A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

terça-feira, 26 de julho de 2011

O mundo daqui a 100 anos

1º - Bóson de Higgs 




Essa já foi assunto de um tópico nesse site (ver posts anteriores para maiores detalhes); Bóson de higgs é uma particula hipotética, que exclareceria alguns fenomenos do big-bang, um deles é a transformação de energia em matéria.

É um dos objetivos do LHC, e se descoberta pode revolucionar a maneira de como vemos o teletransporte, onde a materia será transformada em energia, e em algum lugar distante, convertido de energia em matéria novamente, esse é o princípio do teletransporte.


2º - Supercondutividade à temperatura ambiente 




Imagine um celular em que a bateria nunca iria acabar?, a supercondutividade é uma caracteristica de alguns materiais de não possuírem resistência elétrica, logo os elétrons iriam circular pelo supercondutor e nunca perderiam a energia na forma de calor, outra caracteristica é o diamagnetismo perfeito, ou seja, exclusão do campo magnético aplicado de seu interior.

A supercondutividade ja existe, mas somente em teperaturas muito baixas, próximas ao zero absoluto (0 K ou -273 °C), e isso inviabiliza a tecnologia, mas se descoberta a temperatura ambiente, seria uma revolução.

As aplicações tecnológicas são inumeras, um computador quântico a nivel comercial é uma delas. 


3º - Células-tronco 




As células-tronco têm a capacidade de se transformar em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue.

Com a dominação do comportamento desse tipo de célula, poderiamos não morrer por causas naturais, expectativa de vida deixaria de ser tema de discussão, pois não existiria uma idade definida para a morte de uma pessoa, porque ela morreria apenas por fatores externos, e isso não esta longe de acontecer.

Uma das difculdades é a questão ética, alguns países não liberaram as pesquisas sobre celulas-tronco e isso atrapalha o andamento da descoberta. 


4º - Anti-gravidade 




Flutuar!, se fosse descoberto um meio de anular a força da gravitacional, o custo para visitar a lua seria o mesmo que voar em um avião convecional à mesma distância.

O que encarece a viagem espacial é a energia gasta para fazer a nave vencer a força gravitacional, e se essa força não existisse, seria muito mais facíl e barato sair da terra.

O problema é que, não se sabe ainda nos dias de hoje se o que oferece a força gravitacional é uma partícula, e se essa partícula é neutra ou tem sua forma oposta assim como o magnetismo; ou ainda se a gravidade é apenas a curvatura do espaço-tempo como einstein sugere. Mas o fato é, que o cara que patentear esse mecânismo, ficará muito rico. 


5º - Produção barata de antimatéria. 




Uma colher de antimatéria tem energia suficiente para visitar a estrela mais próxima do sol. A antimateria é o motor perfeito, 99,8% da matéria é convertida em energia, em comparação com a energia nuclear, apenas 1,5% da matéria é convertida em energia.

Se for descoberto algum meio barato de obte-la, seria uma revolução nas usinas de energia, apenas uma particula de anti-matéria, oferece energia suficiente para abastecer o vaticano por 1 ano.

A antimatéria hoje em dia é obtida apenas em aceleradores de particulas, mas além da complexidade para aprisiona-la (matéria e antimatéria se aniquilam), a energia gasta para conseguir a anti-materia é muito maior do que ela própria proporcionaria, os EUA faliriam para produzir apenas uma gota de antimatéria, ou seja, completamente inviavel nos dias de hoje. 


6º - Vida extraterrestre inteligente 




Depois do dia do primeiro contato formal, se houvessem trocas de tecnologias, seria um salto gigantesco na humanidade da noite pro dia, inúmeros avanços iriam ocorrer, seria conhecido como o verdadeiro dia D, os estudos com a biologia extraterrestre marcaria para sempre a maneira como vemos a vida.

Ainda é mais provavel que os extraterrestres nos encotrem, do que nós próprios encontrar eles, nem sequer encontramos um planeta igual o nosso e não sabemos se a água é o requisito mínimo para a vida.


7º - Inteligência Artificial 




Se fosse inventada uma maquina com um pensamento próprio e raciocinio lógico melhor do que o próprio ser humano, seria talvez a mais impactante das descobertas, onde a criação superaria o criador, e a famosa frase teria que ser mudada para "A criação nunca supera o criador de seu criador."

As maquinas subistituiriam os humanos não apenas em trabalhos físicos, mais também em trabalhos intelectuais, e isso pode marcar o fim dor ser humano, indiretamente, pois as maquinas nos subistiruiriam em todos os tipos de trabalho, até a gente se tornar ultrapassados, antigos e obsoletos. 

Um comentário:

  1. Interessante!

    http://portalcognoscere.wordpress.com/

    Quer ajudar esse portal?

    ResponderExcluir