A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

terça-feira, 29 de março de 2011

Moonbow




Se o título deste post parece estranho, provavelmente é porque você associa o fenômeno do arco-íris com a luz do Sol. Mas saiba que é possível acontecer um arco-íris noturno, tendo a Lua como fonte de luz! 

A imagem  ratifica esta afirmação: ela foi feita em 24 de março passado, de madrugada, sem a luz solar direta. Logo, foi a Lua quem forneceu luz para a formação do arco com as cores dispersas. Veja os comentários do autor da postagem:


Localização: Kamuela Havaí

Tenho estado a tentar obter uma imagem do Moonbow ilusória por um longo tempo. Esta noite, no caminho de volta do vulcão lá estava ele! Estava frio, ventando e chovendo, mas eu contornar o problema. Depois de receber algumas imagens do cartão CF falhou e todas as fotos tinham ido embora. Destemido eu revirei minha bolsa de câmera e puxou outro cartão! Tive tempo suficiente para obter duas imagens antes que ele desapareceu! Aqui está o que eu tenho!!

Para acontecer um arco-íris diurno, o Sol deve estar às suas costas, não muito alto em relação ao horizonte, e você estar de frente para uma cortina de gotinhas d'água suspensas na atmosfera que farão o papel de elementos dispersores para formar os diversos arcos concêntricos nas cores que vão do vermelho ao violeta. No arco-íris noturno a Lua deve estar às suas costas, fazendo o papel de fonte de luz. O resto é igual. Em alguns casos pode acontecer um arco secundário, fruto de mais de uma reflexão dentro da gota d'água. 

Vale ressaltar que a luz da Lua é bem mais fraca que a luz direta do Sol. Por conta disso, um arco-íris noturno pode parecer para os nossos olhos apenas como um arco de tênue luz branca no céu.  Neste caso, há tão pouca luz que os nossos olhos não conseguem perceber detalhes das diferentes cores. Mas uma foto de longa exposição consegue capturar as diferentes cores separadas por refração nas gotículas de água revelando-nos o arco-íris noturno.


Veja Mais ( Fonte )

  • No site nightskyhunter.com você tem uma galeria com fotos de vários arco-íris de dia (rainbows) e de noite (moonbows). Confira aqui.
  • Moonbow


Zidane detona goleiro durante treino



O jovem e acanhado goleiro deve ter ficado muito envergonhado ao cair 3 vezes daquele jeito, mas pudera ele estava diante do zizou um dos melhores do mundo.
Pelo menos ele se desculpou com o goleiro depois de humilhá-lo daquele jeito, admirável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário