A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Física da pulseira do equilíbrio (Power Balance)




Estava a pouco no shopping Iguatemi de Fortaleza e resolvi comprar uma pulseira do equilíbrio (Power Balance), para testar sua física do equilíbrio.

É incrível a criatividade do ser humano, quando eu penso que já vi tudo surge a mais nova e revolucionária invenção a pulseira capaz de fazer milagres, veja a propaganda barata:





Descobri essa pulseira no braço de alguns queridos alunos mais já tinha visto algo na TV e fiz a famosa pergunta:

 Como funciona a pulseira do equilíbrio?

Primeiramente a pulseira do equilíbrio promete, através de onda magnéticas geradas por um selo holográfico, equilibrar o centro de gravidade do seu corpo trazendo benefícios físicos e mentais. Alguns atletas já foram flagrados utilizando a referida pulseira, acreditando nos incríveis benefícios da pulseira. Pena que são atletas meio “sem credibilidade” como o Cristiano Beleza Ronaldo, Rubens vice Barrichelo e o garoto Mimado Neimar .

O absurdo se tornou tão grande que até mesmo o Fantástico foi investigar os benefícios das pulseiras do equilíbrio, na verdade querendo incrementar o Ibope com a fama delas. Enfim chegou-se a conclusão nenhuma, o selo holográfico é o mesmo utilizado em seu cartucho de tinta para comprovar a autenticidade, não emite absolutamente nada, quando mais de forma ordenada para trazer algum benefício para saúde. Não existe nenhuma comprovação científica para os benefícios da pulseira do equilíbrio. A unica explicação seria o psicológico, onde a pessoa acredita tanto que a pulseira irá melhorar a sua qualidade de vida que ela realmente melhora.


Pra mim essa história é a mesma coisa daquelas pulseiras do sexo, que tinham várias cores e cada uma com sua finalidade. Até a moda passar muito dinheiro o seu criador irá ganhar, palmas para ele, enchendo o bolso de dinheiro com a pulseira do equilíbrio que não funciona.

A empresa Power Balance, fabricante das pulseiras do equilíbrio, foi obrigada a admitir na Austrália que o produto não funciona e terá de reembolsar clientes insatisfeitos. 

«Admitimos que as nossas alegações sobre o artigo não têm base científica e que por isso incorremos numa conduta enganosa»,  declarou a empresa.

Desta forma, todos os clientes australianos que se sentiram defraudados com a pulseira podem reclamar até 30 de Junho deste ano. Olha o trouxa aqui conseguiu um desconto de R$ 20,00 e comprou uma, a empresa agradece pela babaquice.



Agora um pouco de Ciência




Sobre a física por trás da pulseira só a estática do corpo extenso pode explicar o centro de gravidade do corpo humano:

Não precisamos Ir muito longe para constatar, por meio de algumas experiências, o uso inconsciente que fazemos constantemente das propriedades de nosso centro de gravidade.
Encostando todo o corpo de perfil desde o pé até o ombro contra uma parede vertical, não podemos afastar o outro pé sem corrermos o risco de cair; e talvez, pela primeira vez, reconheçamos o fato de que, ao desviar o pé direito da linha vertical, temos que inclinar o corpo para o lado esquerdo. 


Inclinando-se para a frente, apoiando a testa contra uma parede, da qual afastaremos os pés o mais possível, veremos que, sem o auxílio das mãos, não poderemos levantar.
Vários experimentos divertidos podem ser feitos em casa para determinar  a posição do centro de gravidade no corpo humano. Eis algumas delas:
A) Fique de pé bem junto a uma parede, tente levantar os calcanhares e se manter desse jeito. Você vai ver que não consegue.
B) Encoste o ombro em uma parede, tente levantar a perna mais afastada e se manter nessa posição!
Essa experiência, como a anterior, mostra que o equilíbrio exige um deslocamento do corpo que mantenha a vertical passando pelo centro de gravidade e pela base de apoio do corpo.
C) Tocar os pés com as mãos sem dobrar os joelhos é fácil para quem está em forma. Mas tente fazer isso com o corpo junto a uma parede...
D) O centro de gravidade das mulheres (em geral) é posicionado diferentemente do centro de gravidade dos homens. Basta olhar as anatomias de uma moça e de um rapaz para desconfiar desse fato.
Uma moça pode colocar uma caixa de fósforos no chão, ajoelhar-se com as mãos para trás e derrubar a caixa de fósforos com o nariz sem cair.


Rapazes, normalmente, não conseguem fazer isso por terem o Centro de Gravidade mais alto que moças.


Todas os exemplos se baseiam no fato de que um corpo fica equilibrado quando a projeção vertical de seu centro de gravidade cai sobre a base de apoio. Por exemplo, quando uma pessoa toca os pés com as mãos sem dobrar os joelhos a parte traseira do corpo (conhecida popularmente como bunda) tem de se deslocar para trás. Só dessa forma mantém-se a vertical que passa pelo centro de gravidade passando pela base dos pés.



Boa procura de seu centro e não jogue seu dinheiro fora como seu amigo professor fez.

Links interessantes sobre centro de massa – Física prática no you tube:

http://www.youtube.com/watch?v=ViwCFlMb7x8&feature=related

Dedico este post a todos os FERAS do Lato Sensu que foram aprovados no PSC. Parabéns e sejam melhores que seus professores se colocando sempre com humildade e temor a Deus, amor ao próximo, acima  de tudo.

Um parabéns especial ao meu filho Renan Bastos que em sua idade foi melhor que seu pai, Que Deus te abençõe e a todos seus amigos: Thales Tito, Lucas Valente,Pedro Akira, Gabriel Vieira, Mateus Severiano, Fábio Markovisk agora americano...e todos do terceirão. Boa sorte, a parte mais fácil já passou agora vem o bom.

Esta postagem fala de Estática em homenagem ao novo Engenheiro Cívil da família no futuro próximo. Quando chegar a estrutura e a resistência dos materiais vocês lembrarão desta leitura e de como a física era fácil.    


Veja também: http://fisikanarede.blogspot.com/2010/10/jesus-cristo-criss-angel-o-lagarto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário