A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mais rápido que a Luz

Podemos estar indo rumo a uma nova maneira de entender o universo. Muitos céticos terão que ponderar a respeito. 

Superlumínica
Mais rápido que a luz (também superlumínica ou FTL, do inglês faster-than-light) refere-se à propagação de informação ou matéria mais rápido do que a velocidade da luz, seja em comunicações ou viagens. Este conceito é fundamental para a ficção científica, e é também assunto de estudos científicos ora em andamento. Todavia, com base no conhecimento presente, não se sabe ainda se será possível ir-se mais rápido do que a velocidade da luz, posto que isto violaria os princípios da relatividade especial.


Mais rápido que a luz?

Vamos recapitular algumas coisas. Segundo a teoria atual, seria possível viajar mais rápido que a luz? Simplificadamente não.

Suponhamos que você esteja viajando no último vagão de um trem na velocidade da luz, aí você resolve sair correndo do último vagão para o primeiro, nesse caso você estaria acima da velocidade da luz?


Essa foi uma pergunta inteligente que eu achei em um site internet a fora.
As respostas:

1- Tudo na velocidade da luz vira energia, portanto você não se moveria.
2- Supondo que 1 não fosse verdade, ainda assim você não se moveria por que a velocidade é tão grande que você estaria esmagado ao fundo do trem.
3- Suponde que 1 e 2 são mentiras, ainda assim não é verdade, pois do seu ponto de vista, você está parado, a 0km/h, correndo, chegaria a 50km/h no máximo.
4- O 3 é valido para a possibilidade de um trem a velocidade da luz estar dentro de outro trem a velocidade da luz.
5- Na velocidade da luz ocorre a Dilatação do Tempo (que é a grande sacada da teoria da relatividade) e o tempo no seu referencial estaria correndo mais devagar do que para um observador do trem. Exemplo:Se vc cronometasse uma viagem de dentro de uma nave à velocidade da luz e gastasse 2h para percorrer um trajeto, uma pessoa de fora que também estivesse cronometando, observaria que vc gastou 3 dias. (Fonte)

Essa são noções básicas, e como não sou nenhum físico, podem conter alguns erros. Mas o fato é que a ciência até hoje fala que é impossível se viajar acima da velocidade da luz... até agora.

As exceções 

Acelerar uma partícula acima acima da velocidade da luz é impossível, mas e possivel que uma particula acima dessa velocidade exista naturalmente, é o caso dos Táquions.

Um táquion (do grego ταχυόνιον, takhyónion, de ταχύς, takhýs, i.e. rápido, veloz) é uma partícula hipotética cuja velocidade excede a velocidade da luz e está. Embora não seja possível acelerar uma partícula até que ela atinja a velocidade da luz segundo a Teoria da relatividade especial, a mesma não impede a existência de partículas com velocidade superior à da luz em seu estado natural.

A primeira descrição dos táquions é atribuída ao físico alemão Arnold Sommerfeld; no entanto foram George Sudarshan, Olexa-Myron Bilaniuk[1][2], Vijay Deshpande[2] e Gerald Feinberg[3] (que originalmente cunhou o termo da décade de 1960) os primeiros a avançar nos estudos de suas bases teóricas. Campos taquiônicos aparecem em vários contextos, tal como a teoria bosônica das cordas. Em termos da relatividade especial, um táquion é uma partícula com quadrimomento e tempo próprio imaginário.(Wikipedia)


Junto com os táquions, surgiu o termo "superluminais", que hoje vem ganhando algum destaque. Essa semana ciêntistas teorizaram uma forma de aumentar a velocidade pulsos
de luz além da velocidade da luz atual. Você pode ver detalhes aqui. E não faz muito tempo, alguns ciêntistas de uma outra universidade conseguiram dar "marcha ré na luz". Mais que isso, a quase um ano, pesquisadores Suiços conseguiram controlar a velocidade com que a luz atravessa um fibra óptica, dividindo sua velocidade e até aumentando para um nivel até antes impossível. Aqui a matéria.
Onde eu quero chegar com isso? Einsten podia não estar totalmente certo em parte de sua teoria. E é até engraçado, mas na matéria dessa semana, as partículas chatas, como pratos, ou largos como um cigarro, viajam mais rápido. Semelhança com disco voadores? Não é teoria da conspiração, mas não vamos ser tão céticos.
Outra coisa curiosa, se os táquions realmente existissem, e se acelerassem até o infinito, então logo que chegassem perto do infinito estariam em todos os lugares do universo, seriam onipresentes e ao mesmo tempo inexistentes.

Esse é um campo novo, matemáticos e físicos estão fazendo contas nesse exato momento. A Nasa usa um pouco do seu orçamento para se manter informada a respeito. Star Trek pode não estar assim tão longe.
l...

Autor...Por Didgio ( Neurônios Hiperativos )




Quando apenas morcegar na aula não é o suficiente…




Flexégramas...



























Nenhum comentário:

Postar um comentário