A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Jesus Cristo, Criss Angel, O lagarto Jesus e a tensão superficial

Acabei de ver Topa de Elite 2, o bicho pegou e o sistema é forte apesar da semelhança com a realidade ser mera ficção. Amanhã é feriado e penso em dar uma olhada em um sonho, fica do outro lado do rio, mais o assunto do momento é a paniquete correndo sobre um lago. Para realizar tal feito é preciso ter concentração, pegar velocidade na corrida e, antes de "pisar" na água é preciso entrar nela fazendo uma pequena curva, pisando, com algum calçado, de forma que a superfície desse sapato entre em total contato com a água, causando assim uma tensão e permitindo você executar alguns passos rápidos sobre a água.

A técnica é a mesma de quando jogamos uma pedra horizontalmente para ela ficar quicando na água. Andar sobre a água parece ser algo muito interessante, porém é no mínimo divertido! Tenha cuidado ao executar, a explicação física já dou.






Olha, tempos atrás vi Criss Angel atravessar uma piscina cheia de água com gente nadando ao seu redor, tudo arrumado, não existe mágica só truque.




Sobre a travessia tenho uma teoria. Ele pisava sobre um meio material que possui o mesmo índice de refração da água, então os dois meios se comportavam como um só. Chamamos o fenômeno de continuidade óptica, veja o tema abaixo:


O Índice de Refração de um meio é a relação entre a velocidade da luz no vácuo e velocidade da luz neste meio. Ele informa quantas vezes a velocidade da luz no vácuo C é maior que a velocidade da mesma luz no meio considerado. Quando dois meios transparentes apresentam o mesmo índice de refração (refringência), um é invisível em relação ao outro. Não há reflexão, refração, muito menos mudança na direção da luz ao mudar de meio. Entre esses meios existe Continuidade Óptica.


O vidro e o Tetracloroetileno possuem o mesmo índice de Refração


Em outras palavras ele pisava sobre uma plataforma sólida. Resolvendo o problema do mágico vamos ao lagarto Jesus e o estudo sobre a tensão superficial:






A cerca de 40 a 30 anos atrás, mulheres grávidas enchiam um vasilhame com água e colocava duas agulhas em sua superfície, dependendo da posição das mesmas, saberiam o sexo do bebê. É claro que se trata de crendices, pois esse método não é capaz de informar a mãe sobre o sexo do seu bebê, mas uma pergunta ainda fica no ar. Como que uma agulha pode ficar em cima da água sem afundar? Como um mosquito, aranha ou outro animal pode pousar cima da água?


Fatos como estes podem ser explicados através de algo chamado tensão superficial dos líquidos.

A tensão superficial é uma camada na superfície do líquido que faz com que sua superfície se comporte como uma membrana elástica que não deixa o objeto adentrar-los, ou seja, afundar. Isso ocorre devido às moléculas da água, que interagem entre si. As moléculas que estão no interior do liquido interagem com as demais em todas as direções (em cima, em baixo, dos lados e nas diagonais), já as que esta na superfície só interage com as moléculas que estão dentro do liquido.



As moléculas da água (H2O) interagem entre si dentro do liquido e todas as direções, mas as moléculas que estão na superficie só interagem com as que estão abaixo porque não há nada em cima. Dessa forma cria-se a tensão superficial.

O resultado dessa interação só com as moléculas do lado de dentro, faz surgir uma tensão que exerce uma força sobre a camada da superfície, com a intenção de compensar essa tensão do lado de dentro do liquido. Essa “força” é a: tensão superficial dos líquidos.



Você pode fazer o teste da tensão superficial da água, colocando-a [a água] em uma vasilha qualquer e em seguida colocar cuidadosamente uma pequena moeda, uma agulha ou aqueles anéis de refrigerante sobre a água. Nota-se que nenhum desses objetos mencionados é menos denso do que a água, muito pelo contrario, é bem mais denso, porém, ao colocá-lo sobre a água, você observa que eles não afundam devido à tensão superficial. Agora tente adicionar algumas gotas de detergente nesse sistema e veja o que acontece! Os objetos afundaram rapidamente! Isso ocorre porque o detergente é um surfactante, isto é, ele age nas moléculas de água quebrando a interação entre elas, consequentemente, quebrando sua tensão superficial.


Pois bem, somente pela fé podemos acreditar que Jesus Cristo não correu como a piu-piu nem como o lagarto jesus, mais andou sobre a água sem usar o truque do ilusionista e sem explicação física deste professor. Um abraço e bom feriado. kleber.


Veja também: http://fisikanarede.blogspot.com/2011/01/fisica-da-pulseira-do-equilibrio-power.html

                       http://fisikanarede.blogspot.com/2011/01/sabado-magico-cedula-rasgada.html  

TIRINHA  DO  DIA

3 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=zuNaF9Rcn18
    professor, a física pode explicar o que ele fez aí também ?

    ResponderExcluir
  2. professor, queria saber uma coisa...por que que quando tá chovendo ou tá frio, o vidro do carro embaça, daí nós ligamos o ar condicionado frio pra desembaçar? meu pai disse que ar quente faz ficar mais embaçado ainda...como é isso? beijo!

    ResponderExcluir
  3. amanda, isso se deve ao fato de, como vc mesmo falou, a parte exterior do carro está mais fria e dentro do carro o ar está mais quente, fazendo com que haja um choque de temperaturas, embaçando o vidro. Ao acionar o ar condicionado no frio, vc faz a temperatura entrar em um equilibrio. Entendeu?

    ResponderExcluir