A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 7 de maio de 2011

Física nas Férias


O que é e como funciona a Supercondutividade?

Como medir a velocidade da luz?

O que existe além de prótons, elétrons e nêutrons?

A luz é uma onda ou uma partícula? 

Como funciona uma rede de comunicação óptica?
...
Estas são algumas das questões que serão estudadas na  IX Física nas Férias/VII Escola Avançada de Física da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.

Os partipantes, alunos do ensino médio, serão divididos em grupos. E cada grupo vai trabalhar um destes temas instigantes. No último dia do evento os grupos apresentam seus resultados no auditório do IFGW - Instituto de Física "Gleb Wataghin". Tais resultados incluem tratamento e análise dos dados obtidos nos experimentos e conceitos fundamentais da Física Moderna.

Esta é a divertida proposta do Capítulo de Estudantes da OSA - Sociedade Americana de Óptica da Unicamp em parceria com a Coordenadoria de Extensão do IFGW para estudantes do ensino médio que querem aproveitar uma semana das férias de inverno (18 a 23 de julho) para aprender Física dentro da Universidade, monitorados por profissionais da área.

As inscrições vão até o dia 10/06 e podem ser feitas em www.ifi.unicamp.br/osa/fife onde os interessados encontram todas as informações.

O evento conta com apoio do CePOF - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica da Unicamp, do  Fotonicom - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Fotônica para Comunicações Ópticas e da própria  Unicamp.

É isso! Física sempre, até nas férias! Até mesmo porque o Universo nunca tira férias!


Maio - Mês dos Planetas


03/05/2011 ~ 5h39min
Céu muito limpo. Os quatro planetas, bem brilhantes, se destacavam, mesmo com a chegada da luz solar. 

Clique para ampliar





04/05/2011 ~ 5h49min
Uma névoa baixa cobria a serra ao fundo e difundia as luzes alaranjadas da iluminação pública do bairro. Mas o céu estava limpo.

Note (especialmente na versão grande) como Marte saiu bem laranja na foto, exatamente como o vemos no céu, o que ratifica o seu apelido de "planeta vermelho".


Clique para ampliar




:::  PEDRINHAS A PEDRONAS QUE VÊM DO ESPAÇO :::

SpaceWeather - Antal Igaz e Istvan Tepliczky


Meteoro registrado em 11 de agosto de 2009 na Hungria 





 Asteróide vai "passar perto da Terra em novembro

Asteróide 2005 YU 55, com cerca de 400 m de diâmetro


A NASA sabe que objetos espaciais com diâmetro de dezenas e até centenas de metros, os chamados asteróides, se forem atraídos pela Terra, vão queimar na atmosfera produzindo um belíssimo efeito de meteoro. Mas, com tanta matéria, certamente ainda sobrará uma enorme rocha para colidir com o planeta. E aí, o que começou com um belíssimo espetáculo, pode terminar numa catástrofe que pode atingir uma grande região do planeta e, em casos mais graves, comprometer o planeta todo.

Em 1994 o cometa Shoemaker-Levi 9 caiu em Júpiter. Os astrônomos pela primeira vez na história descobriram que a colisão iria acontecer. E acompanharam tudo de camarote através de diversos telescópios. A imagem abaixo mostra o estrago na atmosfera do planeta gigante gasoso.

Mancha escura na parte superior de Júpiter: buraco que ficou por dias 

na atmosfera do planeta com a queda de um dos fragmentos do cometa 
Shoemaker-Levi 9  


Um cometa pode ter alguns quilômetros de diâmetro. Imagine se a queda do Shoemaker-Levi 9 tivesse sido na Terra! Um objeto muito menor já causaria um estrago enorme!

Por isso mesmo a NASA mantém o NEO - Near Earth Objects, projeto de observação contínua que mantém uma equipe de astrônomos que varre o céu em busca de objetos que estão próximos da Terra o suficiente para apresentarem algum risco. E o NEO divulgou em 10 de março de 2011 que o asteróide 2005 YU 55, que tem cerca de 400 m de diâmetro e é quase esférico (veja foto acima) passará "perto da Terra", a apenas 85% da distância média Terra-Lua que é de 384000 km. Fazendo uma continha simples,  o 2005 YU 55 vai passar a aproximadamente 326000 km do nosso planeta (0,85 X 384000 km). Astronomicamente falando, isso é bem peto. Mas já aconteceu antes com outros asteróides, sem nenhum risco para o nosso planeta, embora signifique que, se passou perto, um dia pode colidir. E aí a coisa muda de figura.

Pura diversão para o sábado....

Quem ganha?






Alguns meses atrás, postei um vídeo mostrando um corrida envolvendo vários personagens 16bits, e que teve uma chegada surpreendente. Devido ao sucesso, seus criadores fizeram uma continuação, seguindo o mesmo estilo e adicionando novos cenários e personagens, incluindo alguns que são de 8bits.



Só não gostei da chegada e do vencedor dessa versão mas a qualidade da corrida compensou, principalmente quando eu vi o Olaf, do game the lost vikings!!! 




Meu primeiro beijo (oooohhhhhhh!!!)


Um momento inesquecível na vida de todos nós.



A pequena e sensual notável..

Além de ser detentora de um dos mais belos pares de pernas asiáticas que já vi, Shara manda bem em vários instrumentos.

Vídeo do funeral de Osama Bin Laden, entenda o 


porquê do sepultamento no mar


Eu passei mal aqui com esse vídeo, as imagens são muito fortes mesmo… Agora posso dizer que acredito na morte do Osama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário