A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quinta-feira, 19 de maio de 2011

19/05 dia do Físico




Pegue 1905, o Ano Miraculoso de Einstein, e desmembre.

Não entendeu? Assim: 1905 vira 19 05. Ou seja, 19/05 (19 de maio)! Pronto. E temos o Dia do Físico!

Foi neste ano realmente miraculoso que Albert Einstein (1879-1955), até então um jovem desconhecido, publicou cinco artigos, todos relevantes para a Física:
  • Artigo 1: Uma nova determinação das dimensões moleculares;
  • Artigo 2: Sobre o movimento de pequenas partículas em suspensão dentro de líquidos em repouso, tal com exigido pela teoria cinético-molecular do calor;
  • Artigo 3: Sobre a eletrodinãmica de corpos em movimento;
  • Artigo 4: A inércia de um corpo depende do seu conteúdo de energia
  • Artigo 5: Sobre um ponto de vista heuristico a respeito da produção e transformação da luz.
O primeiro artigo foi um dos mais citados na época. O segundo artigo abordava de forma original o movimento Browniano. O terceiro deu origem à nada menos do que a Teoria da Relatividade Especial(*). O quarto artigo, ainda dentro da Relatividade Especial, apresentou a ideia de que a massa inercial varia com a velocidade do corpo e apresentou E = m.c², a equação mais conhecida de toda a Física. E o quinto e último artigo da série explicou de forma original, usando o conceito de quantum de energia de Planck, o Efeito Fotoelétrico. Só isso! E foi por conta do quinto artigo que em 1921 Einstein recebeu o Prêmio Nobel de Física.  
Em 2005, 100 anos depois, vivemos o Ano Mundial da Física para relembramos este ano incrivel em que Einstein abriu importantes portas para a Física Moderna, uma nova Física que estava dando seus primeiros passos.

Se você, como eu, é físico, PARABÉNS pelo seu dia!


(*) A Teoria da Relatividade Especial é também chamada de Relatividade Restrita. Foi somente em 1915, com base no Princípio da Equivalência sugerido por Einstein em 1907, que a gravidade foi incorporada na Relatividade que passou a ser chamada de Teoria da Relatividade Geral. Mas, como dito no texto, o Prêmio Nobel de Física de Albert Einstein não foi pela Relatividade e sim pela descrição original do Efeito Fotoelétrico. Mas, nas palavras do próprio Einstein, "o Princípio da Equivalência foi a ideia mais feliz da minha vida".


Nenhum comentário:

Postar um comentário