A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 19 de março de 2011

Sábado de Super Lua Cheia

 
Rua, estrada nua, bóia no céu imensa e amarela Tão redonda lua, como flutua Vem navegando o azul do firmamento e no silêncio lento Um trovador cheio de estrelas Escuta agora a canção que eu fiz pra te esquecer, Luíza ... ( Tom Jobim )

A super Lua Cheia no perigeu dura a noite toda. É só esperar a Lua nascer e acompanhá-la até o outro lado quando o dia clarear.

Mas você já deve ter notado que quanto mais perto do horizonte, maior é a sensação de tamanho da Lua. Não é mesmo?

Isso é, na verdade, uma ilusão. E ocorre porque a Lua, por trás da paisagem superficial terrestre, parece ser muito maior. É uma interpretação subjetiva do nosso cérebro. Mas o efeito prático é bem bacana! A foto acima que mostra a Lua Cheia nascendo por trás do templo de Posseidon em Atenas, Grécia, é bem didática e comprova o que estou dizendo. Em comparação com o templo a Lua parece ser gigante, não é mesmo?

Na verdade, quando a Lua está a 90 graus do horizonte, no ponto mais alto do céu, ela fica ainda mais perto de um observador O na superfície da Terra. Para entender melhor como pode ser isso, veja a ilustração a seguir que, de propósito, está fora de escala.



Comparação de distâncias Terra-Lua (d no nascer e d' com a Lua alta no céu)

A distância Terra-Lua (medida centro a centro dos astros) é d. Mas note que a Lua alta no céu esta mais perto do observador O exatamente um raio terrestreR = 6400 km (valor aproximado)! Assim, a distância entre o observador O e o centro da Lua é d' = d - R.

No perigeu a distância Terra-Lua (entre os centros destes astros), com eu já disse, é mínima e vale d = 363000 km. Com a Lua alta no céu, subtraindo um raio terrestre, encontramos d' = d - R = 363000 - 6400 = 356600 km.  Quando a Lua estiver bem alta no céu no próximo sábado ela ficará ainda mais perto de um observador O na superfície da Terra, a "apenas" 356600 km.  Neste momento teremos um ganho de mais 2% no tamanho aparente lunar, ou seja, a Lua Cheia no perigeu ficará 14% maior do que no apogeu. E seu brilho relativo pode ser até 30% maior! 

Este observador pode ser você, eu, qualquer um que queira ver o nosso satélite com brilho bem forte e capaz de iluminar de forma mais eficiente a superfície escura da noite terrestre. Por outro lado, com a Lua bem alta, não teremos nenhum objeto terrestre por trás dela para comparação visual. O efeito ilusório da Lua nascendo gigante não mais existe. Esse ganho extra de 2% de tamanho aparente é quase imperceptível. Por isso, a melhor hora para observar a Lua Cheia continua sendo no seu nascer, quando ela está mais perto do horizonte.

Para curtir a noite e a lua... Tom Jobim, Zizi Posi e Edu Lobo 





Para os amantes da poesia...

As nuvens refletem uma luz prateada que conforta minh´alma
Ah! Nada mais lindo do que sobrevoar as estrelas
A lua cheia paira no céu, redonda e prateada
Tão distante lua e ao mesmo tempo tão próxima do meu coração.

Talvez você esteja aí contemplando esse luar
Estou tão próximo da lua, quero aqui ficar
Longe de você a lua é o melhor lugar para estar
Junto com você até a lua pára para nosso amor admirar

O tempo voa, e eu sei Lua que você também, com ele vai....
Todas as coisas pequenas e imensas que eu posso desejar a você
Já foram ditas em pensamento, pelo meu coração
O tempo se esvairá lentamente, mas não te esquecerei.

O tempo é o inimigo-amigo de tudo nessa vida
Amadurece e encorpa o vinho
Traz cabelos brancos e a sabedoria
As rugas e um o despreendimento do convencional

Quero a lucidez de uma noite prateada
Misturada com uma dose de loucura de um dia de sol
Uma pitada da nostalgia de manhãs chuvosas
E o charme dos entardeceres de outono.

Nesse instante, enxugo lágrimas dos olhos
Elas vieram voluntariamente, e
São para você, minha Lua
Minha testemunha ocular.

Quero fazer amor sob seu luar
Ali em um ato único de amor
Celebrar a dádiva de te contemplar
Lua, dona de minha infante alma

Existe muita confusão, em sua leitura e interpretação
Eu tento fazer meu melhor, porém antes de tudo a lua falou comigo.
Você acredita que eu posso te fazer melhor?
Lo siento! Você já fez isso comigo antes...

Autor desconhecido.

PURA DIVERSÃO DO MULEQUE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário