A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

terça-feira, 3 de maio de 2011

Maio dos Planetas


Para comemorar 190 seguidores , um super banner do amigo Vladimir.


Clique para ampliar

Simulação: Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter - 03/maio/11 ~5h30min


Deus ajuda quem cedo madruga e ainda presenteia com show de planetas!

Durante o mês de maio, quem gosta de observar o céu terá a chance de ver na madrugada, pouco antes do dia clarear, quatro planetas que vão aparecer do lado leste (E), onde o Sol nasce. Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter vão se destacar contra o fundo negro um pouco antes do dia clarear e bem perto do horizonte. Dentre os quatro, Vênus será o mais brilhante. Urano também vai estar "por ali" (clique na imagem acima para ampliar), mas bem mais difícil de ser encontrado. Mas Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter serão facilmente reconhecidos e sem a necessidade de qualquer instrumento, embora um binóculo ou uma luneta possam tornar a experiência ainda mais divertida. 

A imagem acima, criada com o software Stellarium (freeware) mostra o céu para a região sudeste do Brasil para a próxima madrugada, por volta das 5h30min. Mas em outras regiões do território nacional o céu não será tão diferente e esta imagem serve bem como referência "média" para possíveis observações. Mas não custa nada baixar o Stellarium e tentar simular o céu exatamente para a sua latitude/longitude. Vale a pena!

Veja abaixo mais simulações para o céu nos próximos dias, sempre por volta das 5h30min.

04/05/2011


05/05/2011


06/05/2011


07/05/2011


08/05/2011


09/05/2011


10/05/2011

A

té o final do mês você vai poder acompanhar este espetáculo do Sistema Solar. Em 28 de maio a Lua crescente, na configuração de apenas uma "casquinha", vai entrar na cena e ficar praticamente alinhada no céu com os quatro planetas, como mostra a simulação abaixo.

28/05/2011



Em julho de 2010 tivemos algo parecido, só que logo no começo da noite. 
   
Vou aproveitar a oportunidade e madrugar neste mês de maio para observar estes quatro planetas e, já que estarão "fazendo pose", tentar o registro fotográfico. Se conseguir bons resultados, publico por aqui. Aproveite você também. E deixe seu comentário.

:: Por que estes planetas parecem estar tão perto no céu?

Na verdade, os planetas não estão próximos. A aproximação é aparente, apenas do ponto de vista de quem está aqui na Terra.

A imagem abaixo mostra a posição real da Terra e dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter por estes dias de maio em suas órbitas ao redor do Sol.


Simulação das posições planetárias reais para 2/05/2011 


Note que, vistos da Terra, estes planetas (cujas órbitas estão praticamente no mesmo plano) estão dispostos quase na mesma linha de visada representada pelo traço branco, o que provoca a ilusão de estarem próximos do céu, embora na prática estejam bem afastados. Entendeu?





  Fonte : Prof. Dulcidio Braz Júnior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário