A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 18 de fevereiro de 2012

A caminho do tudo – Parte III

Empédocles encontra o seu elemento




Esse cara nasceu numa colônia grega chamada Acragas na ilha da Sicília e se destacou ganhando reputação como político, orador e poeta; pode ter bancado até de médico. Entre o que escreveu, dois extensos poemas sobreviveram. Entre outras coisas, demonstram o seu enorme ego, ele achava que era o cara e se colocou como divino: 

Um deus imortal, não mais mortal, eu viajo, honrado por todos, como convém, engrinaldado com faixas e fitas novas. Sempre que entro em uma cidade próspera, sou reverenciado por homens e mulheres. Eles me seguem aos milhares...se achava.

Uma lenda diz que ele encontrou a morte se atirando dentro de um vulcão, talvez para provar que era imortal, se aconteceu, achou o que queria.....fogo. Devia ser espírita pois acreditava em reencarnação e nascer ou morrer era só ilusão. Antes de mergulhar no tal vulcão, passou um tempo pensando no mundo natural e tentou explicar por que achava que a terra era esférica e o mar salgado. Esta é uma das perguntas mais difíceis que conheço: “de onde vem a água e quem botou sal no mar”, perguntem por ai e me respondam, sem sacanagem. Se diz por ai que supôs também que a luz viajava a uma velocidade finita...naquela época só pode ter tentado adivinhar mas, pensa aí, se achava o cara e pensava bem, em? 
O mais importante de tudo é que foi Empédocles quem primeiro propôs a idéia dos elementos. Ele concluiu que tudo no universo foi feito a partir de quatro tipos de materiais: terra, ar,fogo e água. Acreditava que esses quatro elementos ou “raízes”, como os chamou dão origem a tudo o que se vê no mundo natural.

A partir desse elementos nascem todas as coisas que já foram, são e serão: árvores,homens,mulheres, aves, animais, peixes nutridos em água salgada, bem como os deuses de longas vidas, honrados acima de tudo. Pois eles( os elementos) são sempre eles mesmos, porém encontrando-se uns com os outros, eles tomam diversas formas e contornos(...). Ps. na integra dito por ele, já está gostando do cara?

Empédocles comparou a sua visão à de um pintor, que é capaz de produzir qualquer cor, misturando o vermelho, meu garantido, azul, povo contrário e amarelo nas proporções certas, entendes? Nada é criado ou destruído, argumentou ele; tudo é simplesmente mistura, você deve ter lembrado de Lavoisier. Pois bem, essa é para o Wellington, ele tinha uma teoria sobre o que governava o movimento dos objetos; eles eram atraídos ou repelidos, dizia ele, pelas forças oponentes de philia ( amor ) e neikos ( discórdia ).

Por que Empédocles dizia que existiam quatro elementos, e não três ou cinco, seis ... possivelmente influenciado pelo que via em sua volta, perto de sua casa a beira mar: terra sob seus pés, acima dele ar, fogo no Sol e que sabe na lareira e água por todo lado. Diz a história que também achava que o número quatro tinha um lugar especial na matemática do amigo Richard e dos gregos antigos.
Sem microscópio como podia ter visto tudo isso? Acho que os gregos usavam a razão para propor um palpite bem fundamental. Dois pensadores deram esse passo na segunda metade do quinto século um foi Leucipo e o segundo seu seguidor, Um homem chamado DEMÓCRITO. Mais essa é uma outra história, até breve.

Ao meus amigos e alunos que me apóiam na iniciativa. Obrigado Fábio pelo incentivo, você é brilhante.

Ps. Estou esperando ajuda, no próximo post preciso falar de Demócrito. Que tal o tema : Demócrito e o átomo : uma grande idéia sobre algo pequeno. Colaboração, textos : klbastos@hotmail.com. Aguardo comentários sobre o “episódio”.

TIRINHA DO DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário