A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quinta-feira, 17 de março de 2011

O Terremoto no Japão e a mudança do eixo da Terra



O terremoto que assolou o nordeste do  Japão na sexta-feira (11 de março) encurtou a duração do dia terrestre por uma fração de segundo e mudou a distribuição de massa do planeta.

Uma nova análise do terremoto de 8,9 graus de magnitude no Japão descobriu que o tremor intenso acelerou rotação da Terra, encurtando a duração do dia de 24 horas em 1,8 microssegundos, de acordo com o geofísico Richard Gross do Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia.
Gross refinado suas estimativas do impacto do terremoto do Japão - que anteriormente tinha sugerido uma redução de 1,6 microsegundos do dia,mas com base em novos dados sobre o quanto o tremor mudou a distribuição de massa, sugere 1,8 microsegundos.

O cenário que leva a essa mudança é semelhante quanto um patinador está girando no gelo quando esse aproxima o braço para perto do corpo gira mais rápido, sendo assim quanto mais massa próxima ao equador da Terra mais rápido a Terra irá girar, logo menor será o dia.

Um dia na Terra é de cerca de 24 horas, ou 86.400 segundos. Ao longo de um ano, sua duração varia em cerca de um milésimo de segundo, ou 1.000 microssegundos, devido às variações sazonais na distribuição da massa do planeta, tais como o deslocamento sazonal da corrente de ar.

Os dados iniciais sugerem terremoto de sexta-feira deslocou a  principal ilha do Japão  cerca de 8 pés, de acordo com Kenneth Hudnut de Pesquisa Geológica dos EUA. O terremoto também deslocou do eixo da Terra figura por cerca de 6 1 / 2 polegadas (17 centímetros).  

O terremoto do dia 11 março foi o maior já registrado no Japão e é o quinto maior terremoto do mundo desde 1900, segundo o USGS. Golpeou  cerca de 231 milhas de costas a 373km do  nordeste de Tóquio e 80 milhas (130 quilômetros) a leste da cidade de Sendai, e criou um enorme tsunami que devastou o nordeste do Japão zonas costeiras. Pelo menos 20 tremores de magnitude 6.0 ou superior seguiram o tremor principal. 

"Em teoria, qualquer coisa que redistribui a massa da Terra irá mudar a rotação da Terra", disse Gross. "Então, em princípio, os tremores menores também terá um efeito sobre a rotação da Terra. Mas desde que as réplicas são menores os seus efeitos também serão menores."

                                                                                            Via Mensageiro Espacial




Triste, triste Larry…



Uma ótima produção em vídeo do Cyanide & Happiness agora com tradução. Não deixem de comentar caso tenham gostado.


Ele está em todo lugar…



Esse gordinho é provavelmente o maior figurante de todos os tempos, o pior que mesmo não tendo um grande papel ele tem um rosto conhecido, agora sabemos porquê.

Surpresa no Thailand’s Got Talent



O pessoal já estava impressionado com a bela voz da garota, mas ninguém esperava que ela poderia modular a voz pra que ficasse ainda mais… hum… única.


Combos “Street Fighter” reais: Femme Fatales


Inspirada nos combos de Street Fighter 4, a equipe Thousand Pounds resolveu criar combinados de golpes próprios, devidamente filmados com uma edição impecável.
Confira mais no canal no Youtube: RivenX3i.


Nenhum comentário:

Postar um comentário