A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

domingo, 24 de abril de 2011

A Semana na Ciência

A receita da pedra filosofal

Brasileiras encontram na Inglaterra um dos manuscritos mais

 procurados do século XVII e mostram a influência da alquimia 

sobre a ciência

Patrícia Diguê
img.jpg 
"Processus de bois." Este é o tí­tulo de uma receita que vinha sendo procurada havia 350 anos por pesquisadores de todo o mundo e foi finalmente descoberta na biblioteca da Royal Society de Londres, instituição científica mais tradicional do mundo, inaugurada em 1660. É a fórmula da pedra filosofal, o elixir universal buscado incansavelmente pelos alquimistas no século XVII que, acreditava-se, teria o poder de transformar metais em ouro e curar doenças, como pedras nos rins e na vesícula. As responsáveis pela façanha são duas especialistas em história da ciência, Ana Maria Goldfarb e Márcia Ferraz, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Elas se depararam com o documento por acaso.

Durante a pesquisa, elas chegaram ao alquimista francês Du Bois (daí o título da fórmula), morto na Bastilha. Ele teria transformado chumbo em um metal dourado diante do rei Luís XIII. Crente de que teria uma fonte inesgotável de ouro, o rei exigiu uma cota semanal de Du Bois, que obviamente, não a entregou. Por isso foi enforcado. “Metade da Europa estava atrás da pedra filosofal e tudo era mantido a sete chaves, com trocas de informações codificadas”, conta Ana Maria.

Segundo ela, mais do que encontrar uma cópia rara da receita, a pesquisa revelou que o assunto era seriamente discutido na Royal Society, que abrigava cientistas do quilate de Newton. “Aqueles homens brilhantes acreditavam que Du Bois havia conseguido uma façanha”, completa Ana Maria, acrescentando que a técnica consistia em jogar “pó de projeção” (espécie de tintura) sobre o metal. Para Márcia, é importante restabelecer a importância da alquimia para o desenvolvimento da ciência, principalmente da medicina, pois as receitas tinham como principal objetivo curar doenças. “A sociedade acreditava que os alquimistas poderiam dissolver as pedras do organismo também e prolongar a vida”, diz.

As pesquisadoras encontraram rastros dos alquimistas na Royal Society porque não se satisfizeram com os catálogos online dos documentos. A receita da pedra filosofal foi descoberta quando elas tentavam identificar a caligrafia de uma outra fórmula, a de uma substância chamada alkahest, espécie de solvente universal que também serviria para acabar com os males das pedras. Não só descobriram que a letra era do secretário e um dos fundadores da sociedade, Henry Oldenburg, como se depararam com a fórmula secreta no verso de um papel no qual ele fez anotações pessoais – ele havia tido acesso aos escritos de Du Bois. Assim, o quebra-cabeça da história da ciência ganhou agora novas peças.

img1.jpg 

A vitória dos gorilas


Ainda sob sério risco de extinção e apesar das guerras em um

a das regiões mais instáveis do planeta, os primatas do Congo 

registram aumento de população

André Julião
img.jpg
VIVO 
O primata resiste num país que sofre com anos de guerra e desrespeito ao ambiente
Nem tudo está perdido na República Democrática do Congo. Mesmo após anos de guerra civil, que resultaram na morte de quatro milhões de pessoas desde 1998, cientistas anunciaram recentemente o aumento da população de um grupo de gorilas do país – anteriormente chamado de Zaire e vizinho da República do Congo. O gorila de Grauer, uma das quatro raças desse primata existentes na natureza, é um parente próximo do gorila-das-montanhas. O “primo famoso” comoveu o mundo em 2007, quando sete animais foram assassinados por homens ligados ao tráfico de carvão no país.
A equipe que realizou o censo dos primatas foi liderada pelas organizações conservacionistas internacionais Wildlife Conservation Society e Institut Congolais pour la Conservation de la Nature (ICCN), no Parque Nacional Kahuzi-Biega. A população, que era de 168 indivíduos em 2004, aumentou para 181, de acordo com contagem realizada no segundo semestre do ano passado. O Grauer é a maior raça – ou subespécie – de gorila do mundo, pesando mais de 220 quilos. Ainda assim, é a menos conhecida pela ciência, em grande parte por culpa dos mais de 15 anos de instabilidade política na parte leste da República Democrática do Congo. O animal é classificado como “ameaçado” na Lista Vermelha de Espécies em Perigo da International Union for Conservation of Nature (IUCN) e sua população é estimada em menos de quatro mil indivíduos (leia quadro).
img2.jpg
EXTERMÍNIO
Imagens de gorilas abatidos chocaram o mundo em 2007
“Levando em conta que a segurança no país está se estabilizando, a presença de pequenos grupos armados em algumas áreas do parque foi um dos nossos maiores desafios”, disse à ISTOÉ Deo Kujirakwinja, coordenador da pesquisa. “A estratégia foi utilizar equipes que cobriam grandes áreas em tempo limitado, mas coletavam dados em segurança, em colaboração com o Exército”, conta. Entre 1998 e 2003, período da guerra civil – e mesmo antes disso –, a situação política do país afetou diretamente os gorilas, dadas as precárias condições para o trabalho de conservação. Era impossível evitar a invasão do território dos primatas por guerrilheiros de diferentes facções.
“A melhoria da segurança no leste do país tem aumentado a presença de guardas na floresta”, diz Kujirakwinja. “Eles estão cobrindo mais áreas atualmente. Antes, os soldados se limitavam a apenas uma parte do parque.” O censo pesquisou uma área de 600 quilômetros quadrados na parte alta do Parque Nacional Kahuzi-Biega. O setor mais baixo é praticamente inacessível aos pesquisadores, graças à frequente presença de milícias.
img3.jpg
ESFORÇO
A equipe de cientistas que fez o novo censo dos animais

Para estimar a população na área, os cientistas fizeram a contagem de ninhos – os primatas constroem um a cada noite – e analisaram com o tamanho das fezes próximas de cada um deles. Essa observação indica quantos adultos, jovens e filhotes existem num grupo. A Wildlife Conservation Society monitora as regiões de primatas desde os anos 1950, quando o biólogo George Schaller pesquisou pela primeira vez a distribuição dos primatas que mais tarde seriam classificados como gorila de Grauer e gorila-das-montanhas. Desde então, a população dos animais aumentou, até que um grande declínio ocorreu no início dos anos 2000, com a eclosão da guerra civil.
A reviravolta na situação dos primatas é um alento para a trágica situação da República Democrática do Congo. Apesar dos dez anos de presença da ONU e dos bilhões de dólares gastos para estabilizar o país, a população continua desprotegida. Ainda assim, os soldados das Nações Unidas são considerados a última linha de defesa numa terra em que Forças Armadas e polícia possuem uma longa história de abusos. Que os gigantes sirvam de inspiração para a sobrevivência da nação.
img1.jpg
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário