A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

segunda-feira, 5 de julho de 2010

::: Stereo: o Sol visto em 3D pela NASA :::


Fonte:prof. Dulcidio Braz Júnior

No post anterior expliquei que a visão estéreo, também chamada visão binocular, ocorre porque vemos com dois olhos separados. Na prática temos duas imagens distintas que guardam redundâncias mas também diferenças entre si. O cérebro se encarrega de "misturar" as duas imagens para criar a sensação tridimensional na qual podemos distinguir elementos em diferentes profundidades .

Imagine agora a seguinte ideia: dois satélites orbitando a Terra "olham" fixamente para o Sol, como se fossem dois olhos espaciais (veja ilustração abaixo).



Cada satélite capta uma imagem distinta, ou seja, um satélite faz o papel de olho esquerdo enquanto o outro satélite trabalha como olho direito. Se entregarmos para cada um dos nossos olhos a imagem certa, o cérebro pode recriar a sensação 3D, ou seja, podemos ver o Sol em detalhes tridimensionais! Será que dá para fazer isso?

A resposta é sim, dá para fazer! Aliás, eu queria ter tido essa ideia genial antes. Mas a NASA - Agência Espacial Americana, que não brinca em serviço, não só teve como já executou a ideia! Desde 2006 o projeto STEREO - Solar TErrestrial RElations Observatory registra imagens 3D do Sol.

Veja o que o STEREO é capaz de fazer:


Imagem A para o olho direito (feita pelo satélite A, de Ahead)


E a imagem 3D no processo anaglífico, sobreposição de A com B (veja post anterior

Importante: As imagens são feitas com filtros especiais capazes de filtrar comprimentos de onda específicos que realçam detalhes do Sol. Por isso as cores não são reais.

Usando os óculos vermelho/azul a terceira imagem acima provoca a sensação de esfericidade do Sol que parece saltar para fora da tela do computador. Se você construiu os óculos 3D seguindo a minha receita dada no post anterior, pode se deliciar com o a visão do Sol tridimensional.




Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário