A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

domingo, 15 de agosto de 2010

A semana na Ciência

Chuva de meteoros é registrada em várias partes do mundo

Fenômeno ocorre quando a Terra cruza os destroços do cometa Swift-Tutle.Norte e Nordeste do Brasil também teriam facilidade para ver os meteoros.


Perseidas é registrada sobre Stonehenge, na planície de Salisbury, ao sul da Inglaterra.

A chuva de meteoros Perseidas foi registrada em vários pontos do mundo ao longo da madrugada desta sexta-feira (13). Quem ficou acordado e contou com a sorte de céu claro e sem nuvens pôde ver o fenômeno.
No Brasil, o Norte e Nordeste teriam mais facilidade de observar o fenômeno, mas demais regiões do país também poderiam ver os meteoros mais brilhantes nas últimas horas de escuridão, antes do amanhecer. O astrônomo Cássio Leandro Barbosa, explica que essa chuva é associada ao cometa Swift-Tutle, que dá uma volta ao redor do Sol a cada 130 anos. Ela ocorre sempre que a Terra cruza a linha de destroços deixada pelo cometa


Você sabe o que é uma Chuva de Meteoros? Conhece a sua origem? Entende porque ela sempre acontece na mesma época a cada ano?

O que é um Meteoro?

Já aconteceu de você estar olhando para o céu noturno e, repentinamente, um ponto luminoso surgir "do nada" e deixar um rastro bem brilhante e persistente contra o fundo negro? É o que muita gente chama de estrela cadente mas que de estrela não tem nada. Trata-se apenas de um fragmento de matéria, geralmente um pequeno grão que, vindo do espaço, em alta velocidade, atraído pela gravidade terrestre, penetra na alta atmosfera e, por atrito, superaquece e vaporiza-se, deixando um rastro de material incandescente pelo caminho. O efeito visual é sempre muito bonito.

O nome correto deste fenômeno astronômico é meteoro. Como a Terra está sendo bombardeada por matéria vinda do espaço o tempo todo, em qualquer noite é possível ter a sorte de ver pelo menos um meteoro. Basta estar olhando na hora certa para o lugar certo! E, preferencialemente, estar num lugar escuro, longe das luzes da cidade, para garantir boas condiçõe de observação. Depois de uns minutos no escuro, a pupila dilata e a retina é dopada com uma substância que potencializa a sensibilidade dos bastonetes, células fotosensíveis do fundo do olho que têm a função de dar brilho às imagens. Nesta situação ideal o seu olho está bem adaptado para ver até mesmo objetos muito tênues. Se o céu estiver limpo, o show é garantido!



O que é uma Chuva de Meteoros?

Terra atravessando uma nuvem (rastro) de poeira de um cometa

Imagine agora que a Terra esteja passando por uma região da sua órbita ao redor do Sol na qual há muitos fragmentos de matéria concentrados, geralmente restos de poeira de um cometa que já esteve aqui por perto da nossa estrela e, portanto, mais perto do nosso planeta. Ao atravessar esta nuvem de fragmentos, a incidência de meteoros será muito maior, concorda? Aí não teremos um ou outro meteoro numa noite mas, certamente, dezenas por hora. Chamar este fenômeno de "chuva" não é nenhum exagero. Literalmente "chovem" meteoros, como pode ser visto na foto abaixo que mostra 96 meteoros registrados desde o por do Sol do dia 11 de agosto de 2009 até o amanhecer do dia segunte.



A grande vantagem da Chuva de Meteoros é que sabemos a sua origem, ou seja, de onde vêm os meteoros. Assim podemos selecionar uma região-alvo no céu para ficarmos olhando. Não há como saber a hora certa dos meteoros. Mas sabemos o lugar certo, ou seja, a constelação onde eles vão ocorrer. Aí fica fácil. É só escolher um local escuro, longe da poluição luminosa da cidade, deixar os olhos se adaptarem às condições de baixa luminosidade, e aproveitar o espetáculo! É o que nos mostra a imagem abaixo, feita pela NASA, destacando onde ocorre a Chuva de Meteoros conhecida como Perseídeas que acontece na constelação de Perseus exatamente nesta época do ano e que tem o seu máximo entre hoje e amanhã.



Espera-se hoje uma taxa que pode chegar a até 100 meteoros por hora, quase dois por minuto. No ano passado o obsevatório Cloudbait no Colorado, Estados Unidos, chegou a registrar cerca de 70 meteoros por hora nesta mesma época.

Aqui no Brasil, nesta época, a Constelação de Perseus nasce por volta das 3h da manhã. Quem quiser ver Perseídeas vai ter que madrugar e buscar um local longe das luzes da cidade. O espetáculo vale o esforço! Veja logo mais abaixo um roteiro observacional para esta quarta-feira que tem também outros fenômenos astronômicos bem interessantes para serem observados.

As Principais Chuvas de Meteoros

Ao longo do ano, na medida em que a Terra vai evoluindo em sua órbita, vai passando por regiões onde existem maiores concentrações de fragmentos de matéria, geralmente poeira ou pequenos grãos que se desprenderam de algum cometas. Assim, a cada mês, como sabemos onde a Terra está, podemos prever as Chuvas de Meteoros.

A tabela abaixo mostra as principais Chuvas de Meteoros destacando o dia em que ocorrem seus máximos, a taxa esperada (em meteoros por h) e a constelação à qual estão associadas, ou seja, a constelação onde o fenômeno ocorre. Taurídeas, por exemplo, são meteoros que "brotam" na constelação de Touro entre o começo e o meio de novembro e atingem uma taxa de 10 meteoros por hora, bem menor que Perseídeas que tem uma taxa média de 80 meteoros por hora mas que pode ser um pouco maior.



QUATRO PLANETAS 'FAZENDO POSE' PARA FOTO


Até praticamente o final de agosto você poderá ver a olho nu quatro planetas ao cair da tarde: Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno. E em 12 e 13 de agosto a Lua entra na cena e aparece na mesma região do céu onde estarão os planetas logo no começo da noite!

Os astros vão aparecer sempre do lado oeste, onde o Sol se põe, e visualmente próximos, como se estivessem fazendo pose para foto.
Você pode começar as observações assim que o Sol se esconder. Vênus, bem brilhante, vai aparecer primeiro, ainda sob luz solar. Por volta volta das 19h (um pouco mais ou menos, dependendo do seu horizonte local), Mercúrio, o planeta "mais baixo" no céu, se põe. Na sequência, um a um os planetas vão descendo por trás do horizonte por efeito da rotação da Terra. Saturno, o último da fila, estará visível até mais ou menos 21h até o dia 30 de julho. Depois, Marte troca de posição aparente com Saturno e passa a ser o planeta mais alto no céu, ou seja, o último a se esconder, também por volta das 21h.

Quando a Lua aparecer (ela não vai ofuscar a visão dos planetas pois estará minguante e "sobrando" praticamente só uma "casquinha", como pode ser visto na imagem (simulação) abaixo.


Não perca esta oportunidade! Afinal, não é sempre que planetas se agrupam no céu ou, tecnicamente falando, estão em conjunção. Ainda mais com o auxílio luxuoso da Lua!

Por que os planetas parecem estar tão próximos no céu nestes dias?

A ideia é simples: vistos daqui da Terra, nos próximos dias, Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno estarão distribuídos ao redor de uma linha imginária (linha de visada) que sai da Terra e se extende pelo espaço. Assim, mesmo estando distantes um do outro, para um observador aqui da Terra eles parecem estar próximos.




Fechando: Saiam de casa e vejam o céu. Se você puder acordar na madrugada, tente ver a chuva de meteoros; por esses dias ela está em pico mais o show vai até o dia 24,Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário