O Prémio Nobel de Física 1949 foi atribuído a Hideki Yukawa "pela sua previsão da existência de mésons com base no trabalho teórico sobre forças nucleares"
Hideki Yukawa nasceu em Tóquio, Japão, a 23 de janeiro de 1907, o terceiro filho de Takuji Ogawa, que mais tarde se tornou professor de Geologia na Universidade de Kyoto. O futuro laureado foi criado em Quioto e graduado na universidade local em 1929. Desde então, ele tem estado envolvido em investigações em física teórica, especialmente na teoria das partículas elementares.
Entre 1932 e 1939 foi professor na Universidade de Quioto e professor assistente na Universidade de Osaka. Yukawa ganhou o D. Licenciatura em 1938 e a partir do ano seguinte foi, e ainda é, professor de Física Teórica na Universidade de Quioto. Enquanto estava na Universidade de Osaka, em 1935, ele publicou um artigo intitulado "Sobre a Interação de Partículas Elementares. Eu. ” (Proc. Físicos. - Matemática. Soc. Japão, 17, p. 48), na qual ele propôs uma nova teoria de campo das forças nucleares e previu a existência do méson. Encorajado pela descoberta pelos físicos americanos de um tipo de méson nos raios cósmicos, em 1937, dedicou-se ao desenvolvimento da teoria do méson, com base na sua ideia original. Desde 1947 que trabalha principalmente na teoria geral das partículas elementares em conexão com o conceito de campo "não local".
Yukawa foi convidado como Professor Visitante para o Instituto de Estudos Avançados em Princeton, EUA, em 1948, e desde julho de 1949 é professor visitante na Universidade de Columbia, Nova Iorque.
As sociedades eruditas da sua terra natal reconheceram a sua habilidade e ele é um membro da Academia do Japão, da Sociedade de Física e do Conselho de Ciências do Japão, e é Professor Emérito da Universidade de Osaka. Como diretor do Instituto de Pesquisa de Física Fundamental da Universidade de Kyoto, tem o seu escritório no Yukawa Hall, que tem o seu nome. Ele também é um Associado Estrangeiro da American National Academy of Sciences e um membro da American Physical Society.
O Prêmio Imperial da Academia do Japão foi entregue a Yukawa em 1940; ele recebeu a Decoração de Mérito Cultural em 1943, e o prémio coroado, o Prémio Nobel de Física, em 1949.
Um grande número de artigos científicos foram publicados por ele e muitos livros, incluindo Introduction to Quantum Mechanics (1946) e Introduction to theory of Elementary Particles (1948), ambos em japonês, vieram da sua caneta. Ele editou uma revista em inglês, Progress of Theoretical Physics, desde 1946.
Um doutorado honorário da Universidade de Paris e membros honorários da Royal Society de Edimburgo, da Academia Indiana de Ciências, da Academia Internacional de Filosofia e Ciências, e da Pontifícia Academia Scientiarum marcaram o reconhecimento que ele ganhou nos círculos científicos mundiais.
Uma honra cívica foi-lhe concedida quando foi criado Cidadão Honorário da Cidade de Quioto, Japão.
Em 1932 casou-se, e ele e a sua esposa Sumiko têm dois filhos, Harumi e Takaaki.
Hideki Yukawa morreu em 8 de setembro de 1981.
Crédito: Nobelprize
Nenhum comentário:
Postar um comentário