A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A face desconhecida de beleza

O pessoal do Telescópio Espacial Spitzer lançou recentemente uma nova imagem, e ele é um stunner :
Spitzer_orion
Uau, que beleza! Esta imagem mostra a famosa nebulosa de Órion, uma das estrelas maiores e mais ativas da galáxia formando nuvens de gás. Spitzer é um telescópio infravermelho, tão azul aqui representa a luz de 3,6 mícrons, cerca de 5 vezes o comprimento de onda seu olho pode ver, e vermelho / laranja é de 4,5 microns.
Eu poderia ir sobre e sobre a beleza etérea da imagem, sobre como podemos realmente ver estrelas formando aqui, sobre por que existem cordas e ondas de choque que esculpem esta vasta estrutura de anos-luz de comprimento. Mas você pode me encontrar expositing longamente sobre todos os temas em outros posts sobre outras nebulosas. Isso não é o ponto que eu quero fazer aqui.
Quando vi pela primeira vez a imagem, o e-mail do JPL tinha a linha de assunto "Colony of Stars Young Shines no New Image Spitzer", então eu não sabia o que ele estava mostrando nebulosa. Eu simplesmente clicar no link, ea imagem acima apareceu. Sorri quando vi que por causa de sua beleza, pelo menos no início. Mas depois de um momento fiquei perplexo. A nebulosa parecia familiar, mas por um breve momento eu não poderia colocá-lo. Então eu me concentrei minha atenção na grande nuvem à esquerda, e minha mente encaixado clareza.
hst_m42Qualquer astrônomo amador neste planeta pode identificar a imagem à esquerda num piscar de olhos. Isso é uma imagem óptica da nebulosa de Orion, uma tomada usando a luz visível ( a imagem é de Hubble ; clique nele para obter mais informações e acesso a muito,muito versões maiores). Tenho rodado a imagem para coincidir com o de Spitzer, você pode ver a frente de choque mesma curva atravessando o canto inferior esquerdo, e os em formato de vírgula rodada nuvem, com uma estrela perto de seu centro para a direita.Enquanto a imagem Hubble é muito mais detalhado (e colorida!) Do que o que você vê através de uma ocular, ele ainda se parece muito com a visão através de um bom telescópio. Mas a imagem do Spitzer ...?
Alguma vez você já se encontrou de forma inesperada com um amigo que você não tenha visto em cinco anos? Talvez eles a barba crescer, ou perdeu peso, ou tingido o cabelo, ou mudou seu estilo de roupa. É a mesma pessoa, claro, mas de algum modo diferentes . Leva um segundo para reconhecê-los, e quando o fizer, é um pouco de uma sacudida.
Isso é exatamente como me senti quando vi a imagem do Spitzer (e como um astrônomo muitos, considero Orion um velho amigo). Imagem do Spitzer é apenas um pouco para o infravermelho, o suficiente para que os detalhes são diferentes, enquanto a forma global e as características são as mesmas. Eu sabia que era meu velho amigo, mas ele me levou um momento para reconhecer o seu rosto.
E de muitas maneiras, como ver que o conhecimento depois de alguns anos, havia coisas novas para aprender, novas formas de experimentar a nossa amizade. As estrelas na imagem Spitzer que estão na ponte estreita entre as duas metades da nebulosa parecer um pouco mais vibrante, um pouco mais óbvio ... como deveriam, uma vez que são estrelas jovens no auge de nascimento, e velada substancialmente pela poeira . Mais estrelas globais são visíveis na imagem, desde os mais fracos pode brilhar através da poeira no infravermelho, enquanto a sua luz é bloqueada pelo que a poeira no visível. As fitas na imagem de infravermelho são mais vivas, mas a poeira características menos, mais uma vez como o esperado, mas ainda assim de alguma forma nova e interessante.
Em minhas viagens eu faço acontecer a funcionar através de amigos que eu não vi em muitos anos, e quando eu tiver tempo para realmente sentar e conversar, eu estou muito feliz quando eles têm crescido e feito coisas que antes não experimentado. Ela traz um novo lado deles à luz para mim, deixa-me vê-los de uma maneira nova e apreciá-los ainda mais.
E isso é verdadeiro na Terra como no céu. Há tantas coisas para ver e acima deste mundo, e tantas maneiras de vê-los! Novos olhos, novas perspectivas, novas formas de ver ... faz-me sempre ansioso para descobrir o que está próximo, e para estimar o que já sabemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário