A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Aluna nota 10


Estudante de 16 anos é aprovada em nove vestibulares de Medicina


'Sempre fui exigente demais comigo', diz Marcela.
Garota vai estudar na Universidade de São Paulo (USP).




Marcela Malheiro Santos, de 16 anos, tem o privilégio de escolher entre o curso de medicina de nove universidades brasileiras. A estudante foi aprovada nas principais instituições de ensino do país, entre elas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No total, Marcela prestou 13 vestibulares. Passou em nove, não passou em quatro (veja quadro ao lado). A estudante já decidiu: vai fazer o curso de medicina da USP.


Dedicação
Tanto sucesso não foi à toa. Marcela sempre foi boa aluna, ama ler e reservou o ano de 2010 para se preparar ao vestibular. Desistiu das aulas de balé, jazz e sapateado, das conversas com os amigos pela internet, e dos passeios. No máximo, dava uma volta de meia hora de bicicleta, pelo bairro onde mora, em Pirituba, aos domingos.
De manhã, frequentava as aulas regulares do terceiro ano do ensino médio, e à tarde aproveitava as atividades extras da escola, como plantão de dúvidas e aulas de redação. Em casa estudava na escrivaninha no quarto, sob silêncio total. "Nunca fui de ficar estudando o tempo todo, mas prestava muita atenção nas aulas. Os professores dão dicas do que vai cair e há questões modelo que você pode treinar", destacou.
Veja dicas de estudos da vestibulanda
- Se possível, dedicar o ano aos estudos e dispensar demais compromissos;
- Não estudar muitas horas por dia;
- Prestar atenção nas aulas e nas dicas dos professores;
- Responder questões de vestibulares anteriores, pois muitos modelos são mantidos;
- Ler revistas, jornais, livros e sites informativos;
- Aos alunos que ainda não estão no terceiro ano, vale a pena prestar vestibular como treineiro;
- Revisar a matéria do dia, em casa;
- Fazer uma redação por semana;
- Buscar formas de relaxar o corpo e a mente pelo menos uma vez por semana;
- Evitar comidas pesadas, como fritura, principalmente antes das provas.

Quarta Quântica - Dilatação do Tempo



A descoberta do caráter absoluto da velocidade da luz trouxe como conseqüência um nova maneira de conceber o tempo na física relativística. Estamos acostumados à idéia de que o tempo passa da mesma maneira para corpos parados ou em movimento; para nós, o tempo é absoluto. Essa é a concepção de tempo na Física de Newton.
Para Einstein isso não acontece: o tempo é relativo. A Teoria da Relatividade Demonstra que o tempo passa mais devagar para uma pessoa que se movimenta com velocidade comparável à da luz do que para outra, parada ou em movimento de baixa velocidade. Esse efeito é conhecido como dilatação do tempo. Devido a ele, a noções de simultaneidade também desaparece na Física relativística.
Vejamos um exemplo. Existem estrela no céu, tão afastados, que a luz demora anos para alcançá-las. Vamos supor uma estrela situada a 40 anos-luz da Terra. Como sabemos que é impossível viajar a uma velocidade superior à da luz, podemos concluir que essa estrela não pode ser alcançada em menos de 40 anos. Essa conclusão é, no entanto, errônea, pois não levamos em conta a relatividade do tempo envolvida no problema.
Vamos supor que viajássemos para a estrela, em um foguete, chamado de foguete de Einstein, com uma velocidade de 240 000 km/s. Para uma pessoa na Terra, nossa viagem demorará 100 anos: 50 anos na ida e 50 anos na volta. Mas, de acordo com a Teoria da Relatividade, para nós que estamos no foguete, o tempo de vôo sofrerá uma redução de 40%, ou seja:



O que significa dizer que alcançaremos a estrela em 30 anos e não em 50. Portanto, uma viagem de ida e volta demorará 60 anos.
Podemos reduzir o tempo de vôo indefinidamente, bastando, para isso, aumentar a velocidade do foguete de Einstein, até que ele se aproxime da velocidade da luz. Teoricamente, poderemos, viajando com uma velocidade suficientemente alta, ir à estrela, e voltar à Terra, em um minuto! Mas, na Terra terão passado 80 anos, da mesma forma.
Aparentemente, dispomos de um meio de prolongar a vida humana indefinidamente, se bem que apenas do ponto de vista de outras pessoa, pois cada um envelhece com o "seu" tempo próprio. Infelizmente, esta perspectiva é ilusória.


TIRINHA DO DIA






CARICATURA DO DIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário