A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O universo de STEPHEN HAWKING



Comentei no domingo que a cadeira do físico Isaac Newton na Universidade de Cambridge, Inglaterra, é atualmente ocupada pelo astrofísico Stephen Hawking.

Ele sofre de uma doença degenerativa grave e já perdeu praticamente todo o tônus muscular. Por conta desta fatalidade, Hawking vive preso a uma cadeira de rodas e só consegue se comunicar através de um equipamento (hardware + software) desenvolvido especialmente para ele.

Seu cérebro privilegiado luta contra as dificuldades físicas e continua produzindo Cosmologia da melhor qualidade. Em meados deste ano, Hawking republicou sua teoria sobre Buracos Negros(*). Segundo ele, na sua nova maneira de pensar, os buracos negros engolem praticamente tudo ao seu redor mas, com o passar do tempo, tendem a devolver o que "comeram" de volta para o Universo, desaparecendo de vez.

Infelizmente, a doença de Hawking está piorando e, por sérias dificuldades motoras, ele já não consegue operar o equipamento que o ajuda a falar, o que aos poucos pode deixá-lo cada vez mais isolado do mundo externo.

Preocupado com isso, um engenheiro indiano está desenvolvendo um software livre que pode melhorar a comunicação de pessoas deficientes, especialmente a forma com que Hawking interage com o mundo..

O software é aberto, ou seja, poderá ser aperfeiçoado por outras mãos de programadores que se interessem pela causa. Fantástico! Com isso, o mundo não fica privado das idéias revolucionárias de Hawking e outros deficientes físicos podem ser favorecidos em suas dificuldades naturais com esta novidade tecnológica.

Apesar de uma história triste, a vida impera e a inteligência supera dificuldades.

(*) Buraco Negro é o que sobrou de uma estrela gigante que colapsou a tal ponto de provocar uma curvatura do espaço tempo tão grande que nem mesmo a luz pode dele escapar.


Para melhor entendimento....

Sobre a teoria da relatividade


Em 1905, Albert Einstein (1879-1955) publicou a sua famosa Teoria da Relatividade. Em 1916, Einstein ampliou seu trabalho e incluiu a gravidade na Relatividade que passou a ser chamada de Relatividade Geral.

A Teoria da Relatividade Geral apresenta uma nova maneira de ver o que para Isaac Newton era uma força gravitacional atrativa massa sobre massa. A idéia genial proposta por Einstein é que um corpo dotado de massa força o espaço-tempo(*) ao seu redor a curvar-se, formando uma espécie de buraco. Logo, o que entendíamos por atração gravitacional passa a ser encarado como uma espécie de "queda" numa ladeira ou buraco dimensional.

Nem mesmo a luz pode fugir desta curvatura espaço-temporal e, quando passa perto de um corpo massivo, também sofre uma espécie de desvio pois, na verdade, acompanha a curvatura do espaço-tempo.

A grande prova experimental da curvatura do espaço-tempo aconteceu em 29 de maio 1919, durante um eclipse solar total observado por duas equipes de físicos, uma na África e ouotra aqui no Brasil, na cidade de Sobral, Ceará. O Brasil entrou de carona nesta história que projetou Albert Einstein para o mundo todo. Um abraço.


Visite o site oficial de Stephen Hawking em http://www.hawking.org.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário