As pulseiras de neon, ou Lightstick, são bastões de plástico preenchidos com uma solução química (corante e um derivado do éster de fenil oxalato, também denominado Cyalume). Dentro dessa solução, existe um ampola de vidro que contem uma outra solução (peróxido de hidrogênio concentrado a 35%). Quando a pulseirinha é dobrada você esta nada mais nada menos que quebrando a ampola de vidro e misturando as duas soluções. Essa reação que ocorre ao juntar das duas soluções é chamada de: “quimiluminescência”. (A pulseirinha contém basicamente luminol e água oxigenada. A reação que ocorre é a oxigenação do luminol).
Uma vez iniciada a reação química das soluções em seu interior, a pulseira não “desliga” mais, pois a reação continua até se esgotar e parar de emitir luz. Existem pessoas que acreditam que deixar a pulseira dentro da geladeira fará com que ela brilhe novamente, mas isso não é verdade, a única coisa que acontece é que você estará retardando a reação, e não “recarregando” a pulseira.
Autores: Diego Galeano & Maísa Caldas
Vídeos do You Tube
Vídeos do You Tube
Sabe qual é o problema de comer algo fresco demais?
As vezes a comida tenta fugir de você.
Segurança dorme durante sessão de Zé Colmeia e fica preso no cinema!
Eugênio da Cruz foi assistir a uma sessão de Zé Colmeia em um cinema de São José do Rio Preto (SP) e acabou apagando, quando acordou achou que estava tendo um pesadelo…
Por que não podemos andar em linha reta?
Vídeo muito legal produzido pelo jornalista Robert Krulwich da NPR que fala sobre os vários estudos que vem sendo feitos há muito tempo na tentativa de entender o porque do ser humano é incapaz de andar em linha reta quando sem um ponto de referência visual como uma estrela, montanha, etc…
Ps. Se vira nos 30 com o Inglês a Lúcia está de olho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário