batalha pelo velho Heródoto, nem sei se era velho, o Charles Negreiros deve saber. Ele nos conta que a guerra já rolava por cinco anos, dos quais os Lídios e os Medas obtiveram muitas vitórias. Heródoto diz que após cinco anos inconclusivos, uma batalha teve lugar, na qual os exércitos já estavam em combate, quando o dia se transformou em noite. Os dois exércitos viram o eclipse como sinal dos deuses ou talvez a ruína de seus impérios. Resultado da história, cessaram o combate e fizeram um tratado de paz rapidamente. Tamanho era o medo que imitaram os gregos, cortando os braços e um lambeu o sangue do outro. O eclipse pegou Lídios, medas e a maioria dos gregos desprevenidos, somente Tales não ficou tão surpreso, conta Heródoto, ele determinou data e hora em que o fenômeno ocorreu.

Pode ser um pequeno exagero rotular o eclipse de Tales, como o nascimento da ciência ocidental. Mas a abordagem de Tales e seus companheiros gregos era nova. Pela primeira vez, pessoas olhavam para uma demonstração da natureza e não viram o caos, mas uma ordem premeditada.E elas se comprometeram em usar a razão e a lógica para explicar essa ordem. Nessa nova era, as perguntas não eram “quando” e “onde”, mas também “como” e “porquê”. Se esse Tales tivesse vivido no império inca....me lembrei do filme Apocalipse.



TIRINHA DO DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário