O núcleo de um átomo é formado por dois tipos de partículas firmemente unidos: os prótons e os nêutrons. A energia que mantém unidas essas partículas é chamada de nuclear ou atômica. Quando a energia nuclear é liberada, ela se transforma em outras formas, como calor e luz. A energia nuclear pode ser liberada pelos processos de fissão nuclear e fusão nuclear.
FISSÃO NUCLEAR - é quando o núcleo de um átomo se divide em dois ou mais. Ocorre com a colisão de um nêutron. Também são liberados nêutrons adicionais que podem iniciar uma reação em cadeia. O processo de fissão libera enorme quantidade de energia. Urânio e plutônio são os elementos mais comumente usados para as reações de fissão.
FUSÃO NUCLEAR - é quando dois ou mais núcleos atômicos se unem. A massa do núcleo produzido é menor que a soma das massas dos núcleos iniciais. Essa massa perdida é transformada em muita energia. É a fusão nuclear que produz a energia do Sol e das estrelas - ver encurtador.com.br/bdwEZ .As bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki usaram fissão nuclear. Após a II Guerra Mundial, foi construída a bomba de hidrogênio (Bomba H). A bomba H, de fusão nuclear, tem consequências muito mais devastadoras do que uma bomba de fissão. A bomba de fusão usa uma bomba de fissão como gatilho e pode ter potência mil vezes maior do que as de Hiroshima e Nagasaki.
Há uma frase frequentemente atribuída a Albert Einstein: "Eu não sei com que armas a III Guerra Mundial será travada, mas a IV Guerra Mundial será travada com paus e pedras". É incerto se Einstein disse tal frase, mas é certo que as mais de 12.000 ogivas nucleares existentes, se usadas em uma III Guerra Mundial, tem potencial extremamente devastador para o nosso planeta e sua civilização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário