A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Por que o espaguete não se parte em dois ?


Se pegar esparguete cru em ambas as extremidades e dobrar até que se quebre, ele geralmente parte-se em três ou mais partes. Este problema envolveu físicos do calibre de Richard Feynman que tentaram dar uma explicação teórica da impossibilidade de partir um esparguete em dois. O resultado final da sua pesquisa foi que ele tinha passado uma noite inteira a dobrar esparguete, polvilhando toda a cozinha, mas sem conseguir encontrar uma solução.

A experiência de cozinha de Feynman só encontrou uma solução em 2005, quando Basile Audoly e Sèbastien Neukirch, pesquisadores da Pierre e da Universidade Marie Curie, desenvolveram um modelo teórico que descreveu as forças que entraram em jogo quando dobram esparguete ou qualquer tenro longo e fino. Quando um objeto longo e fino é dobrado uniformemente de ambas as extremidades, ele se quebra perto do centro, onde a curvatura é maior. Esta pausa irá resultar numa onda que irá flexibilizar ainda mais o esparguete, desencadeando um efeito cascata de pausas elementares.

Ser o processo de fragmentação é importante para diferentes setores da ciência e tecnologia, uma vez que o esparguete pode ser assimilado a uma grande variedade de objetos frágeis e pode fazer-nos entender como pontes, pilões de pontes e até ossos humanos podem quebrar de certas formas, esta pesquisa foi premiada com Prêmio Ig Nobel de 2006.

Recentemente parece que houve uma resposta para a pergunta "pode ser dividido o esparguete em dois? ” ". A pesquisa foi publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences onde se lê que ao torcer e dobrar um leilão com uma máquina especialmente construída, ele irá partir-se em dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário