A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O que seria 1 segundo ?



Hoje estive dando aula de Física 1 e estava falando para os meus queridos sobre a introdução ao estudo da Física. Comentava sobre :

O método ciêntifico;
O sistema internacional de unidades;
Notação ciêntífica;
Algarismo significativo e ordem de grandeza.


Ao comentar sobre o S.I. contei sobre a história da unidade metro e de onde veio a grandeza padrão.


 E sobre a medida de tempo, de onde veio o segundo, o que seria 1 segundo? Sei que hoje prometi uma postagem sobre a história da termometria, mais fica para amanhã.

O tempo é uma unidade vital tanto para o meio cívico como para o meio científico. Todos nós temos que saber as horas para podermos organizar uma seqüência de eventos no intervalo de tempo de um dia. No meio científico é necessário que saibamos a duração de certo evento, e muitas grandezas físicas dependem do tempo, como a velocidade (comprimento por tempo), aceleração (comprimento por tempo ao quadrado), etc. O tempo em si é uma grandeza fundamental da física assim definida pelo SI. Podemos estabelecer como padrão de tempo qualquer fenômeno que se repita periodicamente. O exemplo mais conhecido é o período de rotação da Terra, que representa o intervalo de tempo de 24h, ou um dia. Porém os desenvolvimentos científicos exigem que haja mais precisão se estabelecer uma unidade de tempo válida.

No antigo Egito, utilizava-se para a medição do tempo a ampulheta, que consistia em um tubo de vidro com um enforcamento em seu centro e um dos lados continha areia. A unidade de tempo de cada ampulheta era definida como sendo o intervalo de tempo necessário para que toda a areia escoasse de um lado para outro. Muitos séculos depois o pêndulo era utilizado para a medição do tempo, já que ele tinha a propriedade de possuir um período constante, independendo de sua velocidade. Porém nesta época, a imprecisão era tremenda. Hoje em dia se utilizam relógios de pulso a quartzo, que tem a propriedade de gerar um pulso elétrico periódico quando sob certas condições. Em laboratórios, são utilizados hoje em dia, os relógios atômicos, baseados na freqüência característica do isótopo do césio 133. Em 1967, estabeleceu-se então que a unidade de tempo do segundo é definida como 9. 192. 631. 770 vibrações de luz em um dado comprimento de onda emitido pelo césio 133.

Esta é a resposta da pergunta. Espero que tenham entendido.




+  FÍSICA LEGAL



O que seria o quinto estado da matéria, chamado de condensado de Bose-Einstein


Em 1995, físicos da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos (EUA), concentraram e congelaram um conjunto de 2 mil átomos de rubídio a uma temperatura de apenas 170 bilionésimos de grau acima do zero absoluto (273 graus Celsius negativos). Com isso, pela primeira vez construíram um condensado de Bose-Einstein – uma minúscula porção de matéria cujas partículas se comportam de maneira extremamente organizada, vibrando com a mesma energia e a mesma direção, como se constituíssem um único superátomo. Esse é o quinto estado da matéria, previsto pelo físico alemão Albert Einstein e pelo matemático indiano Satyendra Nath Bose, em 1924.



CURIOSIDADE DO DIA



A ilusão de seus olhos azuis…





No desenho acima você vê o olho azul… verde… turquesa da garota à esquerda, da mesma cor que o enfeite no cabelo, no lado direito, todo cinza. Mera ilusão.
Os olhos nos dois lados são exatamente do mesmo tom de cinza, sem nenhuma cor, mas a cor vermelha ao redor engana seu cérebro com a constância de cores.

TIRINHA DO DIA



  
CARICATURA DO DIA






HUMOR DO DIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário