A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL.
Albert Einstein

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ariadna e Caramelo


O que uma história de amor incondicional pode nos ensinar

A princesa Ariadna era filha de Minos, rei de Creta, e de Pasífae. Seu meio-irmão, o Minotauro, foi uma das primeiras criaturas híbridas da mitologia. Meio-touro, meio-homem, nasceu da atração proibida entre a rainha e um animal. Revoltada com o que julgava ser aberrante, Ariadna forneceu ao herói grego Teseu a espada para que matasse o monstro e também o novelo de lã para que ele encontrasse a saída do labirinto.


Thiago Arantes nasceu na periferia do Rio de Janeiro. Quando criança, tinha discos da Xuxa e gostava de imitá-la. Desde cedo, começou a apanhar do irmão Vitor, que batia estimulado pelo pai. Thiago tinha que “virar homem”. Depois de tantas surras, ele viajou para a Tailândia, fez uma cirurgia de mudança de sexo e se transformou numa criatura híbrida. Por alguma razão, buscou uma nova identidade na mitologia grega e talvez tenha encontrado a saída para o seu labirinto interior.

Dias atrás, a jovem Ariadna, primeira transexual a fazer parte de uma edição do Big Brother Brasil, foi excluída, por ampla maioria, no paredão inicial do programa. Qual terá sido a intenção do BBB ao levar Ariadna às telas? Testar os limites de tolerância da sociedade brasileira – a que mais produz, consome e exporta travestis – ou apenas buscar audiência, ampliando o que alguns consideram um circo de horrores na televisão? Não se sabe, mas o fato é que Ariadna foi abandonada pelo público, assim como a princesa grega, rejeitada por Teseu.

Na mesma semana, falou-se muito sobre outra história comovente: a do cachorro vira-lata Caramelo, que velou o corpo de Cristina Santana, sua antiga dona, morta na tragédia das chuvas. Caramelo foi adotado por outra dona, mas teria fugido e voltado ao local onde Cristina está enterrada. Um drama semelhante ao do cãozinho Hachiko, que passou anos à espera de um dono já falecido e cuja história foi levada ao cinema no filme “Sempre ao seu Lado”, interpretado por Richard Gere.

O que as histórias de Ariadna e Caramelo têm em comum? Quase nada, a não ser o fato de que ela foi sempre rejeitada (exceto entre quatro paredes), enquanto um cão nunca abandona seus donos. No fim da semana, dizia-se que a história de Caramelo era falsa. Tão falsa quanto o mito do Minotauro ou o sexo de Ariadna. Que seja então uma fábula, cuja moral é muito simples: cachorros vira-latas talvez sejam superiores aos seres humanos .                        


                                                                                                  Leonardo Attuch


TIRINHA DO DIA




CURIOSIDADE DO DIA 
O que significa a frase "ao vencedor, as batatas"?



Se você vencesse uma batalha, gostaria de receber homenagens e medalhas ou conseguiria contentar-se com batatas como prêmio pelo triunfo? Pois é exatamente isto o que sugere Machado de Assis no romance Quincas Borba: "Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas".

O livro narra a trajetória de Rubião, professor que se torna rico de uma hora para outra ao receber uma herança deixada pelo filósofo Quincas Borba, criador de uma filosofia chamada Humanitismo.

Após receber a herança, Rubião deslumbra-se com a nova vida e acaba traído por um casal de amigos, que rouba sua fortuna. No final da vida, pobre e doente, ele relembra um ensinamento de Quincas Borba, que sintetiza o Humanitismo.
Para explicar sua teoria, o filósofo evoca uma história sobre duas tribos famintas diante de um campo de batatas, suficientes apenas para alimentar um dos grupos. Com as energias repostas, os vencedores podem transpor as montanhas e chegar a um campo onde há uma grande quantidade de batatas. Então, Quincas Borba finaliza: "Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas".
Quincas Borba faz, ainda, um comentário: "A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação". Para a professora de Literatura Brasileira Ana Maria Lisboa Mello, "a vitória de uma das tribos provoca hinos, alegrias e outros efeitos das ações bélicas e aponta para a conquista de outro território. Essas demonstrações revelam que o homem comemora aquilo que lhe é vantajoso ou aprazível, ainda que isso implique a ruína de outros".
De forma bastante resumida, a frase significa que os vencedores podem desfrutar das batatas nos campos de guerra, simplificando ao máximo o Humanitismo e seu preceito básico de que, na luta pela sobrevivência, quem vence é o mais forte.
Conforme a professora Ana Maria Lisboa Mello, "a teoria do Humanitismo é pessimista e aponta para o absurdo da existência, opondo-se à filosofia do Humanismo, que valoriza o homem, colocando-o no centro de tudo".
Com Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1899), o romance Quincas Borba, publicado em 1891, é considerado uma das obras-primas de Machado de Assis (1838-1908).
A filosofia do Humanitismo, desenvolvida de maneira mais detalhada em Quincas Borba, havia sido introduzida por esse mesmo personagem em Memórias Póstumas de Brás Cubas.
TRAILER DO DIA





CARICATURA DO DIA



Um comentário: