A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tales, o Homem de Mileto


O “ékleipsis” de Tales e o nascimento da ciência ocidental.

Começar por onde? gosto muito da eletricidade e me veio a mente a experiência com o âmbar registrada por Tales na ilha grega Elektron, então vou pesquisar e começar por ele.

O dia era 28 de maio, pelo nosso calendário o ano era de 585 a.C.não tinha a copa do mundo mais na Grécia era o quarto ano da 48ª olimpíada. Nas pequenas cidades do mar Egeu, hoje Turquia, milhares de pessoas interromperam seus afazeres para contemplar o espetáculo que se desdobrava no céu. Se fosse em Parintins ira se dizer que era coisa de tupã. Embora muitos que estavam ali não sabiam patavina do que se passava, os mais velhos, bem como os viajados, entenderam que aquilo era um ékleipsi, para nos Manaos, um eclipse do sol – as trevas do meio-dia que ocorrem quando a lua esconde o sol. Os lídios estavam confrontando os Medas que moravam ao sul do mar Cáspio. Temos conhecimento da batalha pelo velho Heródoto, nem sei se era velho, o Charles Negreiros deve saber. Ele nos conta que a guerra já rolava por cinco anos, dos quais os Lídios e os Medas obtiveram muitas vitórias. Heródoto diz que após cinco anos inconclusivos, uma batalha teve lugar, na qual os exércitos já estavam em combate, quando o dia se transformou em noite. Os dois exércitos viram o eclipse como sinal dos deuses ou talvez a ruína de seus impérios. Resultado da história, cessaram o combate e fizeram um tratado de paz rapidamente. Tamanho era o medo que imitaram os gregos, cortando os braços e um lambeu o sangue do outro. O eclipse pegou Lídios, medas e a maioria dos gregos desprevenidos, somente Tales não ficou tão surpreso, conta Heródoto, ele determinou data e hora em que o fenômeno ocorreu.

Pode ser um pequeno exagero rotular o eclipse de Tales, como o nascimento da ciência ocidental. Mas a abordagem de Tales e seus companheiros gregos era nova. Pela primeira vez, pessoas olhavam para uma demonstração da natureza e não viram o caos, mas uma ordem premeditada.E elas se comprometeram em usar a razão e a lógica para explicar essa ordem. Nessa nova era, as perguntas não eram “quando” e “onde”, mas também “como” e “porquê”. Se esse Tales tivesse vivido no império inca....me lembrei do filme Apocalipse.




Tales o Homem de Mileto e a pergunta do passado : do que é feito o mundo?


Tales era o cara, além de prever o eclipse, que fez os Medas e os Lídios arregarem, supostamente tirou a Grécia das trevas intelectuais. Tales pode não ter escrito nada de suas próprias idéias, certamente nada que tenha sobrevivido, embora filósofos o descreveram como um dos sete sábios da Grécia antiga ( Quem são os outros seis? Me responda nos comentários).

De acordo com Heródoto, Tales certa vez desviou um rio, permitindo que o rei da Lídia o atravessa-se com o seu exército. Poderia se hoje vivo, ajudar o rei Lula no rio São Francisco. Conta-se , um causo nos livros de nona série de matemática do chicão, que ao viajar pelo Egito calculou a altura de uma das pirâmides por sua sombra ( Semelhança de triângulos ). Foi um prodígio da matemática, estabelecendo quatro teorias fundamentais de geometria (Quais? Me responda comentando caro leitor).

Hoje lembramos Tales por sua ousada tentativa de forjar uma filosofia da natureza. Em uma de suas mais famosas afirmações, ele disse que o universo é feito de água. Durante séculos muitos debateram sobre o que, exatamente, ele queria dizer com aquilo. Que tudo, é composto de água? Talvez ele quis dizer que todas as coisas se originaram da água em um passado distante. Como bom observador, Tales pode ter visto isso na natureza, ter notado que todas vida necessita de água para se nutrir. Talvez pelo fato do Mediterrâneo rodear o mundo Grego, ele acreditava que a própria Terra repousava sobre água. Olha homem, ele pode ter até notado a água em três formas – sólida (gelo), líquida e gasosa ( vapor ), cada uma com propriedades físicas diferentes.

Nem todo mundo se deixou balançar pelas idéias de Tales, Anaxímenes propôs que tudo era feito de ar. Herácrito de Éfeso disse que tudo era fogo, cada um na sua, correto?

Cada um desses pensadores estava fazendo a mesma pergunta: de que é feito o mundo? Os filósofos – ciêntistas gregos, foram ousados para sugerir respostas. Hoje podemos até rir disso tudo, das idéia dos caras, mas seria um erro rejeitálas. Acho que o importante não são as conclusões mas o fato de ousarem fazer tais perguntas. Não satisfeitos com os mitos, eles se voltaram para uma filosofia da natureza que iria evoluir para aquilo que hoje chamamos de “ciência”. E os dois séculos seguintes iriam trazer uma ousadia ainda maior, enquanto os gregos procuravam a explicação física definitiva – o logos – para o mundo natural. Esse é outro papo. Um abraço.



Texto sugerido pela professora Ara Magna para leitura


Tales (624 - 545 a.C)

De seus pensamentos originais conhecemos quase nada, o que sabemos dele é através de outros filósofos. Aristóteles o chamou de fundador da filosofia.

Tales pensava que diversos deuses estavam nas coisas do mundo, dessa forma a natureza passa também a ser considerada como algo divino. O espírito do mundo é Deus e as coisas têm alma que penetra nelas através da umidade. È também através da umidade que o poder de Deus entra nas coisas e as movimenta.

O primeiro pensador de Mileto observou que o calor precisa de água, que a pessoa quando morre fica seca, que as coisas vivas na natureza são úmidas, que os germens são úmidos, que os alimentos tem seiva e concluiu que a água era o princípio e a origem de todas as coisas. Ele dizia que as terras são sustentadas  pela água e se deslocam como um barco. Quando dizemos que ela treme, como nos terremotos, na verdade ela está balançando devido ao movimento da água. Ele observou que a água muda constantemente e dizia que para que ela pudesse suportar todas as transformações e continuar inalterada ela deveria ser um elemento eterno.

Para ele todas as coisas estão cheias de deuses. Ele chega a essa afirmação por perceber que as coisas no mundo estão em constante movimento. Se as coisas se movem é porque estão vivas. E se estão vivas é porque Deus está nelas. Não podemos esquecer que quando Tales diz que todas as coisas têm deuses e alma, ele não estava se referindo ao sentido religioso que damos hoje às palavras Deus e Alma.
Mesmo que muitas das suas conclusões nos pareçam estranhas hoje, dizemos que a Filosofia iniciou  com Tales porque com ele acontece a primeira separação entre o pensamento racional e o que as pessoas percebem através dos cinco sentidos. Ele utiliza a razão para buscar explicações para as coisas do mundo.

Tales previu um eclipse que ocorreu em 28 de maio de 585 a.C. O seu interesse pela astronomia o levou a descobrir a mudança do sol de um trópico ao outro. Tales descobriu também que algumas estrelas não eram fixas em relação às outras como pareciam e as chamou de planetas. Ele fixou ainda em trinta o número de dias durante o mês e constatou que o ano era composto de 365 dias e um quarto. Estudou ainda a eletricidade estática.

Atribui-se a Tales também uma teoria para explicar as constantes inundações do rio Nilo e  a solução de diversos problemas geométricos. Ele viajou por diversas regiões e no Egito teria calculado a altura de uma pirâmide. O cálculo foi feito a partir da sua própria altura e o comprimento de sua sombra e através desta proporção calculou a altura da pirâmide através da sombra desta, pois a proporção é a mesma. Esse cálculo de proporções é conhecido até hoje na geometria como Teorema de Tales.
Se alguém perguntasse a Tales se antes vinha a noite ou o dia ele respondia que antes de tudo vinha a noite, depois de um dia. Dizia que a coisa mais simples é dar conselhos a outras pessoas; que a coisa mais agradável é ter sucesso e que a mais desagradável é um tirano poder envelhecer; que o divino é o que não tem nem início nem fim; que Deus vê os injustos mesmo quando eles ainda estão pensando em fazer a injustiça; que o falso juramento não é pior que o adultério; que se suporta mais facilmente a má sorte se percebermos que o inimigo está pior que nós; que se vive virtuosamente não fazendo ao outro o que não queremos para nós; que é feliz quem é saudável do corpo, rico de alma e bem educado. 

Dizia ainda que precisamos recordar dos amigos presentes e ausentes; cuidar do nosso comportamento mais que da nossa aparência; não enriquecer de modo injusto e não cair em descrédito com aqueles com quem fizermos um trato.

Tales sustentava que a morte não é diferente da vida. E se alguém lhe perguntava porque então ele não morria ele dizia que era porque não tinha diferença entre vida e morte.

Platão no livro Teeteto conta uma anedota que dá testemunho dos interesses de Tales pela astronomia e esboça o que popularmente se pensa dos filósofos. Escreve Platão ?Ele observava os astros e tendo o olhar dirigido ao céu, cai em um poço. Conta-se que uma espirituosa e inteligente serva o havia visto dizendo que se preocupava mais em conhecer o que acontece no céu sem preocupar-se com o que acontecia na frente dos seus pés. A mesma ironia é reservada a quem passa o tempo filosofando?

Além da famosa sentença Conhece-te a ti mesmo, algum pensador de sua época atribuíram a Tales as seguintes outras:

- A água é o princípio de todas as coisas
- O ser mais antigo é Deus, porque não foi gerado
- Todas as coisas estão cheias de deuses
- A coisa mais bela é o mundo, porque é obra divina
- A pedra magnética (imã) tem poder porque move o ferro
- O maior é o espaço porque dentro dele cabe tudo
- O mais veloz é o intelecto porque passa através de tudo
- A mais forte é a necessidade porque tudo domina
- O mais sábio é o tempo porque tudo revela

Tales foi contemporâneo de Anaximandro e professor de Anaxímenes os outros dois primeiros filósofos da história da cultura ocidental.


 Arildo Luiz Marconatto


Nenhum comentário:

Postar um comentário