Hoje, dia 23 de setembro, iniciou-se a primavera de 2023 no hemisfério sul. Às 03:50 ocorreu o equinócio, momento em que a duração do dia é exatamente igual à da noite. Devido à inclinação do eixo da Terra (em 23°26'), existe diferença na duração do dia e da noite na maior parte do ano. Porém, em dois dias (equinócio de outono e equinócio da primavera) os raios solares incidem perpendicularmente na linha do equador (e nos paralelos geográficos) e o dia e a noite têm exatamente 12 horas.
No sul as noites se tornarão progressivamente mais curtas (no norte, mais longas), até atingir sua mínima duração no solstício de verão (solstício de inverno no norte), que este ano ocorrerá em 22 de dezembro.
O eixo de rotação da Terra é inclinado em 23,5º em relação à sua trajetória em torno do Sol e essa inclinação se mantém ao longo do ano de acordo com o princípio da física denominado conservação do momento angular.
A inclinação do eixo da Terra e o seu movimento de translação (em volta do Sol) irão fazer gradativamente com que cada dia fique mais longo (em relação à noite) até às 00:27 do dia 22 de dezembro. Nessa data teremos o dia mais longo do ano no hemisfério sul, estaremos no solstício de verão .
Fonte: Paulo Leme
Nenhum comentário:
Postar um comentário