A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

domingo, 30 de janeiro de 2011

A semana na Ciência

A semana 1 - Um dinossauro na contramão

Fóssil chinês mostra que a transformação dos répteis em aves teve o dedo do acaso e foi mais complexa do que se imaginava

André Julião
chamada.jpg
BIZARRO
Espécie (à esq.) encontrada por pesquisadores (abaixo) 
tinha um dedo em cada pata
img1.jpg
Um dinossauro do tamanho e peso de um papagaio deixou os paleontólogos intrigados na semana passada. Desenterrados na China, perto da fronteira com a Mongólia, os ossos fossilizados revelaram que o animal de mais de 75 milhões de anos, um parente próximo do tiranossauro e do velociraptor, tinha apenas um dedo em cada pata dianteira. Esse grupo, dos terópodes, é conhecido por ter dado origem às aves modernas. Daí o estranhamento com a nova espécie, batizada de Linhenykus monodactylus. 


“O número de dedos desse grupo diminuiu durante sua história evolucionária”, disse à ISTOÉ Jonah Choiniere, do Museu de História Natural de Nova York, responsável pelo achado. “Os mais primitivos tinham cinco e o número foi sendo gradualmente reduzido para três na maioria deles, inclusive nas aves.” Desses três dedos, geralmente um era maior que os outros dois. Especialistas acreditavam que esses animais usavam o grande para cavar e, por isso, ele foi ficando mais forte ao longo do tempo. Os outros, por falta de uso, ficaram menores e eventualmente sumiram. 



O dedo que restou ao Linhenykus, porém, não é esse mais vigoroso. É mais uma questão sobre a qual os paleontólogos terão de se debruçar. “Pesquisas recentes, porém, já haviam mostrado que parentes desse espécime são menos próximos das aves do que outros, como o velociraptor”, diz Choiniere, que publicou a descoberta na revista especializada “PNAS”. 



O chefe do estudo, Xung Xi, da Academia Chinesa de Ciências, diz que o animal provavelmente se alimentava de formigas e cupins. Sua grande velocidade era o artifício que tinha para se livrar de predadores. Para o paleontólogo Alexander Kellner, do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a descoberta é mais uma demonstração de que a evolução não segue uma rota determinada. “O que se esperava é que uma forma intermediária como essa tivesse três dedos, nunca um único”, diz. “A questão é bem mais complexa do que se supunha.” Choiniere concorda. “É um dinossauro extremamente estranho, ele não necessariamente nos ajuda a entender a relação entre esses animais e as aves.” Tudo leva a crer que assim é a evolução: quando parece que o elo perdido foi encontrado, um toque do acaso muda toda a história.

img.jpg

TIRINHA DO DIA

CURIOSIDADE DO DIA

Por que as pessoas encolhem com a idade?




As pessoas realmente encolhem com a idade? Se sim, o que pode ser feito a respeito? Sim, as pessoas encolhem com a idade, afirma o dr. Roger Haertl, chefe de cirurgia espinhal do Hospital New York-Presbiteryan/Centro Médico Weill Cornell, mas na verdade elas perdem e recuperam até 2 cm diariamente. A degeneração da idade interfere no processo normal de recuperar altura, e aos 60 a perda de 5 cm não é incomum.
Existem 23 discos intervertebrais gelatinosos que agem como absorvedores de choque entre as vértebras da coluna, explica Haertl. Os discos, formados por até 88% de água, são comprimidos durante o dia enquanto postura, movimento e vibração espremem para fora o fluido. Mais tarde à noite, quando o corpo está na horizontal e em repouso, os discos reabsorvem o fluido como esponjas.
À medida que envelhecemos, processos degenerativos interferem na reabsorção, afirma Haertl. O suprimento e a circulação do sangue diminuem, enrijecendo o disco. Os ossos das vértebras podem sofrer um colapso, causando uma dor considerável. Num último estágio, os nervos e a medula espinhal podem ser comprimidos, levando à paralisia.
O laboratório de Haertl trabalha no implante de discos artificiais desenvolvidos biologicamente para remediar a perda de altura. Mas por enquanto, afirma, o melhor remédio é a prevenção. Qualquer coisa que interfira na microcirculação dos discos, como fumo, obesidade e diabetes, deve ser evitada, e exercícios aeróbicos e uma dieta balanceada devem ser privilegiados.

TRAILER DO DIA

CARICATURA DO DIA

HUMOR DO DIA - Deu a louca na Magali
CONFRARIA DO CID ( com c mesmo )

Fica em aberto o convite para participar da confraria do cid, nossos encontros ocorrem todo mês para degustação de vinhos e jogar conversa fora. Os interessados em participar favor entrar em contato para análise de adesão.

Consumo do mês de Jan / 2001 - Próximo encontro em 05 / 02 / 2011

CONCHA E TORO - CHILE
RAMOS PINTO - PORTUGAL
ALABASTRO - PORTUGAL
LAMBRUSCO FRISANTE - ITÁLIA
GRAN TARAPACÁ - CHILE
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário