A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O universo em nós



Quem fala para a Terra

Carl Sagan


Uma transcrição do programa final do Cosmos série de televisão exibido pela primeira vez em 1980 no Sistema Público de Radiodifusão nos Estados Unidos. Esta versão difere daquela publicada no livro de mesmo título.


... A civilização está agora em perigo toda a humanidade. Como os fabricantes de mitos antigos sabiam, também somos filhos da terra e do céu. No nosso mandato deste planeta, nós acumulamos bagagem, perigoso evolutiva - propensões para a agressão eo ritual, submissão aos líderes, a hostilidade aos estrangeiros, que coloca a nossa sobrevivência em dúvida. Temos também adquiriu compaixão pelos outros, o amor por nossos filhos, o desejo de aprender com a história e experiência, e uma grande inteligência crescente paixão - os instrumentos claros para nossa sobrevivência e prosperidade.


Quais os aspectos da nossa natureza vai prevalecer é incerta, especialmente quando as nossas visões e perspectivas são obrigados a uma pequena parte do pequeno planeta Terra. Mas, acima e no cosmos uma perspectiva inevitável espera. As fronteiras nacionais não são evidenciadas quando vemos a Terra do espaço. Fanático identificações étnicas ou religiosas ou nacionais são um pouco difíceis de suportar, quando vemos o nosso planeta como um crescente, frágil azul sumindo para se tornar um ponto discreto da luz contra o bastião da cidadela e as estrelas.

Não há ainda sinais evidentes de inteligência extraterrestre, e isso faz-nos questionar se as civilizações como a nossa pressa, inevitavelmente, em auto-destruição. Eu sonho com isso. . . e às vezes são sonhos ruins.

Na visão do sonho eu já me imaginava em busca de outras civilizações no cosmos. Entre os cem bilhões de galáxias e um bilhão de trilhão de estrelas, a vida ea inteligência deve ter surgido em muitos mundos, uns mundos se árida e desolada. Sobre eles nunca a vida começou, ou pode ter sido extinta por alguma catástrofe cósmica. Pode haver mundos ricos em vida ainda não evoluiu para a inteligência e alta tecnologia, pode haver civilizações que atingiram a tecnologia e, então, prontamente usou para destruir a si mesmos, e, talvez, também existem seres que aprender a viver com a sua tecnologia ea si mesmos, seres que sofrem e se tornar cidadãos do cosmos.

Imerso nesses pensamentos, encontrei-me aproximando de um mundo que era habitado claramente, um mundo que eu tinha visitado antes. Eu vi um planeta englobadas pela luz e reconhecido a assinatura de inteligência. Mas, subitamente, a escuridão - total e absoluta.

No meu sonho, eu poderia ler o "Livro dos Mundos", uma vasta enciclopédia de um bilhão de planetas na Via Láctea. O que poderia o computador galáctico me dizer sobre este mundo agora escurecidas?Eles devem ter sobrevivido alguma catástrofe anterior. Sua biologia é diferente da nossa. A alta tecnologia. Fiquei imaginando o que aquelas luzes tinham sido para, deve ter havido sinais de que estavam em apuros. A possibilidade de sobrevivência em um século - menos de um por cento, sem boas chances. Comunicações interrompidas. Sua sociedade mundial não tinha, eles tinham cometido o erro final. Senti um desejo de retornar à Terra.

As transmissões de televisão da terra correram-me passado, a expansão fora de nosso planeta à velocidade da luz. Então, de repente - silêncio total e absoluto. Mas o sonho ainda não estava feito.

Se tivéssemos destruído nossa casa? O que temos feito para a terra? Havia muitas formas de vida a perecer em nossas mãos, tínhamos envenenou o ar ea água, tínhamos devastou a terra. Talvez tivesse mudado o clima. Poderia ter sido uma peste ou guerra nuclear? Lembrei-me do computador galáctico. O que ela diz sobre a terra?

Não foi a nossa região da galáxia, lá foi o nosso mundo. Eu tinha encontrado a entrada para a terra: a humanidade: TERCEIRA do sol. Eles tinham ouvido nossas transmissões de televisão e achei-lhes um pedido de cidadania cósmica. Nossa tecnologia tem crescido enormemente (eles tem esse direito).Duzentos Estados-nação, cerca de seis potências mundiais, o potencial para se tornar um planeta.Probabilidade de sobrevivência ao longo de um século - aqui, também, menos de um por cento. Então, foi uma guerra nuclear, uma troca nuclear total.

Não haveria mais perguntas grandes, as respostas não mais. Nunca mais um amor ou uma criança, sem descendentes para nos recordar e se orgulhar, sem mais viagens para as estrelas, não mais músicas da terra.

Eu vi a África Oriental e pensei, "alguns milhões de anos atrás, os humanos tomaram os primeiros passos que nosso cérebro cresceu e mudou As peças de idade começou a ser guiada por novas peças, e isso nos fez humanos -.. Com compaixão e prospectiva . ea razão Mas, em vez disso, ouvimos a voz de répteis dentro de nós, aconselhamento territorialidade, medo e agressão Aceitamos os produtos da ciência;. rejeitamos os seus métodos ". 

Talvez os répteis irá evoluir a inteligência, mais uma vez. Talvez, um dia, haverá civilizações novamente na terra. Haverá vida, haverá a inteligência, mas não haverá mais seres humanos - não aqui, não em um bilhão de mundos.


******


Toda pessoa que pensa teme guerra nuclear, e cada nação tecnológica planos para ele. Todo mundo sabe que a sua loucura, e cada país tem uma desculpa. Existe uma cadeia sombria da causalidade. Os alemães estavam trabalhando na bomba, no início da II Guerra Mundial, de modo que os americanos tiveram que fazer primeiro. Se os americanos tivessem um lado, os russos tinham que ter um. Em seguida, o britânico, o francês, o chinês, os indianos, os paquistaneses. Muitas nações agora recolher as armas nucleares, que são fáceis de fazer. Você pode roubar o material físsil de reactores nucleares. As armas nucleares tornaram-se quase uma indústria de casa.

As bombas convencionais da II Guerra Mundial foram chamados "blockbusters", repleta de 20 toneladas de TNT que poderiam destruir um quarteirão da cidade. Todas as bombas lançadas sobre as cidades durante a Segunda Guerra Mundial, ascendeu a cerca de 2 milhões de toneladas de TNT - dois megatons. Coventry, Rotterdam, Dresden e Tóquio - toda a morte que choveu do céu entre 1939 e 1945 - cem mil blockbusters, dois megatons. Hoje, dois megatons é o equivalente a uma bomba termonuclear único - uma bomba com a força destrutiva da segunda guerra mundial. Mas há dezenas de milhares de armas nucleares. As forças de mísseis e bombardeiros na União Soviética e Estados Unidos têm ogivas destinadas a mais de 15.000 alvos designados. Nenhum lugar do planeta é seguro.

A energia contida nessas armas - gênios da morte, aguardando pacientemente a fricção das luzes - totaliza mais de 10.000 megatons, mas, com a destruição eficiente concentrado, não mais de seis anos, mas em poucas horas. Um sucesso para cada família no planeta, um a Segunda Guerra Mundial a cada segundo para o comprimento de uma tarde preguiçosa.

A bomba lançada sobre Hiroshima matou 70.000 pessoas. Em uma troca nuclear total, no paroxismo de morte a nível mundial, o equivalente a um milhão de Hiroshimas seria abandonada em todo o mundo. E, nesse intercâmbio, nem todos seriam mortos pela explosão e uma tempestade de fogo e à radiação imediato. Haveria outras agonias. A perda de entes queridos, as legiões de queimadas e cegos e mutilados, doenças, envenenamento por radiação de longa duração do solo e da água;; praga ameaça de natimortos e crianças malformadas e, a sensação desesperadora de uma civilização destruída por nada .O conhecimento de que poderíamos ter evitado isso e não fizeram nada.

O saldo global do terror iniciada por Estados Unidos e União Soviética detém reféns todos os cidadãos da Terra. Cada lado consistentemente sondas os limites de tolerância do outro - como a crise dos mísseis em Cuba, os testes de armas anti-satélite, as guerras do Vietnã e do Afeganistão. Os estabelecimentos militares hostis estão amarrados em alguma medonho abraço mútuo, cada um precisa do outro, mas o equilíbrio do terror é um equilíbrio delicado com uma margem muito pequena de erro de cálculo. E o mundo empobrece-se por gastar meio trilhão de dólares por ano em preparativos para a guerra e empregando talvez metade dos cientistas e tecnólogos alta do planeta em seus esforços militares.

Como poderíamos explicar tudo isso a um observador desapaixonado extraterrestre? Que conta que nós damos a nossa administração do planeta Terra?

Ouvimos as justificativas oferecidas pelas grandes potências. Sabemos que fala para as nações, mas que fala para a espécie humana? Quem fala por terra?

De uma perspectiva extraterrestre, nossa civilização global está claramente à beira do fracasso e da tarefa mais importante com que se depara é preservar as vidas eo bem-estar dos seus cidadãos e da habitabilidade futura do planeta. Se estamos dispostos a conviver com o risco crescente de uma guerra nuclear, não devemos também estar dispostos a explorar vigorosamente todos os meios possíveis para impedir a guerra nuclear? Não deveríamos considerar em todas as nações grandes mudanças nas formas tradicionais de fazer as coisas, uma reestruturação fundamental das instituições econômicas, políticas, sociais e religiosos? Chegamos a um ponto onde não pode haver mais interesses especiais ou casos especiais. Armas nucleares ameaçam cada pessoa na Terra.

mudanças fundamentais na sociedade são às vezes rotulados impraticável ou contrário à natureza humana: como se a guerra nuclear eram práticos ou como se houvesse apenas uma natureza humana.Mas as mudanças fundamentais podem claramente ser feita. Estamos cercados por eles. Nos últimos dois séculos abjeta escravidão, que estava conosco há milhares de anos, tem sido quase que totalmente eliminado em uma revolução mundial mexendo de largura. Mulheres, sistematicamente maltratado por milênios, estão gradualmente a ganhar o poder político e econômico tradicional que lhe foi negado. E algumas guerras de agressão foram recentemente interrompido ou reduzido por causa de uma revolta sentida pelo povo nas nações agressoras. Os recursos de idade ao chauvinismo racial, sexual e religiosa e ao nacionalismo raivoso estão começando a não funcionar. Uma nova consciência está em desenvolvimento, que vê a Terra como um organismo único e reconhece que um organismo em guerra consigo mesmo está condenado. Somos um planeta.

Uma das grandes revelações da época da exploração do espaço é a imagem da terra, finito e solitário, de certa forma vulnerável, tendo toda a espécie humana através dos oceanos do espaço e do tempo.Mas esta é uma percepção antiga. . . A história está cheia de pessoas que, por medo ou ignorância ou a ambição de poder, destruíram os tesouros de valor incalculável que realmente pertence a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer novamente.

Nós consideramos a destruição do mundo eo fim das civilizações, mas há uma outra perspectiva que permitam medir os esforços humanos. Deixe-me lhe contar uma história - sobre o início.

Cerca de quinze bilhões de anos atrás o nosso universo começou com a explosão mais poderosa de todos os tempos. O universo expandido, resfriado e escuro. Energia condensada na matéria, os átomos de hidrogênio na sua maioria, e esses átomos acumulados em vastas nuvens; se afastando umas das outras que um dia se tornaria as galáxias. Dentro dessas galáxias, a primeira geração de estrelas nasceu, acendendo a energia escondida na matéria, inundando o mundo com a luz. Átomos de hidrogênio que fez sóis e estrelas. Havia, naqueles tempos sem planetas para receber a luz, não há seres vivos para admirar o esplendor do céu. Mas no fundo dos fornos de fusão nuclear estelar estava criando os átomos mais pesados ​​- carbono e silício, oxigênio e ferro. Estes elementos, as cinzas deixadas por hidrogênio, foram as matérias-primas a partir do qual os planetas e vida adulta chegou.

Na primeira, os elementos mais pesados ​​foram presas no coração das estrelas, mas estrelas massivas logo esgotou o seu combustível e, em seus estertores voltou mais à sua substância volta para o espaço.gás interestelar tornou-se enriquecida com elementos pesados.

Na galáxia da Via Láctea a matéria do cosmos foi reciclado em novas gerações de estrelas agora rico em átomos pesados, uma herança de seus ancestrais estelares. E no frio de São Paulo. grande espaço interestelar turbulentas nuvens estavam reunidos. pela gravidade e agitado pela luz das estrelas. Nas profundezas dos átomos pesados ​​condensada em grãos de pó de rochas e gelo, complexas moléculas à base de carbono. De acordo com as leis da física e da química, átomos de hidrogênio tinha trazido as coisas da vida. Em outras nuvens agregados mais maciça de gás e poeira formada gerações posteriores de estrelas. Como as novas estrelas se formaram, condensações minúsculos da matéria acrescidos perto deles, fossos discreto de rocha e material de gelo e gás que se tornariam os planetas E, nesses mundos, como em nuvens interestelares, as moléculas orgânicas formadas feitos de átomos que foram cozidos no interior do estrelas. Em poças de maré e oceanos de moléculas de muitos mundos foram destruídos pela luz solar e montados pela química. Um dia, nesses experimentos naturais, uma molécula que surgiu quase que por acidente foi capaz de fazer cópias de si mesmo cru.

Conforme o tempo passava auto-replicação tornou-se mais precisas como as moléculas que copiou melhor produzido mais cópias. A seleção natural estava a caminho. Elaborar máquinas moleculares evoluiu lentamente, imperceptivelmente - a vida havia começado. Coletivos de moléculas orgânicas evoluiu para organismos unicelulares. Estas colônias produzidas multicelulares. Várias partes tornou-se órgãos especializados. Algumas colônias uniram-se ao fundo do mar, outros nadavam livremente. Olhos evoluiu e agora o cosmos poderia ver. As coisas vivas mudou-se para colonizar a terra. Répteis dominou por um tempo e deu lugar a pequenas criaturas de sangue quente, com cérebros maiores que desenvolveu a destreza ea curiosidade sobre seu ambiente. Eles aprenderam a usar ferramentas e do fogo e da linguagem - Coisas de estrela, as cinzas de alquimia estelar haviam surgido na consciência.

Nós somos um caminho para o cosmos para se conhecer. Nós somos criaturas do cosmos e sempre fome de conhecer nossas origens, para compreender a nossa ligação com o universo. Como tudo vem a ser? Cada cultura no planeta desenvolveu sua própria resposta para o enigma colocado pelo universo.Cada cultura celebra os ciclos da vida e da natureza. Há muitas maneiras diferentes de ser humano.

Mas, um visitante extraterrestre examinando as diferenças entre as sociedades humanas acharia essas diferenças triviais em comparação com as semelhanças. Somos uma espécie. Somos matéria estelar colheita luz da estrela. Nossas vidas, nosso passado e nosso futuro estão ligados ao sol, a lua e as estrelas. Nossos antepassados ​​sabiam que sua sobrevivência dependia de compreensão dos céus. Eles construíram observatórios e computadores para prever a mudança das estações pelo movimento no céu.Somos todos nós, descendentes de astrônomos.

A descoberta de que há ordem no universo, que existem leis da natureza, é o alicerce sobre o qual a ciência é construída hoje. A nossa concepção do cosmo - os da ciência moderna e tecnologia - remonta às questões levantadas pelas estrelas. No entanto, mesmo 400 anos atrás, tivemos ainda nenhuma idéia do nosso lugar no universo. A longa jornada para que a compreensão necessária tanto respeito, uma inabalável para os fatos e um deleite do mundo natural.

Johannes Kepler escreveu: "Nós não pedimos para que fins úteis que os pássaros cantam, a música é o seu prazer, uma vez que foram criados para cantar igual modo, não devemos perguntar porque a mente humana a problemas desvendar os segredos dos céus.. A diversidade de fenômenos da natureza é tão grande e os tesouros escondidos nos céus tão ricos, precisamente para que a mente humana nunca deve faltar no novo enriquecimento ". 

É o direito de nascença de toda criança a encontrar o cosmos de novo em cada cultura em cada época.Quando isso acontece conosco, experimentamos um profundo sentimento de admiração. Os mais afortunados entre nós são orientados por professores que canalizar essa alegria. Nascemos para a alegria do mundo, somos ensinados a distinguir nossos preconceitos da verdade. Em seguida, novos mundos são descobertos como decifrar os mistérios do cosmos.

A ciência é um empreendimento coletivo que abrange muitas culturas e se estende por gerações em todas as épocas e às vezes nos lugares mais improváveis, existem aqueles que querem com uma grande dose de paixão para compreender o mundo. Não há nenhuma maneira de saber onde a próxima descoberta virá. O sonho de o olho da mente a vontade de refazer o mundo. Estes sonhos começam como impossibilidades. Uma vez que, mesmo de ver um planeta com um telescópio foi um espanto, mas estudamos esses mundos, descobrimos como eles se moviam em suas órbitas, e logo estávamos planejando viagens de descobrimento para além da Terra e enviar exploradores robô para os planetas e as estrelas .

Nós, seres humanos querem estar conectados com as nossas origens assim nós criamos rituais. A ciência é uma outra maneira de enfrentar esse desejo. Ele também nos conecta com as nossas origens, e ele também tem seus rituais e seus mandamentos. Sua única verdade sagrada é que não existem verdades sagradas. Todas as hipóteses devem ser examinadas criticamente. Argumentos de autoridade são inúteis.Tudo o que é incompatível com os fatos - não importa o quanto gostava dele somos - devem ser descartados ou revistos. A ciência não é perfeita. Muitas vezes, é mal utilizado. É apenas uma ferramenta, mas é a melhor ferramenta que temos - de auto-correção, sempre mudando, aplicável a tudo.Com esta ferramenta vamos vencer o impossível, com os métodos da ciência, começámos a explorar o cosmos. Pela primeira vez, as descobertas científicas são amplamente acessíveis. Nossas máquinas - os produtos da nossa ciência - agora estão além da órbita de Saturno. A nave espacial de reconhecimento preliminar foi feita de 20 novos mundos. Nós aprendemos com a observação cuidadosa de valor, a respeito dos fatos mesmo quando são inquietantes, quando elas parecem contradizer a "sabedoria convencional".

WWE depende de investigação e acesso gratuito ao conhecimento. Nós, humanos, temos visto os átomos que constituem toda a natureza e as forças que esculpiram essa obra e outros. Descobrimos que as moléculas da vida são facilmente formadas sob condições de todo o cosmos. Temos mapeado as máquinas moleculares do coração da vida. Nós descobrimos um microcosmo em uma gota de água, temos olhou para a corrente sanguínea e para baixo no planeta tempestuoso para ver a Terra como um único organismo. Encontramos vulcões em outros mundos e explosões no sol, estudou os cometas das profundezas do espaço e traça as suas origens e destinos; ouviu pulsares e procurou por outras civilizações.

Nós seres humanos temos os pés em um outro mundo em um lugar chamado Mar da Tranqüilidade, um feito surpreendente para criaturas como nós, cujos primeiros passos três e meio milhões de anos são preservadas na cinza vulcânica do leste da África. Temos caminhado muito.

Estas são algumas das coisas que os átomos de hidrogênio têm dado a 15000000000 anos de evolução cósmica. Tem o som de mito épico, mas é simplesmente uma descrição da evolução do cosmos como revelado pela ciência em nosso tempo. E nós, que encarnam os olhos e ouvidos locais, pensamentos e sentimentos do cosmo, começamos pelo menos a pensar sobre as nossas origens - matéria estelar contemplando as estrelas, coleções organizadas de dez bilhões de bilhões de bilhões de átomos, contemplando a evolução da natureza, traçando nesse longo caminho pelo qual chegou a consciência aqui no planeta Terra, e talvez em todo o cosmos.

Nossa lealdade é para a espécie e para o planeta. Falamos para a terra. A nossa obrigação de sobreviver e florescer não é devido apenas para nós mesmos, mas também para que cosmo antigo e vasto do que a primavera!

Sagan: A Fronteira estava em toda parte


Trecho da narração de Carl Sagan para Cosmos, renovada com uma série de cenas de tirar o fôlego 

Nenhum comentário:

Postar um comentário