A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A caminho do tudo – Parte XVII

A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA

Isaac Newton : o Gênio Solitário



Newton foi abençoado desde o dia de seu nascimento pois nasceu no dia de Natal.
Descrito por um camarada seu como sisudo, calado e pensador, viveu em woolsthorpe até os 12 anos de idade quando começou seus estudos na escola primária de Grantham que ainda está de pé com uma placa comemorativa ao seu aluno mais ilustre. Na praça desta cidade ergue-se uma estátua maciça de Newton em bronze.


Pouco se sabe sobre sua vida escolar mais os registros relatam que o mesmo levou um chute no estômago, o que fez com que Newton desafiasse o valentão para porrada depois da aula, não foi um bom começo.
Existe um relato desta briga:



A briga pelo jeito deu o pontapé inicial na vida acadêmica de Newton: antes da briga ele estava entre os últimos de sua classe; depois passou a ser o primeiro da escola, por favor não o imitem.

Sua mãe tinha esperança que um dia Newton iria retornar para cuidar da propriedade da família, Mais sua cabeça estava viajando para longe dos assuntos práticos. Ele preferia estar criando modelos de relógios a cuidar das plantações e dos animais. Por fim sua mãe se convenceu que ele não era talhado para ser um fazendeiro e lhe permitiu que se matriculasse em Cambridge.

Newton encontrou uma universidade onde as descobertas cientificas do século anterior não eram ensinadas, ou seja, era um mundo extremamente aristotélico. Ele tinha lido sobre a astronomia de Copérnico e Kepler, da mecânica de Galileu e da filosofia de Descartes, cuja visão da natureza era de um mundo elegante e previsível.

Para Newton as idéias pareciam possuir mais atrativos que as pessoa vivas. Ele possuía poucos amigos e raramente ia jantar no refeitório da universidade. Dizem os livros que quando aparecia era desleixado de modo a não pentear nem seu cabelos. Mas tarde como membro do corpo docente, era um pouco distraído chegando a dar uma aula para uma sala vazia; sua natureza já dizia: seria um físico.



Newton passava muitas horas em seu laboratório escrevendo e realizando experiências um tanto singular muitas vezes a luz de velas. Sua maior sacada não aconteceu na universidade mais em sua casa. Durante 18 meses um surto de peste forçou a universidade a fechar suas portas e mandar seus alunos e professores para casa. Newton já com seus 20 anos não gostando muito da idéia teve que retornar para vida rural. Naquela época eu estava na melhor idade para invenções, lembraria ele mais tarde, e me preocupava com a matemática e filosofia mais do que em qualquer época desde então. Durante aqueles dias tranqüilos Newton dominou as leis da mecânica, aperfeiçoou o trabalho de Galileu e escreveu o que agora é chamado de “as três leis do movimento de Newton”, base fundamental da física clássica.



Mais foi a história da maçã que assumiu proporções lendárias nos anais da ciência. Preguiçando no jardim de sua casa, perdidos em seus pensamentos, Newton viu uma maçã cair no chão. Vendo a maçã em queda ele também pensou na Lua em sua órbita em torno da Terra e chegou a uma profunda conclusão. Sabia que era a gravidade que puxava a maçã; talvez a gravidade exercesse a sua influência mesmo a distâncias imensamente maiores. Ele pensou na gravidade estendendo-se até a órbita da Lua.

Newton pois a mão na massa para encontrar as equações que governavam esse movimento. Por fim ele deduziu que:

“as forças que mantém os planetas em sua órbita devem ser reciprocamente como o quadrado de suas distâncias dos centros em volta dos quais eles giram”


ou em uma linguagem melhor a força da gravidade segue uma lei quadrática inversa: dobre a distância entre dois corpos e a força da gravidade entre eles cai para um quarto do seu valor. Triplique a distância e a força da gravidade é reduzida a um nono de sua potência, entendes?

Newton demonstrou que as órbitas tinham de ser elípticas pois uma coisa se segue matematicamente a outra. Ele podia usar suas leis para derivar as de Kepler e não importava se os corpos envolvidos eram planetas, Luas ou maçãs: a gravidade funcionava exatamente do mesmo modo em todos os casos, e a mesma descrição matemática podia ser aplicada a todos. Nascia a lei da Gravitação Universal.



Lógico que a história da maçã que Newton contou mais tarde deve ser encarada com reservas. Como a história da torre de pisa de Galileu que foi contada por seu discípulo que o referenciava como um herói. Pouco importa se é verdade mais quem hoje visita sua casa ainda encontra uma velha macieira retorcida no gramado de seu jardim, dizem os textos. Embora seja jovem demais para ser “a macieira de Newton”ainda mantém seus encantos e feitiços aos que a visitam. Espero um dia passar por lá, quem sabe né?

Um abraço espero que tenham gostado deste relato inicial sobre a vida de Newton. Continuamos a caminhada na próxima sexta com o tema:

Os principia de Newton : Estabelecendo as Fundações.
“Embora Sir Isaac não fosse tão forte quanto o seu opositor, foi tão mais corajoso e decidido que bateu nele até ele declarar que não queria mais brigar, com o quê, o filho do diretor da escola sugeriu que o tratasse como se trata um covarde e esfregasse o nariz dele na parede, e Isaac arrastou-o pelas orelhas e enfiou a cara dele na parede lateral da igreja”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário