A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

terça-feira, 12 de abril de 2011

30 Anos de Espaço

Prestes a acabar, era dos ônibus espaciais completa 30 anos

Do UOL CIência e Saúde

Columbia iniciou era dos ônibus espaciais há 30 anos



Foto 1 de 13 - O Columbia foi o primeiro ônibus espacial a ser lançado, em 12 de abril de 1981, com o comandante John W. Young e o piloto Robert L. Crippen Nasa
No mesmo dia em que o primeiro homem foi para o espaço (o cosmonauta soviético Yuri Gagarin), foi lançada, 20 anos depois, em 12 de abril de 1981, a era dos ônibus espaciais da Nasa. Com o primeiro voo do Columbia iniciou-se as viagens constantes do homem ao espaço, que terminam em 10 de julho de 2011 (teoricamente, já que a Nasa já adiou a data algumas vezes).
O dia da celebração foi usado pelo administrador da Nasa, Charles Bolden, para anunciar onde as quatro naves espaciais aposentadas, depois de mais de 130 missões, serão exibidas permanentemente com o fim do Programa de Ônibus Espaciais da Nasa. Discovery, Atlantis e Endeavour, além da Enterprise, serão expostas em diversas instituições dos EUA.
O Columbia se desintegrou ao reentrar na atmosfera terrestre em sua 28ª missão, em 2003, e o Challenger explodiu durante o lançamento de sua 10ª missão, em 28 de janeiro de 1986.
A Enterprise, a primeira nave criada como um protótipo, que nunca foi para o espaço, sairá do Smithsonian’s National Air and Space Museum Steven F. Udvar-Hazy Center em Virgínia e irá para o Intrepid Sea, Air & Space Museum em Nova York.
O Udvar-Hazy Center será o novo lar do ônibus espacial Discovery, que se aposentou na sua 39ª missão em 7 de março de 2011. A nave Endeavour, que está se preparando para seu último voo marcado para 29 de abril (com retorno em 13 de maio), na missão 36, vai para o California Science Center em Los Angeles.
O Atlantis, que deve fazer o último voo da era em junho, em sua 37ª missão, será exibido no Kennedy Space Center Visitor’s Complex na Flórida.
"Queremos agradecer a todos os locais que manifestaram interesse em um desses tesouros nacionais", disse Bolden. "Esta foi uma decisão muito difícil, mas que foi feita pensando no público americano. No final, estas escolhas oferecem ao maior número de pessoas a melhor oportunidade de compartilhar a história e as realizações do Programa de Ônibus Espaciais da Nasa.



Rússia celebra a conquista do espaço por Gagarin há 50 anos



Em 12 de abril de 1961 às 09H07 de Moscou, Yuri Gagarin decolou do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) a bordo de um foguete Vostok depois de pronunciar um "Vamos!" que entrou para a história.
Seu voo ao redor da Terra durou 108 minutos.
Este primeiro voo espacial de um ser humano "foi um acontecimento absolutamente revolucionário, extremamente simbólico. Foi um imenso êxito do setor espacial soviético, e uma passagem entre o 'antes' e o 'depois'", declarou Medvedev em uma entrevista ao canal chinês CCTV, cujo texto foi publicado pelo Kremlin.
O presidente russo visitará o Centro de Controle de Voo Espaciais (Tsoup), perto de Moscou, para manter uma conversa à distância com a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS). Pronunciará depois um discurso em uma cerimônia organizada no Kremlin, onde condecorará cosmonautas e veteranos da conquista espacial.À noite, estão previstos em Moscou a queima de fogos de artifício para comemorar a façanha de Gagarin.O primeiro cosmonauta da história continua sendo para os russos "a personalidade do século XX mais interessante", segundo as pesquisas.O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que se encontra em visita a Kiev, se reunirá com cosmonautas russos e ucranianos nesta antiga república soviética, que também comemora o aniversário do voo de Gagarin.
"Gagarin é um homem que mudou o mundo", declarou Putin.
"O voo de Gagarin deu um impulso a toda a humanidade", foi a manchete de hoje do jornal oficial Rosiskaya Gazeta.
O jornal popular Komsomolskaya Pravda consagrou à data uma edição especial que publica a carta escrita por Gagarin para ser entregue a sua família caso morresse em voo.
O jornal opositor Novye Izvestia lamenta, por sua parte, que 50 anos depois o ofício de cosmonauta tenha "perdido sua glória e seu romantismo".
A Casa Branca também enviou felicitações aos russos pelo êxito histórico do primeiro voo de Gagarin, que nessa época, em plena Guerra Fira, foi considerado um revés para o programa espacial americano.
Meio século depois, a Rússia continua sendo importante para que homens sejam enviados ao espaço e é a líder mundial de lançamentos de satélites.
A Rússia passará a ser este ano o único país capaz de transportar astronautas à ISS, já que a Nasa está tirando de funcionamento seus ônibus espaciais.
"Como há meio século, a Rússia conserva sua posição predominante na exploração do espaço", afirmou o chefe da agência espacial Anatoli Perminov.
No entanto, a indústria espacial russa vive, em grande parte, dos êxitos da época soviética. Depois do desaparecimento da URSS, Moscou se encontrou na incapacidade de financiar o setor espacial e os programas russos atuais sofrem com essa limitação de financiamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário