A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 23 de outubro de 2010

A caminho do tudo – Parte XXVI

A REVOLUÇÃO DE EINSTEIN

O éter preenche o vazio



Gente boa, se eu tivesse de fazer um resumo do século passado “diria que ele ressuscitou as maiores esperanças já concebidas pela humanidade e destruiu todas as ilusões e ideais. Vocês podem achar até uma contradição no que escrevo, mais o século foi de contradição pois no deu guerras de trincheiras, genocídio, a destruição do nosso ambiente e o perigo do excesso de gente. Em contrapartida nos trouxe a liberdade e prosperidade, avanços tecnológicos e científicos e um maior entendimento do nosso universo.

A grande revolução de Einstein, tema deste estudo, começou em 30 de julho de 1905, quando um periódico alemão publicou um artigo de um jovem cientista que trabalhava em um departamento de patentes. Era o primeiro contato de Einstein com a relatividade e ele mudou o mundo para sempre.

Para entender esta mudança de pensamento temos que retornar ao passado e ao pensamento Newtoniano. As leis de Newton embora tivessem duzentos anos, estavam ganhando força, mais algumas implicações eram perturbadoras. A lei da gravitação universal por exemplo, afirma que todo objeto no universo exerce uma atração gravitacional sobre qualquer outro objeto no universo, sem importar a distância entre eles. Mas como essa força é transmitida? Quando um guri empurra ou puxa um carrinho ele está sempre em contato com ele ou com uma corda preza no mesmo. Mas a gravidade de algum modo salta no espaço vazio sem contato algum. Ela permite que o Sol “segure”a Terra sem nenhuma ponte entre eles. O melhor pitaco dado pelos Newtonianos era que a gravidade era transmitida por uma substância invisível que ocupava todo o espaço chamada éter.

Esse mister éter estava na mente de todo o físico até a chegada de Maxwell com seu eletromagnetismo onde a luz não precisava de um meio para se propagar, mais por onde viajaria? Novamente os físicos precisaram invocar o deus éter.

Esse éter era uma substância muito estranha pois precisava preencher o universo inteiro e até mesmo todo o espaço vazio; afinal a luz á capaz de chegar à nós desde o Sol e as estrelas distantes através de um espaço cósmico quase um vácuo. O éter precisava ser invisível e destituído de massa, sem ainda oferecer resistência enquanto a Terra gira ao redor do Sol. A luz faria outras cobranças ao éter : para transmitir ondas eletromagnéticas, o éter precisava ter as propriedades do que os físicos da época chamavam de sólido elástico, ou seja, tinham de ser extremamente rígido, mais rígido que o aço. Não se sabia como uma substância tão diferente poderia funcionar. O éter parecia ser necessário para explicar algo tão intrigante quanto a velocidade da luz. Mais para entender este conceito deveremos avaliar nossas idéias e conceitos sobre o movimento e da velocidade ....na próxima semana.


Espero que tenham gostado da introdução do longo e interessante estudo, um abraço e até sexta onde estudaremos como era a relatividade antes de Einstein.

TIRINHA DO DIA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário