A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O paradoxo dos Gêmeos

No ano passado nenhum aluno meu tirou 10,0 na prova final da 4 etapa, para minha tristeza. No ano de 2009 um aluno fez tal proeza e disse que iria fazer mais no 3 ano. 


Para minha surpresa fez, poderia passar no PSC para o curso de medicina, engenharia ou direito mais escolheu bacharelado em Física.
Parabéns, FELIPE CHADS AZEREDO, o físico, assim chamado por seus colegas, seja melhor que seu professor e esta postagem vai para você e seu caminhar que se inicia. Sucesso, quero ouvir falar do mestrado, doutorado e pós - Doc. em um futuro próximo.   
Dois gêmeos fazem a seguinte experiência: um deles parte da Terra numa astronave, com destino a uma estrela distante, enquanto o outro permanece na Terra. Ao retornar, o viajante encontra-se com o gêmeo que permaneceu na Terra e observa que este está alguns anos mais velho do que ele. Como se explica isso no contexto da TRR?

Solução:

Considere o planeta Terra e a estrela , situada a distância L=4 anos-luz do Sistema Solar. O gêmeo A fica na Terra e B parte para  à velocidade u=0,8c. Vamos desprezar o movimento da Terra em torno do Sol e considerar a Terra e  fixas no referencial R; A está fixo nesse referencial. O referencial R' é o referencial da nave. Do ponto de vista do gêmeo A, seu irmão viaja por um tempo L/u=5 anos


até a estrela e um tempo igual na volta; portanto A envelheceu 10 anos entre a partida e o retorno de B. Para B, o tempo de viagem é o tempo que ele observa em seu relógio e, portanto, é o tempo próprio


e tempo igual para a volta; ele envelheceu, portanto, 6 anos. No fim da experiência B está 4 anos mais novo do que A .

O aparente paradoxo está no fato de poder o gêmeo B alegar que o reverencial R' da nave ficou parado enquanto o referencial R foi e voltou, porque na TRR só importam movimentos relativos. Nesse caso, A é quem estaria 4 anos mais novo do que B e teríamos um paradoxo na teoria. Observe, no entanto, que não há simetria entre os dois casos. O astronauta B “sente” a aceleração da nave ao partir e quando atinge a estrela e inverte o sentido do movimento, sabe, então que foi ele quem fez a viagem e estará mais velho. Não há, portanto, paradoxo!

Veja + :     1-  o que e teoria da relatividade especial

                 2 - Testando a teoria da relatividade  
                  
                 3 - Albert Einstein e a teoria da relatividade      


CURIOSIDADE DO DIA


Por que os ratos são usados em experiências científicas?


Dentre as razões para que os ratos sejam escolhidos para utilização em pesquisas, está seu tamanho. Por serem pequenos, podem ser mantidos em lugares menores, ocupando pouco espaço, além de se adaptarem rapidamente a novos ambientes. Eles também se reproduzem rápido e têm vida estimada de no máximo 3 anos, o que permite que várias gerações de ratos sejam observadas em curtos períodos de tempo.
Ratos também são de custo relativamente baixo, o que permite a compra de grandes quantidades para com criadores de animais especificamente criados para participarem de pesquisas. Por serem calmos, até dóceis, também é possível manuseá-los de forma tranquila.
Segundo informações do site Life Little Mysteries e do Instituto de Pesquisas do Genoma Humano, os ratos são praticamente idênticos geneticamente, o que ajuda na uniformização dos resultados dos testes. Geneticamente e biologicamente, além das características comportamentais, os ratos são parecidos com os humanos, e muitos sintomas humanos podem ser aplicados nos pequenos roedores.
A anatomia, fisiologia e a genética já são bem conhecidas pelos cientistas, o que torna mais fácil entender quis mudanças no comportamento dos ratos são causadas pela alteração da genética dos ratos para que eles carreguem genes similares aos de doenças que infectam os humanos.
Alguns exemplos de doenças nas quais os ratos são bons modelos em testes são a hipertensão, diabetes, problemas respiratórios, apoplexia, obesidade, catarata, mal de Parkinson, Alzheimer, câncer, fibroses, HIV, surdez, doenças do coração, distrofia muscular e problemas na medula espinhal. Também são constantemente usados em testes comportamentais, sensoriais, de idade e nutrição.



TIRINHA DO DIA 






Um comentário:

  1. Paradoxo das Gemeas
    Por : Jocax

    - Numa base espacial duas gemeas saem numa nave uma para esquerda e outra para a direita.
    (Com a mesma velocidade absoluta v )

    - Na saida , ambas inicialmente paradas, a nave de ambas aceleram por 1 segundo,
    e a partir dai, prosseguem em velocidade constante.

    - Cada gemea ve sua irma envelhecer mais lentamente, pois ambas
    estao em MRU ( movimento retilínio uniforme ) e portanto, durante o MRU, suas naves podem ser consideradas Referenciais Inerciais.

    - Depois de viajarem por um longo tempo T ( medido da base ) elas sofrem uma nova aceleracao, POR 1 SEGUNDO ( medido da base)
    em sentido contrario para voltarem para a base.

    - levam novamente outro tempo T para percorrer a distancia de volta , e ambas continuam vendo suas irmas envelhecerem mais lentamente.

    - Finalmente depois do tempo T elas sofrem uma desaceleracao por 1 segundo e param na Base.

    - O tempo total de aceleracao foi de 3 segundos (medidos da base )
    mas as gemeas ficaram com seus relogios sendo atrasados uma em relacao aa outra por um periodo T (que pode ser de milhares de anos).

    - Quando elas se encontram cada uma deveria descontar o tempo de aceleracao mas o atraso T eh muito maior que o tempo de aceleracao
    POIS PODE SER VARIAVEL e o tempo de aceleracao eh constante !

    - Portanto temos um paradoxo: As gemeas deveriam ver seus relogios marcando tempos diferentes ! Mas a situacao eh simetrica !

    - Temos um paradoxo !

    ResponderExcluir