A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

XV OLIMPÍADA IBEROAMERICANA DE FÍSICA - BRASIL CAMPEÃO ABSOLUTO



A equipe brasileira na XV OIBF sagrou-se campeã absoluta conquistando 4 medalhas de Ouro, Top Gold (melhor estudante) e Campeã geral do torneio pelo 3o ano consecutivo.

Parabéns a toda a Equipe:
Estudantes: Danilo Silva de Albuquerque - Fortaleza; Elder Massahiro Yoshida - São Paulo; Lucas Colucci C. de Souza - São Paulo; Matheus Barros de Paula - Taubaté.

Lideres: Prof. Carlito Lariucci, Teixeira Jr. e Antonio Pedrini.


E-mail recebido da OBF

Equipe Brasileira sagra-se campeã absoluta na XV Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), ocorrida no Panamá, de 26/09 a 02/10/2010.

Nossa equipe, selecionada e preparada pela OBF (Olimpíada Brasileira de Física), conquistou quatro Medalhas de Ouro, Top Gold (melhor estudante) e, pelo 3º ano consecutivo, foi a Campeã Geral do torneio.



Os estudantes Danilo S. Albuquerque (CE), Elder M. Yoshida (SP), Lucas C. C. Souza (SP) e Matheus B. de Paula (SP) que representaram o Brasil na OIbF começaram sua caminhada na OBF2008 quando cursavam a 1ª série e se classificaram entre os melhores estudantes de todo o País; desde então passaram por um longo e exigente processo de preparação,recebendo acompanhamento da Comissão de Preparação da OBF em seus estados, finalizado com aulas teóricas e experimentais durante uma semana no Instituto de Física da USP, em São Carlos, sob a orientação do Prof. Euclydes Marega Junior (obfisica@ifsc.usp.br).

A OIbF é destinada a alunos do último ano do Ensino Médio e consta de prova teórica e prova experimental. Nossos estudantes, acompanhados pelo Prof. Carlito Lariucci da UFG (lariucci@if.ufg.br) e Prof. Teixeira Júnior (CE), concorreram no Panamá, com 71 alunos de 17 países da América Latina, Portugal e Espanha sendo cada país representado por no máximo quatro estudantes.

Além da Olimpíada Ibero-americana, a OBF seleciona e prepara a equipe brasileira para a International Physics Olympiad (IPhO) onde cada país participa com até cinco estudantes. Este ano nossa equipe, competindo com 380 estudantes de 82 países, conquistou nessa Olimpíada, em julho na Croácia, cinco Medalhas de Bronze.

Atualmente o Brasil é o país da América Latina com maior número de Medalhas conquistadas na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF).

A Comissão da OBF e os Coordenadores Estaduais sentem-se realmente gratificados pelo trabalho empreendido com esta Olimpíada durante cada ano, desde o desafio representado pelas provas que, acreditamos, servem de estímulo ao estudo da Física, ao coroamento final quando mostramos ao Mundo o potencial dos nossos jovens.

Parabéns aos professores, colégios, à Comissão de Preparação da OBF coordenada pelo Prof. Marega pelo grande trabalho, aos professores Lariucci e Teixeira que acompanharam a equipe e principalmente aos nossos Campeões!



Prof. José David M. Vianna (jdavid@fis.unb.br)

Presidente da Comissão da OBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário