A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Táquion, mais rápido que a Luz




Um táquion ou taquião (do grego ταχυόνιονtakhyónion, de ταχύςtakhýs, i.e. "rápido", "veloz") é uma partícula hipotética cuja velocidade excede a velocidade da luz. Embora não seja possível acelerar uma partícula até que ela atinja a velocidade da luz segundo a Teoria da Relatividade Especial, a mesma não impede a existência de partículas com velocidade superior à da luz em seu estado natural.

A primeira descrição dos táquions é atribuída ao físico alemão Arnold Sommerfeld, no entanto foram George SudarshanOlexa-Myron BilaniukVijay Deshpande e Gerald Feinberg (que originalmente cunhou o termo da década de 1960) os primeiros a avançar nos estudos de suas bases teóricas. Campos taquiônicos aparecem em vários contextos, tal como a Teoria das Cordas. Em termos da Relatividade Especial, um táquion é uma partícula com quadrimomento e tempo próprio imaginário.


Se táquions fossem convencionais, seriam partículas localizáveis (detectáveis) que poderiam ser usadas para enviar sinais mais rápido que a luz, isso levaria a uma violação da causalidade em Relatividade Especial. Mas, no âmbito da Teoria Quântica de Campos, táquions são entendidos como significando uma instabilidade do sistema e tratados como condensação de táquions, ao invés de partículas reais mais rápida que a luz, e instabilidades, como são descritas por campos taquiônicos. Campos taquiônicos apareceram teoricamente em uma variedade de contextos, como a teoria das cordas bosônica. De acordo com o contemporâneo e amplamente aceito na compreensão do conceito de uma partícula, as partículas táquion são demasiado instáveis para serem tratadas como existentes. Por essa teoria, a transmissão de informações mais rápido que a luz e a violação de causalidade com táquions são impossíveis.


Apesar dos argumentos teóricos contra a existência de partículas táquion, pesquisas experimentais têm sido conduzidas para testar a hipótese contra a sua existência, porém, nenhuma evidência experimental a favor ou contra a existência de partículas táquion foi encontrada.
Se os taquiões existissem e fosse possível usá-los para transmitir informação, então eles poderiam ser usados para transmitir informação para trás no tempo, um tipo de viagem no tempo da informação. Este resultado é conhecido como Paradoxo de Tolman. No entanto, aplicando resultados da mecânica quântica, é possível mostrar que se os taquiões existem, então uma das duas hipóteses necessariamente deve ser válida: ou eles estão localizados, mas neste caso a informação transmitida por eles viaja com v < c, ou eles carregam informações com v > c, mas neste caso eles não estão localizados; em ambas hipóteses, taquiões não servem para carregar informações com v > c.


Observação de um Táquion

Visualização de um táquion. Como o objeto se move mais rápido do que a luz, não é possível vê-lo se aproximando. Apenas após ele passar pela região próxima, poderíamos visualizar duas imagens, aparecendo e desaparecendo em direções opostas. A linha preta é a onda de choque da radiação Cherenkov.
Dado que um táquion se move mais rápido que a velocidade da luz, não podemos vê-lo se aproximando. Depois de um táquion ter passado, seríamos capazes de ver duas imagens do mesmo, aparecendo e que partem em direções opostas (imagem). Na figura acima, à direita, a linha preta é a onda de choque da radiação de Cherenkov, aparece apenas em um momento do tempo. Este efeito dupla imagem é mais importante para um observador situado no caminho de um objeto FTL (neste exemplo uma esfera, mostrada em cinza). No sentido da direita a forma azulada é a imagem formada pela luz azul com deslocamento Doppler que chega ao observador que está localizado no vértice das linhas negras de Cherenkov da esfera FTL a medida que se aproxima. No sentido esquerdo a imagem avermelhada é formada a partir da luz com desvio para o vermelho que sai da esfera depois que ela passa pelo observador. Como o objeto chega antes que o observador não vê qualquer luz até a esfera começar a passar o observador, após o qual a imagem como vista pelo observador divide-se em duas: uma a esfera de chegada (à direita) e outra a esfera partindo (à esquerda).

Referências

  1. ↑ a b Tachyons, por Scott I. Chasesite do Departamento de Matemática da University of California, Riverside
  2.  Johri, V.B. (1980). "On the existence of tachyons in a bradyon-dominated universe". International Journal of Mathematics and Mathematical Sciences 8: 389.DOI:10.1155/S0161171285000400.
  3.  Bisht, P.S.; Negi, O.P.S. (2008). "Supersymmetric Partners In T4 Space". Predefinição:Hide in printPredefinição:Only in print [hep-th].
  4.  Bilaniuk; George Sudarshan (Maio 1969). "Particles beyond the Light Barrier". Physics Today.
  5. ↑ a b Bilaniuk; Deshpande, George Sudarshan (1962). "Meta Relativity". American Journal of Physics: 718ff.
  6.  Feinberg, Gerald (1967). "Possibility of Faster-Than-Light Particles". Physical Review 159: 1089-1105.
  7.  Peskin, Michael E.; and Schroeder, Daniel V. (1995) An Introduction to Quantum Field Theory, Perseus books publishing.
  8.  "Feinberg, Gerald (1997). "Tachyon" article in Encyclopedia Americana, Grolier Incorporated, vol. 26, p. 210.
  9.  G. A. Benford, D. L. Book, and W. A. Newcomb; The Tachyonic Antitelephone; Phys. Rev. D 2, 263–265
  10.  Enciclopédia  Wikipédia


A Nissan volta com os seus comerciais provocativos no Youtube e TV. Desta vez tira uma onda com a disposição que algumas pessoas têm para gastar verdadeiras fortunas com futilidades, como os rappers americanos.






Todos os dias somos bombardeados com todo o tipo de propaganda, seja ela vinculada a TV, rádio internet, enfim… O fato é que assim como existem comerciais criativos e muito bem bolados, acontece o mesmo com os famosos outdoors.
Veja alguns:




07

11
03
04
08
09
06
10

Bom Sábado......

Nenhum comentário:

Postar um comentário