A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 18 de junho de 2011

Céu de Brigadeiro


Esta semana estava "viajando" com o amigo Diego. Na bom papo sobre a Física surgiu a pergunta sobre a causa da queda do vôo 447 da Air France. Lembrei-me então de um periódico semanal e após fazer algumas pesquisas na web resolvi fazer alguns comentários....

Por que os aviões voam....

O processo que permite o vôo foi elaborado no século XVIII pelo matemático suiço Daniel Bernoulli. O pricípio da física que leva seu nome diz que, quanto maior a velocidade do ar, menor sua pressão.
A asa tem uma curvatura maior na parte de cima do que na de baixo. Isso faz com que, durante o vôo, ar se desloque  mais rapidamente na parte superior da asa.


Como resultado, a pressão do ar embaixo da asa é maior sustentando o avião.

Para quem ainda ficou com dúvidas do que foi explicado. Minha intenção não é ser repetitivo! É que gostei muito desta imagem que encontrei durante minhas pesquisas, sendo um bom comparativo entre a criação do homem e a natureza.

Sem entrar muito em cálculos da física, podemos afirmar que o que faz a asa manter o avião no ar é por causa da diferença de pressão que ocorre entre o intradorso e o extradorso da asa no momento do voo! Isso faz com que o ar passe mais rápido na parte superior, gerando uma redução na pressão do ar e consequentemente uma pressão maior embaixo, esta diferença gera uma força de sustentação que “puxa” a asa (e todo o avião) para cima.

O desenho de uma asa é a parte mais importante no projeto de um novo avião! Ela deve oferecer uma baixa resistência ao avanço, quando em voo de cruzeiro e gerar uma sustentação suficiente para “anular” o peso da aeronave. Assim, se a força de sustentação e a força do peso da aeronave forem iguais, ela vai se manter em voo reto nivelado, quaisquer variações destas forças, fará o avião subir ou descer.

...E por que eles caem

Quatro forças aerodinâmicas precisam estar em equilíbrio para o avião voar reto e nivelado. O empuxo ( resultado da força do motor) precisa ser igual ao arrasto, força de resistência exercida pelo ar. A sustentação precisa ser equivalente  ao seu peso.


Pilotar é basicamente administrar a equivalencia dessas forças. Exemplo: para pousar , é preciso reduzir sobre controle o empuxo e a sustentação.
O avião cai quando essa  relação de forças sai do controle - devidos a problemas mecânicos, estruturais, colisões ou pela imperícia dos pilotos . A suspeita da queda do vôo 447 de deve ao último fato citado. 


Sai de Manaus na sexta e hoje já retornei, fui participar de um seminário com o ENADE em Brasília para multiplicar com  meus amigos do IFAM. Lendo o periódico de bordo encontrei uma pergunta feita a um comante e sua explicação. A pergunta era...

"o céu está azul e o voo tranquilo, mas o comandante manda afivelar os cintos. Por quê ?"

Eis sua Resposta:


"É muito importante que os passageiros mantenham os cintos afivelados quando Sentados. Antes de cada voo, os pilotos consultam diferentes boletins meteorológicos e imagens de satélites para verificar as condições de tempo tanto em rota quanto no aeroporto de destino com o objetivo de selecionar as rotas mais confortáveis. Entretanto, nem toda turbulência pode ser prevista ou detectada pelo radar da aeronave. E a chamada "turbulência de céu claro". Esse fenômeno é causado por flutuações aleatórias no fluxo de vento, e é imprevisível em dias de céu limpo. Um procedimento que ajuda os pilotos é a comunicação de acontecimentos meteorológicos. Um avião que já passou por uma área turbulenta passa as coordenadas do local para que as demais aeronaves possam fazer os desvios necessários que nem sempre é possível, principalmente nos procedimentos de descida.

Amigos, nas últimas 50 horas só consegui dormir 6 horas, vou colocar o sono em dia....

Ps. Alguém poderia pesquisar de onde surgiu a frase da postagem e me enviar....  

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