A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fritando a Cuca em 2011 - OBF, OBA, OBM e OBQuímica.




2011 já começou e é hora de iniciarmos o estudo, sempre digo para os meus alunos que, assim como podemos malhar os músculos, também é possível "malhar o cérebro". Se malhar o corpo aumenta a nossa massa muscular, malhar o cérebro nos deixa mais inteligentes!

Sim! Já vai longe o tempo em que se acreditava que inteligência era algo estanque. Hoje sabemos que existem múltiplas inteligências e, o melhor de tudo: podemos melhorá-las!

E como fazemos isso? Simples: estudando. E é preciso entender que estudar não é necessariamente uma coisa chata, um compromisso intragável e com hora marcada. É preciso mudar o modelo e aprender a aprender com prazer. Dá até para se divertir com os estudos e os novos conhecimentos.

Nesta linha de "malhar o cérebro", as olimpíadas estudantis são ferramentas que ajudam muito a estimular os estudos. Elas são atividades motivadoras. E no final, mesmo quem não conquistar nenhuma medalha, jamais sairá de mãos abanando. Todo mundo, sem exceção, ao participar de uma olimpíada do conhecimento, leva de brinde um upgrade cerebral, ou seja, fica mais inteligente! 

Confira abaixo os dados e links de algumas importantes olimpíadas nacionais de Física, Astronomia, e outras disciplinas. Nos sites indicados há provas de anos anteriores para resolver, estudar e aprender mais.

:: OBF
SBF - Sociedade Brasileira de Física, que promove a OBF - Olimpíada Brasileira de Física, porta de entrada para as olimpíadas internacionais desta disciplina, acaba de divulgar as datas oficiais das provas das três fases de 2011. Confira:
  • Primeira Fase:  21/05/2011
  • Segunda Fase: 13/08/2011
  • Terceira Fase: 08/10/2011
Para quem está acostumado com a OBF, em 2011 há uma novidade notável: primeira fase no primeiro semestre. Até o ano passado todas as fases aconteciam no segundo semestre.
OBF, além do site, tem dois canais de comunicação na internet:
:: OBA
SAB - Sociedade Astronômica Brasileira,  que organiza a OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia, também já divulgou  a data da prova:
  • Fase única: 13 de maio de 2011.
Paralelamente à OBA acontece a OBFOG - Olimpíada Brasileira de Foguetes. Veja mais detalhes no site.
OBA seleciona os estudantes brasileiros que vão defender nosso país naIAO - International Astronomy Olympiad. 

:: Novidade 2011: Matemática Sem Fronteiras

A REDE POC - Programa de Olimpíadas do Conhecimento está trazendo para o Brasil em 2011 o Matemática Sem Fronteiras, a edição brasileira deMathématiques Sans Frontières, competição criada em 1990 na França.
Ao contrário da OBF e da OBA, que são iniciativas públicas, o Matemática Sem Fronteiras é uma iniciativa privada. Mas, como parece-me um projeto bem bacana, estou divulgando-o aqui. Entre no site e saiba mais como participar deste evento.

Algumas outras olimpíadas:
  • OBQuímica - Olimpíada Brasileira de Química (2011 é o Ano Internacional da Química!)
  • OBM - Olimpíada Brasileira de Matemática
  • OBR - Olimpíada Brasileira de Robótica



Nova Camera 3D – Largura Altura e profundidade



  Você curte novidades? Tecnologias? Inovação? Vai gostar das novas imagens com maquina digital  3D confira…

2 comentários:

  1. Legal a OBA, vou participar [:

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente nossos alunos não terão "vistos" todos os conteúdos que poderão ser cobrados, o melhor seria a primeira fase no segundo semestre, assim eles já teriam noção dos conteúdos.
    Parabéns pela organização.

    ResponderExcluir