A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Alunos nota 10


Premiação PSC 2011


Ser aprovado em um vestibular é para poucos, estar entre os 10 primeiros colocados não é para qualquer um. Parabéns aos meus queridos que fizeram tal feito, sinto-me orgulhoso de ter participado da formação de cada um.

A cerimônia de premiação dos primeiros colocados no Processo Seletivo Contínuo (PSC/2011) será realizada nesta sexta-feira, 14, às 14h, no auditório da Faculdade de Direito (FD).

Serão agraciados os três mais bem classificados em todo o processo, o primeiro e o segundo lugar de instituição pública federal, o primeiro e o segundo lugar de instituição pública estadual e os primeiros colocados das cinco Unidades Acadêmicas do Interior.

Os 3 primeiros Geral:

Candidato  
CursoEscola                          Nota
 THIAGO JORGE C. G. DE VASCONCELLOS Medicina C. E. LATO SENSU453
 GABRIEL DE SOUZA CERVEIRA PEREIRA Engenharia CivilC. E. LATO SENSU438
 GRASIELA COSTA SILVA Medicina C. E. LA SALLE435





CURIOSIDADE DO DIA


Como surgiu o anel de formatura?




Os anéis, em geral, são responsáveis pela indicação de diversas situações e estados. A aliança dourada na mão esquerda, por exemplo, indica que uma pessoa é casada. Se estiver na direita, porém, já entendemos que ela está noiva. Reis medievais quase sempre utilizavam anéis em seu cotidiano, ao invés da incômoda coroa. O anel de formatura, por sua vez, é um item da composição visual de uma pessoa que indica que ela passou por um rito de passagem: a formação em determinada área de conhecimento.
"O anel de formatura foi criado para indicar um rito de passagem, ou seja, a finalização de uma parte fundamental da formação de alguém. A referência mais preponderante que temos é de que ele foi inventado por um grupo de alunos de West Point, academia militar tradicional dos Estados Unidos, em 1835. Os formandos queriam demarcar não só a passagem deles pela escola, mas também identificar de qual turma eles faziam parte, como uma demonstração de amizade, de superação em comum", explica a professora do Curso de Design de Joias da Universidade Anhembi Morumbi, Patricia Sant'Anna.
Segundo ela, depois desta turma, a escola rapidamente institucionalizou o anel de formatura, tornando-se, assim, uma tradição. Outras escolas norte-americanas a imitaram e, em pouco tempo, pessoas estrangeiras que estudavam neste país voltavam para os seus respectivos países ostentando o anel conquistado, e a tradição foi se espalhando mundo afora. "O modelo inicial era similar a um anel-sinete, mas rapidamente cada instituição foi estabelecendo novas formas", destaca Patrícia.
No Brasil, o anel de formatura se tornou um prêmio. "É um presente tradicional dado pelos pais aos formandos. Possui um formato padrão, em que de um lado existe o emblema da área do formando e, no centro, uma pedra de cor simbolizando a profissão. Portanto é um símbolo de superação de uma fase importante da vida acadêmica e também um presente de reconhecimento dos pais pelo esforço e conquista do filho", esclarece a professora.
Sobre a relação entre as cores e tipos de pedras com as profissões, Patrícia explica que há inúmeras explicações, mas ressalta que todas estão relacionadas ao modo que o Ocidente lê o significado das pedras. "Por exemplo, a ametista é indicada para o formando de Teologia porque ela é uma pedra preciosa que simboliza meditação e espiritualismo".
As carreiras tradicionais são as que mais se importam com o ritual de formatura, por isso é muito mais fácil encontrar pessoas usando anéis de formatura de Medicina, Odontologia ou Direito do que de Ciências Sociais ou Artes Visuais. Novas profissões, aliás, nem possuem um símbolo tradicional, muito menos uma pedra correspondente. Mesmo assim, Patrícia Sant'Anna não acredita que eles cairão em desuso. "Sempre haverá - e não serão poucos - os que prezam pela tradição e que necessitam passar pelos processos de reconhecimento e ritos tradicionais", finaliza a professora.
Veja abaixo algumas pedras e as profissões correspondentes:
Safira Azul
Administração; Artes Cênicas; Artes Plásticas; Astronomia; Biologia; Ciências Aeronáuticas; Ciências da Computação; Comércio Exterior; Publicidade; Educação Artística; Engenharia; Educação Física; Física; Fotógrafo; Matemática; Meteorologia; Psicologia; Química; Relações Internacionais; Sistemas de Informação
Rubi
Direito; Jornalismo
Turmalina Verde
Auxiliar de Enfermagem; Cabeleireiro
Ametista
Biblioteconomia; Ciências Sociais; Design de Moda; Geografia; História; Hotelaria; Letras; Pedagogia; Sociologia.
Esmeralda 
Medicina; Biomedicina; Bioquímica; Enfermagem; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Nutricionista; Veterinário.
Turmalina Rosa 
Ciências Contábeis
Granada 
Odontologia
Água Marinha
Economia
Topázio 
Farmácia; Filosofia

TIRINHA DO DIA




Muito riso em 2011



FILHO NOTA 10 - Este garoto é o primeiro geral IFAM 2011 ( Eng. Mecatrônica ) e calouro da UFAM 2011 em Eng. Cívil ( 14 colocado )  





Processo Seletivo Contínuo - PSC2011 Etapa: Final

Relação dos Candidatos Classificados em Eng. Cívil





ALEXANDRE FURTADO GUIMARAES
ARLINDO RUBENS DE OLIVEIRA FROTA
ARTHUR ELWING TORRES
CAMILA SILVA DE MENEZES
DEBORAH ROCHA GARCIA
FABIO DE SOUZA D ANTONA
FABIO PIRES BENIGNO
GABRIEL DE SOUZA CERVEIRA PEREIRA - 2 lugar geral
GABRIEL VIEIRA DOS SANTOS
GUSTAVO HENRIQUE FONSECA DE OLIVEIRA
GUSTAVO SILVA DE SOUZA
HIAN CLISMAN DE MEDEIROS COSTA
IASMIN ALMEIDA DA SILVA
ICARO DE MENDONCA JUCA
ISMAEL BOTELHO ALECRIM
ITALLO BRANDAO DE FREITAS
JEFFERSON SALES DIEZ
JESSICA CANDEIA DE ANDRADE PINHEIRO
JOSANA CAROLINE LIMA GOMES
KAREN CRISTHIAN DE VASCONCELOS CONDE
LAERCIO MEDEIROS CORREA
LAILA DE RESENDE GARCIA
LUAN CARLOS BITTENCOURT SARAIVA
LUCAS DE MELLO VALENTE
REBECA COSTA AKEL
RENAN MELO BASTOS
VICTOR DE CASTRO SANTOS
VICTOR DIAS DO AREAL SOUTO



Um comentário: