A semana 1 - Estudo do Graffeno leva o Nobel de Física
Acaba de sair o Nobel de Física 2010. Os vencedores são os russos Andre Geim e Konstantin Novoselov pelo trabalho com o Grafeno, um "primo" bidimensional do Grafite, uma espécie de folha que consiste em arranjos hexagonais de átomos de carbono manipulados nanotecnologicamente. A figura abaixo mostra uma folha de Grafeno que lembra bastante uma tela destas usadas em alambrados, só que com dimensões muitíssimo menores, na escala de 10-9 m (0,000000001 m).
Grafeno: estrutura hexagonal de carbonos
O Grafeno possui características muito peculiares que o tornam diferente de tudo o que se conhece:
- Pode ser feito com a espessura de apenas um átomo;
- Apesar de ultra fino, apresenta resistência mecânica muito grande (cerca de 200 vezes mais resistente que o aço estrutural);
- É excelente condutor de eletricidade, ou seja, tem baixa resistividade elétrica;
- Também é um fantástico condutor de calor;
- É praticamente transparente.
Vale lembrar que as folhas de Grafeno, quando enroladas, dão origem aos nanotubos de carbono.
A semana 2 - Deu Brasil na XV OIBF - 2010
Em dia de Nobel de Física, uma notícia fantástica: equipe brasileira sagra-se campeã absoluta na XV OIbF - Olimpíada Ibero-americana de Física que aconteceu no Panamá entre 26/09 e 02/10!
Nossos jovens estudantes trouxeram quatro Medalhas de Ouro, Top Gold (melhor estudante) e, pelo 3º ano consecutivo, o título de equipe Campeã Geral do torneio. A OIbF, que agrega países da América Latina mais Portugal e Espanha, é destinada a alunos do último ano do Ensino Médio e consta de prova teórica e também de prova experimental. Em 2010 foram 71 alunos participantes de 17 países.
Os alunos que defendem o Brasil anualmente nas olimpíadas internacionais de Física são selecionados pela OBF - Olimpíada Brasileira de Física, evento oficial da SBF - Sociedade Brasileira de Física. Depois de escolhidos, são preparados e passam por um longo e exigente processo de aprofundamento, recebendo acompanhamento da Comissão de Preparação da OBF em seus estados, finalizado com aulas teóricas e experimentais durante uma semana no Instituto de Física da USP, em São Carlos, sob a orientação do Prof. Euclydes Marega Junior.
O time atual de campeões é formado pelos estudantes Danilo S. Albuquerque (CE), Elder M. Yoshida (SP), Lucas C. C. Souza (SP) e Matheus B. de Paula (SP) que começaram sua caminhada na OBF de 2008 quando ainda cursavam a 1ª série e se classificaram entre os melhores estudantes de todo o País. Eles estiveram acompanhados pelo Prof. Carlito Lariucci da UFG e o Prof. Teixeira Júnior (CE).
Vale lembrar que além da OIbF, a OBF seleciona e prepara a equipe brasileira para a IPhO - International Physics Olympiad onde cada país participa com até cinco estudantes. Em julho de 2010, na Croácia, competindo com 380 estudantes de 82 países, a equipe brasileira conquistou cinco Medalhes de Bronze.
Atualmente o Brasil é o país da América Latina com maior número de Medalhas conquistadas nestas duas importantes olimpíadas internacioanis, a IPhO e a OIbF. Sensacional! Não é mesmo?
Parabéns a todos os super campeões, aos professores da Comissão da OBF e também aos Coordenadores Estaduais pelo sucesso crescente ao longo dos últimos anos. Vocês estão provando que investir em qualidade na educação vale a pena! E o Brasil tem muitos talentos para serem ainda decobertos, trabalhados e incentivados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário