A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A caminho do tudo - parte XIV

O novo mundo de Galileu




Uma legião de outras estrelas que escapam ao olho nu é percebida através do telescópio; são tão numerosas que quase ultrapassam o limite do acreditável.
GALILEU

Amigos o recesso está quase no fim, no IFAM as aulas já começaram mas resolvi folgar mais um pouco. Estou em Codajás terra do açaí visitando meus pais; como hoje é dia de a caminho do tudo, lá vai a segunda parte do estudo sobre a vida de Galileu.


Muitos pensam que foi Galileu o inventor do telescópio mas ela é creditada ao holandês Hans Lippershey que por acaso encontrara a combinação correta de duas lentes de vidro dentro de um tubo que faziam objetos distantes parecerem mais próximo. Galileu em apenas 24 horas construiu seu próprio instrumento e deu show no construído por Hans.
Logo ele percebeu o valor do telescópio como ferramenta militar e demonstrando essa capacidade visualizou um modo de tirar proveito desta descoberta para seus estudos.



Dizem os livros que em 21 de agosto de 1609 ele liderou uma procissão de venezianos curiosos para cima de um campanário e apontando seu instrumento para o porto da cidade, deixou os nobres reunidos de queixos caídos ao olharem pelo dispositivo. Eles ficaram devidamente impressionados: diz-se que conseguiram identificar embarcações que se aproximavam duas horas inteiras antes que entrassem no porto. As autoridades de Pádua piraram e dobraram o salário de Galileu lhe oferecendo cátedra vitalícia. Ele foi esperto e não aceitou a oferta, guardando essa carta na manga para conquistar uma posição melhor na sua terra natal, onde se tornou o principal filósofo e matemático do grão–duque da Toscana.



Enquanto os lideres venezianos só queriam espionar navios, Galileu apontou sua mira mais alto. Durante milênios os homem contemplaram maravilhas no céu noturno; agora, em um tranqüilo jardim da Toscana, Galileu se tornara o primeiro, imagine isso, o primeiro homem a olhar mais fundo o firmamento do céu azul. O que viu através de seu telescópio durante aquele inverno gélido, sem comparação com a friagem da semana passada, iria mudar o mundo para sempre.,



Galileu observou que o planeta Vênus passa por fases como a Lua, sugerindo que Vênus, na verdade, órbita o Sol; grande descoberta. Ao mesmo tempo, descobriu quatro “ estrelas ” que pareciam abraçar o planeta Júpiter, mudando de posição de uma noite para outra porém jamais dele se afastando; eram Luas que giravam em torno de Júpiter. O problemas senhores era que ambas as descobertas contradiziam a noção de um universo cujo centro fosse a Terra; você pode imaginar o significado da descoberta e a encrenca em ele ia se meter? Galileu já tinha ficado entusiasmado com o modelo copernicano antes; as imagens vistas por aquele telescópio agora consolidaram sua crença. As descobertas não pararam por ai : ele viu manchas escuras no Sol, montanhas e crateras na Lua e tudo isso contradizia a visão de Aristóteles de que o Sol e a Lua eram corpos “perfeitos”.



Em 1610, Galileu publicou suas observações em um livro intitulado Siderius Nuncius ( O mensageiro das estrelas ), que foi um sucesso instantâneo; logo aquele professor italiano se tornou celebridade em toda Europa sendo perseguido por paparazis, ops. Seu livro estava na boca de todo Homem culto da Europa e além dela. Em cinco anos, ele já era conhecido e discutido em lugares tão distantes como na China, e as descobertas telescópicas de Galileu logo o fizeram “ o homem mais famoso do mundo”.
Muitos estudiosos da época ficaram impressionados, até mesmo encantados com o novo universo aberto por Galileu, mas no dia a dia, os problemas começaram a aparecer. Alguns críticos apegando-se ao mundo de Aristóteles e Ptolomeu, simplesmente se recusaram a reconhecer suas descobertas. Alguns daqueles homens instruídos, escreve ele, jamais se deram ao trabalho de olhar pelo telescópio, muito embora tivesse “ lhe oferecido mil vezes”, ou seja, simplesmente “ fecharam os olhos para a luz da verdade”.



A história de como Galileu ficou atolado em uma disputa com a igreja foi contada muitas vezes, mas o conflito ainda é visto com freqüência. Me lembro que em alguns anos passados ele foi “ perdoado ” pelo papa João Paulo II quando vivo.
O caso de Galileu não foi apenas um choque entre ciência e religião, nem foi um simples conflito entre os que apoiavam dois modelos opostos do firmamento. Foi antes de tudo uma tenebrosa mistura de filosofia, teologia e acima de tudo política, entendes? E ela foi se infiltrando pouco a pouco, desde o momento em que Galileu olhou pela primeira vez através do telescópio, até o seu julgamento pela Inquisição católica romana, a aproximadamente 25 anos depois; mais essa é uma outra história.

Espero que tenham gostado do relato, um abraço e bom retorno às aulas;
Aguardo comentário e nos acompanhe nessa caminhada sobre a vida de Galileu;
Na próxima sexta teremos o Tema: Galileu e a Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário