A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Caçando exoplanetas


Dia 1 de setembro foi anunciado que o Telescópio Espacial James Webb da NASA capturou as imagens de um planeta (HIP 65426 b), na constelação do Centauro, a cerca de 385 anos-luz do nosso sistema solar, tal descoberta completa o catálogo de 5.159 exoplanetas (planetas além do nosso sitema solar). 

No entanto, apenas uma pequena parcela desses exoplanetas foram descobertos por imagem direta. A maioria foi detectada essencialmente por três métodos indiretos:

FOTOMETRIA DE TRÂNSITO

O brilho do disco de uma estrela diminui um pouco ao longo do tempo, o que indica que um planeta está cruzando na sua frente.

VELOCIDADE RADIAL

Sabemos que o universo está em expansão e as estrelas estão usualmente se afastando de nós. Existe uma mudança aparente na frequência de onda da luz em objetos que estão se aproximando ou se afastando de nós (Efeito Doppler). Isso faz com que a luz seja deslocada para o azul (aumento de frequência), quando o objeto se aproxima, ou para o vermelho (diminuição da frequência), quando se afasta. Se há uma alternância na frequência da onda emitida (azul e vermelha) significa que há mudança de velocidade da estrela em relação à Terra. Tal mudança de velocidade é causada por efeitos gravitacionais, o que indica a presença de um planeta..

MICROLENTE

Microlente é um efeito astronômico previsto pela Teoria Geral da Relatividade de Einstein. De acordo com tal teoria podemos dizer que a gravidade de uma estrela faz o espaço dobrar perto dela. Quando uma estrela passa na frente da outra, ela dobra a luz estelar distante como uma lente, tornando-a mais brilhante. Se a estrela da lente tiver um exoplaneta, ela age como outra lente, tornando a estrela ainda mais brilhante.

Já temos certeza de que vários planetas fora do nosso sistema solar orbitam estrelas, mas ainda estamos longe de saber se algum desses mundos também abriga algum ser vivo. Por enquanto, continuamos sendo o único sinal de vida nesse imenso universo!

REFERÊNCIAS

ATUALIZAÇÃO DOS EXOPLANETAS DESCOBERTOS http://exoplanet.eu/catalog/

https://www.nature.com/articles/d41586-022-02807-4

https://www.planetary.org/articles/space-warping-planets-the-microlensing-method?fbclid=IwAR1EXXgyMHWHW8cHtkvWKLJq1EZkmDZOTTvxjcvM-xxWFy2ct6yvh-8EfEk

https://www.researchgate.net/.../A-cartoon-illustrating... Ver menos

Nenhum comentário:

Postar um comentário