A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FISÍCA EM MANAUS



Refletir cientificamente sobre a Qualidade no Ensino de Física – tema central do XIX SNEF, a ser realizado em Manaus – significa reconhecer o contínuo desafio para não regredir nos avanços já conquistados e continuar constituindo novas perspectivas para sempre superar, com discernimento crítico, os estágios evolutivos contemporâneos – sejam no âmbito da educação, da ciência ou da política – que se apresentam no processo de desenvolvimento desse conhecimento humano em todos os níveis educacionais

Com as experiências vivenciadas no Espírito Santo no desenvolvimento dos aspectos essenciais da Formação Continuada de Professores em Serviço para promover a Educação Científica com Qualidade mediante o paradigma da Sociedade da Aprendizagem, há necessidade de continuar e dar outro salto de qualidade aprofundando e alargando os espectros dessas experiências para consolidar as nossas propostas e transformá-las em projetos que possam gerar programas públicos de Estado.

Também é necessário colocar em pauta o fato de que os problemas da Qualidade no Ensino – sejam técnicos, científicos ou humanísticos – não estão circunscritos ao Ensino de Física, pois englobam todo o conhecimento das áreas de Ciências Exatas e Biológicas. Por essa razão, é premente estabelecer projetos e programas unitários reunindo os atores dessas áreas para nuclear os esforços e recursos financeiros públicos.

Na Região Amazônica, em conseqüência de suas múltiplas e complexas características, principalmente a continentais e a sócio-cultural, o trato desse tema apresenta dimensões especiais e exige, entre outras ações também prioritárias, o estabelecimento de programas de política pública de Estado com metas de curto prazo, com a finalidade de promover a formação de professores de Física e de outras ciências para atender às necessidades do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nos municípios desta região.

Além disso, é preciso qualificar o debate sobre outro importante aspecto sócio-cultural presente em todo o país, porém mais evidente nesta Região: a inclusão, ou não, dos diversos povos indígenas – com seus próprios saberes – na Sociedade da Aprendizagem.

As propostas de diretrizes, projetos e programas, é claro, devem abranger e contextualizar – no tempo, no espaço e na história – os temas centrais dos processos educacionais contemporâneos ou não, enfatizando o Ensino de Física, para compor uma canção unitária contemplando todos os acordes assonantes e dissonantes que caracterizam a sociedade brasileira.

Para essa questão, não é possível esquecer, já há muitas definições e decisões compartilhadas ao longo do caminho de dezoito Simpósios que podem e precisam ser reorganizadas e matizadas com as mais de mil cores que compõem o espectro da cultura brasileira, incluindo as contribuições e necessidades das civilizações indígenas.

Para que todo esse esforço tenha consecutividade devem ser delineadas as estratégias para definir, elaborar e implementar os programas de política pública de Estado com caráter unitário para promover continuamente a Qualidade no Ensino de Física e, de modo geral, a Qualidade na Educação.

Pela primeira vez o SNEF é realizado na Região Amazônica e essa atitude corajosa, por certo, apresentará conseqüências inestimáveis para esta parte maior do Brasil: o comprometimento bem mais consciente de todos os participantes com a superação dos nossos desníveis educacionais que são, infelizmente, traduzidos no analfabetismo científico.

Com a perspectiva de conseguir o melhor possível a cada momento próprio da história – nada de mais ou menos – convidamos todas as pessoas interessadas e empenhadas nesse processo para participar do XIX SNEF, contando sempre com a nossa capacidade de um olhar crítico – fundamentado nas experiências passadas e nos elementos atuais – para vislumbrar, delinear e propor políticas públicas de Estado que consigam garantir os necessários avanços educacionais, quantitativos e qualitativos, no futuro próximo da Sociedade Brasileira do Conhecimento.

Quem conhece, sabe fazer! E que esse conhecimento seja difundido, irradiado por todo o nosso Brasil!

Sejam bem-vindos, artífices da nossa Sociedade do Conhecimento!

O XIX SNEF acontece no Campus da UFAM -Universidade Federal do Amazonas.

Objetivos:
  • Discutir trabalhos de pesquisa recentes, desenvolvidos por pesquisadores da área de Ensino de Física;
  • Identificar e discutir as grandes preocupações e dificuldades do Ensino da Física;
  • Viabilizar um espaço de trocas, discussões e debates entre pesquisadores da área, valorizando a cultura acadêmica e a integração com a comunidade nacional e internacional. 



 Atividades:
  • O XIX SNEF contará com conferências, mesas redondas, sessões paralelas de comunicação oral, sessões de pôster, sessões especiais (propostas pela comunidade, para enfocar temas específicos) e encontros (de caráter geral, organizados de acordo com interesse dos participantes e da área).



Público Alvo:
O evento está sendo dimensionado para atender a cerca de mil participantes.  Deverão participar:
  • Docentes de Física, de Ciências e afins dos níveis Fundamental, Médio e Superior;
  • Estudantes de Licenciatura em Física e Licenciaturas afins;
  • Estudantes de Bacharelado em Física e cursos afins;
  • Estudantes de pós-graduação em Ensino de Física, em Educação e áreas afins;
  • Formadores de professores vinculados a universidades, instituições de ensino superior e institutos de pesquisa;
  • Educadores e pesquisadores em Ensino de Física, Ensino de Ciências e afins;
  • Representantes de órgãos de fomento à pesquisa e normatizadores da educação no país;
  • Dirigentes e membros de equipes de ensino das Secretarias de Educação dos vários Estados e Municípios brasileiros;
  • Demais interessados em educação científica e no tema do Simpósio;
  • Pesquisadores em Ensino de Física;
  • Interdisciplinaridade no ensino de Física.


    Linhas Temáticas do XIX SNEF:
  1. Formação e prática profissional de professores de Física;
  2. Aprendizagem em Física; 
  3. Filosofia, História e Sociologia da Ciência e o Ensino de Física; 
  4. Linguagem e cognição no Ensino de Física; 
  5. Didática, currículo e avaliação no Ensino de Física; 
  6. Divulgação e comunicação de Física em espaços formais e não formais; 
  7. Tecnologia da informação, difusão tecnológica e o Ensino de Física; 
  8. Políticas públicas e o Ensino de Física; 
  9. Questões teórico-metodológicas da pesquisa em Ensino de Física; 
  10. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o Ensino de Física.


      Participação:


A participação no evento se dará somente com apresentação de trabalhos inéditos de pesquisa, individuais ou em colaboração. As sessões de comunicação oral conterão somente trabalhos com resultados consolidados. Serão organizadas sessões diferenciadas para pôsteres de trabalhos com resultados consolidados e para pôsteres de trabalhos em andamento, mas com resultados parciais explicitados. Artigos já publicados em revistas não serão aceitos. Também não serão aceitos relatos de experiências ou de produção de material instrucional desvinculados de pesquisas.



CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Dia: 31/01/2011
Qualidade no Ensino de Física: Perspectivas e Desafios no Século XXI
Apresentador: Ennio Candotti (MUSA).
Auditório Eulálio Chaves – UFAM Setor Sul
Hora: 11h00-12h30

PALESTRAS
Dia: 01/02/2011

P01 - Exames de larga escala: análises quantitativas e qualitativas em uma prova de Física 
Apresentador: Mauricio Urban Kleinke (UNICAMP).
Auditório Rio Jatapu – Faculdade de Educação (FACED)
Hora: 11h00-12h30
P02 - CTS e o ensino de Física 
Apresentador: Décio Auler (UFSM).
Auditório Rio Alalaú - Faculdade de Educação (FACED)
Hora: 11h00-12h30
P03 - O ensino de Física e os processos termodinâmicos na Amazônia 
Apresentador: Walter Esteves de Castro Junior (UFAM).
Auditório Rio Javari - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 11h30-12h30
P04 - O ensino de Física e o processo de industrialização na Amazônia Ocidental 
Apresentador: Waltair Vieira Machado (UFAM).
Auditório Rio Jutaí - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 11h30-12h30

Dia: 02/02/2011
P05 - A pós-graduação em ensino de Ciências no Brasil 
Apresentador: Roberto Nardi (UNESP/Bauru).
Auditório Rio Jatapu – Faculdade de Educação (FACED)
Hora: 11h30-12h30
P06 - Um olhar para o futuro: um novo currículo de Física para as próximas décadas e a formação dos novos professores 
Apresentador: Luiz Carlos de Menezes (USP).
Auditório da Faculdade de Direito (FD)
Hora: 11h30-12h30
P07 - Licenciatura em Física e formação de professores 
Apresentadora: Maria Regina Kawamura (USP).
Auditório Rio Javari - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 11h30-12h30
P08 - O ensino de Física, Amazônia e o paradigma da sustentabilidade: novas abordagens e processos de organização 
Apresentador: Marcílio de Freitas (UFAM).
Auditório Rio Jutaí - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 11h30-12h30

Dia: 03/02/2011
P09 - O Ensino de Física, mudanças climáticas e Amazônia: desafios no século XIX 
Apresentadores: Antônio Ocimar Manzi (INPA/LBA) e José Galúcio Campos (INPA/LBA).
Auditório Rio Jatapu – Faculdade de Educação (FACED)
Hora: 11h30-12h30
P10 - Qualidade do Ensino de Física: abordagens teóricas e metodológicas 
Apresentadora: Glória Regina Pessôa Campelo Queiroz (UERJ).
Auditório Rio Alalaú - Faculdade de Educação (FACED)
Hora: 11h30-12h30
P11 - Educação e formação científica na Amazônia 
Apresentadora: Marilene Correa da Silva Freitas (UFAM).
Auditório Rio Javari - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 11h30-12h30
P12 - O LHC e a participação brasileira na Escola de Física do CERN 
Apresentador: Nilson Marcos Dias Garcia (UFTPR).
Auditório Rio Jutaí - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 11h30-12h30

Dia: 04/02/2011
P13 - Temas instigantes em Física Geral 
Apresentador: Fernando Lang da Silveira (UFRGS).
Auditório Rio Jatapu – Faculdade de Educação (FACED)
Hora: 11h30-12h30
P14 - Rastros de uma cobra sem peçonha: o ensino de Física e a realidade amazônica 
Apresentador: Adelino Antônio da Silva Ribeiro (UFAM).
Auditório Rio Alalaú - Faculdade de Educação (FACED)
Hora: 11h30-12h30
P15 - Astronomia indígena na região Amazônica
Apresentador: Germano Bruno Afonso (MUSA).
Auditório Rio Javari - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 11h30-12h30

MESAS REDONDAS
Dia: 31/01/2011

MR01 - Formação científica de professores indígenas: desafios e perspectivas das licenciaturas interculturais 
Apresentadores: Rosa Helena Dias da Silva (UFAM), Roberto Câmara de Araújo (UFRR) e Marcílio de Freitas (UFAM).
Mediadora: Romy Guimarães Cabral Costa (FAMETRO/AM).
Auditório Rio Javari - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 16h30-18h30
MR02 - O PIBID e as Licenciaturas em Física 
Apresentadores: André Ferrer Martins (UFRN), Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira (IFSP) e Marta Silva dos Santos Gusmão (UFAM).
Mediadora: Marisa de Almeida Cavalcante (PUC/SP).
Auditório da Faculdade de Direito (FD)
Hora: 16h30-18h30
MR03 - O livro didático no Brasil
Apresentadores: Jorge Megid Neto (UNICAMP), Itamar Freitas de Oliveira (UFS) e Tânia Braga Garcia (UFPR).
Mediador: Nilson Marcos Dias Garcia (UFTPR).
Auditório Rio Jutaí - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 16h30-18h30

Dia: 01/02/2011
MR04 - História e filosofia da ciência e o ensino de Física 
Apresentadores: Marco Braga (USP), Irinéa de Lourdes Batista (UEL/PR) e Luiz Peduzzi (UFSC).
Mediadora: Maria Regina Kawamura (USP).
Auditório Rio Javari - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 16h30-18h30
MR05 - Formação de professores na Licenciatura em Física 
Apresentadores: Eduardo Adolfo Terrazzan (UFSM), Maria José Pereira Monteiro de Almeida (UNICAMP) e Maria Lúcia Abib (USP).
Mediador: Décio Auler (UFSM).
Auditório Rio Jutaí - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 16h30-18h30
MR06 - Física moderna e o ensino de Física 
Apresentadores: Marisa de Almeida Cavalcante (PUC/SP), Maurício Pietrocola (USP) e Fernanda Ostermann (UFRGS).
Mediadora: Glória Regina Pessôa Campelo Queiroz (UERJ).
Auditório da Faculdade de Direito (FD)
Hora: 16h30-18h30

Dia: 03/02/2011
MR07 - O ensino de Ciências e a questão ambiental 
Apresentadores: Shirley Takeco Gobara (UFMS), Elizabeth da Conceição Santos (UEA/UFAM) e Valdeci dos Santos (UFBA).
Mediadora: Silvânia Souza do Nascimento (FAE/UFMG).
Auditório Rio Javari - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 16h30-18h30
MR08 - Educação em espaços não formais 
Apresentadores: Ennio Candotti (MUSA), Douglas Falcão Silva (MAST) e Elinei Pinto dos Santos (UFPA).
Mediadora: Deise Miranda Viana (UFRJ).
Auditório da Faculdade de Direito (FD)
Hora: 16h30-18h30

MR09 - Formação de professores de Física através da EaD 
Apresentadores: José André Angotti (UFSC), Ciclâmio Leite Barreto (UFRN) e Zeina Rebouças Corrêa Thomé (UFAM).
Mediador: Luiz Carlos Cerquinho de Brito (UFAM).
Auditório Rio Jutaí - Faculdade de Tecnologia (FT)
Hora: 16h30-18h30
ENCONTROS
Dia 01/02/2011

18h30 as 19h30
EN01 - Astrônomos sem Fronteiras e o programa UNAWE – Ensino e divulgação da Astronomia e da Astronáutica
Marcelo de Oliveira Souza (UENF)
Local: Sala 02 Faculdade de Direito (FD)
EN02 - Encontro de Participantes na Escola de Física do CERN
Nilson Marcos Dias Garcia (UFTPR)
Local: Auditório da Faculdade de Direito (FD)
EN03 - Estágio Supervisionado: Reflexões e Desafios
João Antônio Corrêa Filho (UFSJ)
Local: Sala 01 Faculdade de Direito (FD)
EN04 - Reflexão Sobre “A Arte de Ensinar Física”
Jaqueline Groh (UFSC)
Local: Sala 12 Instituto de Ciências Exatas (ICE)
EXPOSIÇÕES
Dia 31/01/2011

14h00 as 16h00
EX01 - Atividades escolares: articulações docentes entre a pesquisa e a realidade escolar realizadas por meio do PIBID/FSP-SP
Bruna Graziela Garcia Potenza
Local: Sala 07 Instituto de Ciências Exatas (ICE)
EX02 - Construção de Foguete de Garrafa PET
Agnaldo Capeletti Moura
Local: Sala 08 Instituto de Ciências Exatas (ICE)
EX03 - Analogias e Situações Problematizadoras em Aulas de Ciências
Wilmo Ernesto Francisco Junior
Local: Sala 09 Instituto de Ciências Exatas (ICE)
EX04 - Diversidade Astronômica - Astrofotografias
Rodolfo Langhi
Local: Sala 10 Instituto de Ciências Exatas (ICE)
EX05 - A Luz e seus Efeitos Elétricos
Luciano Soares Pedroso
Local: Sala 11 Instituto de Ciências Exatas (ICE) 
MOSTRAS
Dias 31/01 e 04/02/2011

14h00 as 16h00
MS01- Mostra de Ferramentas Computacionais para Física 
Giuller Fernando de Assis
Local: LIFT II Faculdade de Tecnologia (FT)
MS02 - Show de Física 
Giuseppi Gava Camiletti
Local: Sala 216 Faculdade de Tecnologia (FT)
MS03 - Experimentos de Ciências Itinerantes
Maria Del Carmen Hermida Martinez Ruiz
Local: Sala 12 Instituto de Ciências Exatas (ICE)
MS04 - Mostra de fotos da Escola de Física do CERN 2010
Edi Terezinha de Oliveira
Local: Sala 14 Instituto de Ciências Exatas (ICE)
MS05 - Meu Céu de Estrelas 
Daniel de Andrade Moura
Local: Auditório Rio Javari, Faculdade de Tecnologia (FT)
MS06 - Montagem da Exposição "Energia que Integra as Exposições Permanentes do Projeto Ciência Móvel do Museu da Vida" 
Diego Vaz Bevilaqua
Local: Área de Lazer, Faculdade de Direito (FD) - Diários
MS07 - Atividades da Linha do Tempo da Construção do Modelo Atômico para Professores Multiplicadores da Rede Pública - Física Moderna: Partículas Elementares
Guaraciaba de Campos Tetzner
Local: Sala 13 Instituto de Ciências Exatas (ICE)
MS08 - Exposição de experimentos lúdicos e interativos de Física, Matemática e Biologia destinados para professores de Ciências e alunos do Ensino Médio 
Mikiya Muramatsu
Local: Corredor da Área de Lazer, Faculdade de Direito (FD) - Diários
LANÇAMENTO DE LIVROS
Dia: 01/02/2011

Hora: 18h30min às 19h30min
Local: Próximo aos Estandes das Livrarias
Analogias e Situações Problematizadoras em Aulas de Ciências 
Wilmo Ernesto Francisco Junior (UNIR)
Introdução à Mecânica Clássica
Ilya Lvovich Shapiro (UFJF) e Guilherme de Berredo Peixoto (UFJF)










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