A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Watson o Supercomputador


    Elementar meu caro "Watson"


Após quatro anos de desenvolvimento, a IBM na semana passada publicamente revelado um sistema de computação que se especializou em analisar a linguagem humana natural e respondendo a perguntas complexas.
 

"Criamos um sistema que possa interagir de uma maneira muito especial", disse ele na manifestação. "As pessoas passam suas vidas tentando avançar [no campo da inteligência artificial] por centímetros. O que Watson não tem demonstrado a capacidade de avançar no campo da inteligência artificial, por milhas. "


Não é a primeira vez que a IBM tem usado o seu know-how tecnológico para colocar as pessoas contra os computadores. O anúncio da Watson traz de volta memórias de Deep Blue, o supercomputador que, após alguns reveses iniciais, chegou a derrotar o campeão mundial de xadrez Gary Kasparov. As semelhanças param por aí. 

Watson é capaz de analisar rapidamente a linguagem humana natural, vasculhar seus cerca de 200 milhões de páginas de conteúdo armazenado - cerca de 1 milhão de livros vale a pena - e encontrar uma resposta com toda a confiança em menos de 3 segundos.


É esse fator humano que faz Watson tão inovador ainda de uma maneira também um pouco perturbador, perfeitamente secundado pela vinheta de um espaço vazio entre os dois competidores no palco. Em um ponto, ao terminar a última pergunta na categoria "Girls Dig Me", Watson fez até uma brincadeira - fazendo com que a platéia explodir em risos e aplausos. 

Parece que a máquina da IBM não foi apenas esperto, ele era engraçado 

"[HAL 9000] é ficção científica", admitiu Ferucci. "Eu não acho que estamos perto disso ou indo nessa direção. Uma inspiração para este tipo de tecnologia de ficção científica, pelo menos para mim, é o computador em Star Trek. Eles construíram um sistema que ajuda você com suas necessidades de informação, compreende a sua pergunta, organiza e apresenta-lo de uma forma que você possa digeri-la rapidamente. "

Watson está em constante aperfeiçoamento, é claro. Kelly estima um aumento de 50% a cada 20 meses, passa de aprendizagem. Ferrucci foi rápida para lembrar ao público que estava no comando. 

Afinal, era o homem que construiu Watson, em primeiro lugar.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário